ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Sergio Leite assume presidência do Conselho de Administração da ABM

Colegiado, composto por 25 membros, também conta com Marcos Eduardo Faraco Wahraftig, vice-presidente da Gerdau Aços Brasil, Argentina e Uruguai, ocupando a vice-presidência.

Sergio Leite de Andrade, CEO da Usiminas, e Marcos Eduardo Faraco Wahraftig, vice-presidente da Gerdau Aços Brasil, Argentina e Uruguai, tomaram posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho de Administração da ABM, na quarta-feira (28/04), em solenidade 100% online. Os executivos serão responsáveis por liderar o colegiado no biênio 2021-2023.

Antes de “passar o bastão” para Sergio Leite, o então presidente do Conselho no biênio 2019-2021, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, abriu a cerimônia destacando as principais realizações de sua gestão. O CEO da ArcelorMittal/Nippon Steel Calvert iniciou agradecendo aos membros do colegiado e aos colaboradores da ABM pelo profissionalismo e empenho demonstrados ao longo do seu mandato. 

Na sequência, o executivo relembrou o compromisso assumido por ele na cerimônia de posse em 2019.

“Há dois anos, propusemos colocar a transformação digital na agenda da ABM. Então, veio a covid-19 de forma abrupta e isso certamente fez com que uma série de ações nessa direção tivessem que ser aceleradas. E a forma que a Diretoria e o Conselho assumiram esse compromisso foi importante, pois a ABM conseguiu superar as dificuldades impostas por esse difícil ciclo e se reinventou”, disse Jorge.

Jorge destacou a atualização do estatuto da Entidade para se adaptar ao novo contexto, a ampliação de oferta de cursos online e a realização de webinars. Também citou entre as importantes realizações dos últimos dois anos a criação da Casa de Metal, um espaço cultural que ocupará parte da sede da ABM em breve, e a consolidação da revista JMRT como a publicação científica de maior Fator de Impacto do Brasil

No encerramento do seu pronunciamento, agradeceu às empresas mantenedoras da Entidade e aos associados pela confiança e desejou sucesso aos novos membros do Conselho.

Primeiro pronunciamento

Após a fala de Jorge Luiz, Sergio Leite fez seu primeiro pronunciamento como presidente do Conselho de Administração da ABM. O CEO da Usiminas iniciou relembrando sua longa relação com a Associação. 

“Falar de ABM é falar de algo que toca o coração de cada um de nós. A ABM está na minha vida muito antes de eu nascer, pois meu pai quando ainda era estudante de engenharia lá em Belo Horizonte já era associado. Então, eu ouvia falar muito de ABM em casa quando era criança. Quando entrei para o terceiro ano de engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, me tornei um associado. A minha atuação na Associação vai além da minha atuação profissional de 44 anos. Sou membro da ABM há 47, o que é um motivo de orgulho para mim”.

Leite ainda ressaltou a importância da Entidade para a difusão de conhecimento técnico-cientifico nos setores minerometalúrgico e de materiais, destacando as importantes contribuições que a ABM sempre deu ao país. 

“O nosso grande compromisso hoje com os associados, Diretoria e colaboradores é dar prosseguimento a esse trabalho que tem sido desenvolvido ao longo de 76 anos. Temos que trabalhar cada vez mais para fortalecer esse legado que foi construído por meio do trabalho de gerações”, afirmou.

Na parte final do seu discurso, destacou a importância de uma integração cada vez maior entre academia e indústria, elogiou o trabalho de Jorge Luiz à frente da Entidade nos últimos anos e enfatizou a alegria em assumir a presidência do Conselho. “É uma honra e um orgulho muito grande fazer parte da galeria de presidentes desta instituição”, finalizou.

Perfil do presidente 

Sergio Leite de Andrade está à frente da Usiminas desde 2016 e tem mais de 40 anos de carreira na companhia. Ele é graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especializações como Engenheiro e Auditor da Qualidade pela American Society for Quality (ASQ) e pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ). É membro do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil desde 2008, tendo ocupado sucessivamente a vice-presidência do Conselho (2016 a 2018) e a Presidência (2018 a 2020).

Na gestão 2019-2021, foi vice-presidente do Conselho de Administração da ABM, da qual também foi diretor por dois mandatos (1993/1995 e 1998/1999). O engenheiro metalurgista é membro da associação desde a década de 70.

Vice-presidente 

Marcos Eduardo Faraco Wahraftig é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA pela Manchester Business School, em Manchester (Inglaterra) e especialização em Finanças Empresariais pela ISAE/FGV.

Faraco tem 25 anos de experiência profissional, sendo que 17 anos deles foram dedicados à Gerdau. Nos últimos anos exerceu as funções de diretor comercial da Gerdau Aços Especiais Brasil (GSB), diretor Comercial Corporativo e diretor Comercial da Gerdau Aços Brasil. Atualmente, é vice-presidente  das operações do Brasil, Argentina e Uruguai e é presidente do Conselho do Instituto Aço Brasil. O engenheiro também é conselheiro da Fiesp, da Abramat e Fiemg.

Conselho de Administração 

Além do presidente e do vice-presidente, o Conselho é composto por mais de 23 membros. São 11 representantes das empresas mantenedoras, oito representantes dos associados pessoas físicas, atuantes em instituições de ensino, pesquisa e ciência e tecnologia e quatro representantes de associados pessoa física. O colegiado tem entre suas atribuições cumprir e fazer cumprir o Estatuto Social, analisar e aprovar o relatório financeiro, assim como o orçamento anual, e deliberar sobre a propostas apresentadas por membros ou pela Diretoria Executiva.  

Veja abaixo a formação completa do novo Conselho de Administração:

Presidente: Sergio Leite de Andrade                   
Vice-presidente: Marcos Eduardo Faraco Wahrhaftig

Representantes das Empresas Mantenedoras:
Américo Ferreira Neto – USIMINAS 
Augusto Cesar Ferreira Lara – VILLARES METALS 
Celso Freitas – RHI MAGNESITA 
Erick Torres Bispo dos Santos – ARCELORMITTAL AÇOS PLANOS AMÉRICA DO SUL 
Frederico Ayres Lima – APERAM 
Lucas Vieira Penna – ARCELORMITTAL AÇOS LONGOS AMÉRICA DO SUL E CENTRAL
Mauricio Metz – GERDAU 
Paulo de Tarso Rossi Haddad – CBMM 
Paulo Roberto Bandeira – VALE 
Rodrigo Alvarenga Vilela – SAMARCO 
Titus Friedrich Schaar – TERNIUM 

Representantes dos Associados Pessoas Físicas, atuantes em instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia:
Antônio Cezar Faria Vilela – UFRGS 
Fernando Cosme Rizzo Assunção – PUC-Rio 
Fernando José Gomes Landgraf – USP 
Ieda Maria Vieira Caminha – INT 
José Carlos D’Abreu – PUC-Rio 
Mauricio Covcevich Bagatini – UFMG 
Paulo Santos Assis – UFOP 
Ricardo Henriques Leal – UFF 
          
Representantes de Associados Pessoas Físicas:
Ayrton Filleti 
Carlos Sadao Shiratsu 
José Herbert Dolabela da Silveira 
Vânia Lúcia de Lima Andrade 

 

Leia também:

Prazo de submissão de trabalhos para ABM WEEK encerra em maio

ABM abre inscrições para cursos online de maio 
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.