Alterar idioma  
ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

QUEM SOMOS

A ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração é uma associação civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é congregar pessoas físicas e jurídicas visando ações coletivas que promovam o desenvolvimento das pessoas, a evolução técnico-científica e a inovação em processos, produtos e gestão nas suas áreas de atuação.

Desde que foi fundada, em 1944, desenvolve inúmeras ações para assegurar e fortalecer a competitividade das empresas, fomentando a difusão do conhecimento técnico-científico.

Visando, principalmente, a qualificação dos recursos humanos como fator preponderante para que as organizações possam implementar inovações, a ABM disponibiliza um amplo acervo documental e editorial, um calendário anual de eventos (congressos, seminários, simpósios e workshops), premiações e cursos de capacitação.

Essas atividades geram centenas de contribuições técnicas, além de promover o intercâmbio de informações e o inter-relacionamento dos profissionais da indústria, professores, pesquisadores e estudantes.

Seu corpo associativo é composto por empresas, instituições, universidade e pessoas físicas ligadas aos setores de metalurgia, materiais e mineração.

Missão

Desenvolver ações coletivas que promovam o desenvolvimento das pessoas, a evolução técnico-científica e a inovação em processos, produtos e gestão, nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, dando suporte à indústria e à academia.

Visão

Ser a principal instituição promotora do desenvolvimento das pessoas, da evolução técnico-científica e a inovação em processos, produtos e gestão, nas áreas de metalurgia, materiais e mineração da América Latina.

NOSSA HISTÓRIA

A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM foi fundada em 10 de outubro de 1944, sob a denominação de Associação Brasileira de Metais. Acompanhando o início do processo brasileiro de industrialização, surgiu com a missão de promover o intercâmbio tecnológico e impulsionar o desenvolvimento dos setores de atuação.

Ao longo dessas sete décadas, manteve o caráter técnico que impulsionou sua criação, modernizando-se e transformando a experiência do passado em travessia para a economia da informação. Sua evolução aconteceu pari passu com o acervo de conhecimento agregado à evolução do setor.

  • Conheça os detalhes dessa história no Almanaque