ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

JMR&T eleva índice e mais uma vez é a publicação com o maior Fator de Impacto do Brasil

No ranking do Journal Citation Reports (JCR), a revista está no top 10 na área de Metalurgia. Associados ABM podem publicar artigos gratuitamente.

O Journal of Materials Research and Technology (JMR&T), periódico da ABM publicado pela Editora Elsevier, alcança mais uma vez o primeiro lugar entre as publicações científicas brasileiras. Com um crescimento de 58,97%, elevou seu Fator de Impacto (FI) de 3,327 para 5,289.

O índice atesta o prestígio e a qualidade das revistas indexadas na base de dados da Clarivate Analytics (que incorporou o Institute for Scientific Information – ISI, após um acordo comercial da Thomson Reuters). Calculado anualmente desde a década de 1960, o FI é medido com base no número médio de citações dos artigos que foram publicados no periódico durante o biênio anterior. Trata-se do indicador bibliométrico mais usado pela comunidade acadêmica para a avaliação da relevância das publicações científicas. 

Para o editor-chefe da revista, Marc André Meyers, professor-doutor da Universidade da California (EUA), o crescimento da publicação se deve, principalmente, ao trabalho árduo dos editores e ao rigor na seleção dos artigos.

“Realmente estamos muito contentes por esta classificação que nos coloca entre as melhores revistas de materiais do mundo. Este sucesso é o resultado de um trabalho conjunto de nossa equipe de editores, da ABM e da Elsevier”, conta Meyers.

Sergio Neves Monteiro, professor do IME (Instituto Militar de Engenharia) e ex-presidente do Conselho da ABM, é um dos editores do JMR&T. Assim como Meyers, se diz orgulhoso e entusiasmado com o resultado. “Eu acredito que a revista vai continuar crescendo nos próximos anos e levando, cada vez mais, a marca da ABM para o mundo. É gratificante ver que estamos conseguindo projetar nosso País na área da ciência", resume.

Além do alto FI, a revista também está bem posicionada no Journal Citation Reports (JCR), publicação da editora Thomson Reuters que fornece classificações anuais de periódicos científicos. No ranking do JCR, o JMR&T está no top 10 na área de metalurgia, dentre 76 publicações avaliadas em 2019. 

Na avalição nacional está com ótima classificação no Qualis (A1 em Engenharias II, A2 em Materiais e B2 em Engenharias I), sistema mantido pela Capes que faz a classificação anual da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos. 

 

Associados ABM podem publicar gratuitamente no JMR&T

Essa importante “vitrine”, que atrai autores do mundo todo, oferece espaço gratuito para os primeiros 35 trabalhos aprovados nas edições normais, a cada ano, cujo "representative author" seja associado ABM. Além disso, todos os anos, a publicação tem uma edição especial destinada a autores que tenham apresentado trabalhos na ABM WEEK. Nestas edições os associados têm 50% de desconto.

 

Sobre o JMR&T

Lançado pela ABM em 2011, o JMR&T contribui com o intercâmbio de conhecimento técnico-científico nos segmentos minerometalúrgico e de materiais. Totalmente em inglês e online, tem periodicidade trimestral e disponibiliza acesso livre ao seu acervo.

Com mais de 1.000 artigos publicados, o JMR&T tem alcance internacional e autores oriundos de mais de 35 países dos cinco continentes. Também está indexado no Emerging Citation Index da Clarivate Analytics (Thomson Reuters), na Scopus (maior base de resumos e citações de literatura técnica e científica revisada por pares do mundo) e foi incorporado à Coleção Global Elsevier (acervo eletrônico com mais de 7 mil periódicos) e ao Science Direct (base internacional da Elsevier que reúne mais de 11 milhões de artigos).

Além dos brasileiros Marc Meyers e Sergio Neves, o renomado time de editores conta com representantes de universidades brasileiras (UFMG, UFRGS, UFF, IME, USP, UFRJ) e de países como Reino Unido, Estados Unidos, Rússia, China e Taiwan.

Para ver a coleção completa e saber como submeter o seu artigo para publicação, acesse a página da revista. Lembrando: associados ABM podem submeter artigos sem nenhum custo!
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.