ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Submissão de trabalhos para 6ª edição da ABM WEEK é prorrogada até fevereiro

Comissão Organizadora Master do evento decidiu prorrogar prazo para envio de trabalhos até 12 de fevereiro de 2021.

Os integrantes da Comissão Organizadora Master da 6ª edição da ABM WEEK decidiram aumentar o prazo para submissão de trabalhos da semana técnico-científica. Dessa forma, os autores poderão enviar suas contribuições até o dia 12 de fevereiro de 2021. 

A Comissão avaliou que, por conta da pandemia de coronavírus, os estudos de vários pesquisadores foram prejudicados este ano, já que universidades e empresas enfrentaram diversas dificuldades, como o fechamento de laboratórios e suspensões temporárias de atividades. 

“Estamos adiando os prazos para que os profissionais e pesquisadores possam se adequar a esta situação excepcional causada pela pandemia”, explica Valdomiro Roman da Silva, diretor de Desenvolvimento de Competências da ABM.

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados presencialmente entre os dias 8 e 10 de junho de 2021, durante as sessões técnicas da 6ª edição da ABM WEEK, em São Paulo. 

“Vamos seguir todos os protocolos e recomendações determinados pelas autoridades competentes que estiverem vigentes no período de realização do evento”, afirma Valdomiro.

Apresentação de trabalhos

Para o coordenador técnico da ABM WEEK e professor da Escola de Engenharia da UFRGS, Antônio Cezar Faria Vilela, o evento é uma importante oportunidade para impulsionar a carreira acadêmica e profissional dos autores dos trabalhos. 

“Na ABM WEEK, o pesquisador apresenta o trabalho e ali mesmo já escuta a opinião de pessoas qualificadas e interessadas naquele assunto. Há a possibilidade de identificar parceiros da indústria ou da academia para dar continuidade ao estudo que está se desenvolvendo. Além de ser uma ótima oportunidade para aumentar a rede de relacionamentos“, diz Vilela.

O professor ainda destaca que os trabalhos apresentados na ABM WEEK colaboram para o intercâmbio de informações entre indústria e universidade.

“Comenta-se com frequência aqui no Brasil, ao contrário de outros países, que há pouco intercâmbio entre os que fazem pesquisa na academia e o setor industrial. Um evento como a ABM WEEK busca justamente fomentar essa aproximação. E a fonte desta aproximação são os trabalhos apresentados”, explica Vilela.

Mais espaço para estudantes

Entre as novidades da 6ª edição da semana técnico-científica está a ampliação da participação de estudantes de graduação nas sessões técnicas dos seminários. A partir de agora, eles podem inscrever seus artigos em qualquer um dos eventos que compõem a ABM WEEK, e não mais somente no Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, que completa 20 anos de realização.

“Os estudantes entram na graduação sedentos por aprenderem novos conteúdos de conhecimento de forma teórica e aplicada. Na aplicação, normalmente praticada nos laboratórios, surgem trabalhos muito interessantes. A maioria com conteúdo multidisciplinar. Então, por que não divulgá-los?  A ABM WEEK oferece um leque de oportunidades multidisciplinares. No Brasil, não há oportunidade igual”, argumenta Vilela.

Para enviar seu trabalho acesse a página do evento. A 6ª edição da ABM WEEK será realizada de 8 a 10 de junho de 2021, em São Paulo, no Pro Magno Centro de Eventos com o patrocínio das empresas: Açokorte, Amepa, Aperam, Atomat, BRC, CBMM, Danieli, Dassault Systemes, DME Engenharia, ESW, Fosbel, Gerdau, Hatch Cisdi, Ibar, Imerys, IMS Gmbh, Nalco, Kuttner, Polytec, Primetals, Reframax, RHI Magnesita, Saint Gobain, Spraying Systems, Suncoke, Tecnosulfur, Usiminas e Vale. Apoio especial: CNPQ. Apoio institucional: Ibram e CBCA.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.