ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Pré-evento da ABM WEEK terá cursos presenciais e workshop sobre economia circular

Atividades estão programadas para o dia 6 de junho, um dia ante do início da semana técnico-científica. Cursos serão realizados na sede da ABM e workshop no IPT.

A 6ª edição ABM WEEK ocorrerá entre 7 e 9 de junho, mas há uma série de atividades para os participantes que desejarem estender a programação da Semana para os dias 6 (segunda-feira) e 10 de junho (sexta-feira).Três cursos e um workshop compõem o Pré-Evento desta edição, abrangendo tópicos de tecnologia, inovação e meio ambiente na siderurgia e mineração.

No curso O Papel do Cálcio no Refino Secundário dos Aços, os docentes abordarão aspectos teóricos e práticos do tratamento com ligas à base de cálcio na produção de aços comerciais, metodologia que aumenta a qualidade do produto final, mas ainda é considerada complexa. 

O módulo, que será realizado das 8h às 17h na sede da ABM, será ministrado por Breno Totti Maia, da Lumar Metals, Edgar Castro, da Affival, Wagner Viana Bielefeldt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pelos consultores José Flávio Viana, José Roberto Bolota e Bruno Rodrigues Henriques. 

O programa inclui quatro segmentos. A primeira parte trata de refino secundário, a parte 2 de tratamento por cálcio, a parte 3 aborda a etapa pós-tratamento por cálcio e a parte 4 apresenta casos da literatura para discussão com os participantes.

Outro curso planejado pela organização da ABM WEEK é o Python aplicado à Indústria 4.0, também realizado das 8h às 17h na sede da ABM. O encontro propõe o uso dessa linguagem de programação para resolver problemas relacionados às tecnologias emergentes no mundo produtivo. 

Os docentes Matheus de Oliveira Mendonça e Pedro Henrique Feres Campos apresentarão em detalhes a linguagem Python e suas possíveis aplicações – para depois sugerirem sua aplicação a um problema real da siderurgia. Os participantes devem ter conhecimento básico da lógica de programação e uma conta Google.

O curso Implementation of intensive cooling in rolling mills (implementação de resfriamento intensivo em laminadores) tem como objetivo informar sobre a aplicação de tecnologias de resfriamento altamente turbulento à siderurgia. O programa começará com uma introdução sobre resfriamento intensivo e abordará sua aplicação a laminação quente e fria. 

Ministrada por Hugo Uijtdebroeks, Activity Manager do CRM Group, a atividade será inteiramente em inglês, sem tradução simultânea, e ocorrerá entre 8h30 e 16h na sede da ABM.

Workshop no IPT

Outra opção na agenda do Pré-Evento é o workshop Economia circular na mineração – Soluções baseadas em modelos de negócio. Realizado no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) entre 8h30 e 17h30, tem como objetivo discutir como a indústria mineral pode minimizar seus impactos ambientais e mitigar o problema dos rejeitos de mineração por meio da economia circular.

O programa prevê três painéis sobre os principais gargalos, as necessidades e oportunidades e as alternativas de uso dos rejeitos de grande volume.

O primeiro painel será sobre o contexto da economia circular, incluindo um debate sobre inovação nas empresas e modelos de negócios. Participarão dele Sandra Lúcia de Moraes, do IPT, Beatriz Luz, da Exchange 4Change Brasil, Jefferson de Oliveira Gomes, da CNI/ANPEI, e André Vilhena, da Vale.

O segundo encontro, sobre novos negócios a partir de rejeitos, trará cases apresentados por Caio Moreira Van Deursen e Rodrigo Alberto Moreira Gomes, da Nexa Resources, Mariana G. M. de Freitas, da Mosaic Fertilizantes, e Roberto Galery, responsável pelas Iniciativas do Laboratório de Geotecnologias e Geomateriais da Universidade Federal de Minas Gerais.

A última etapa do workshop tratará das aplicações de rejeitos na agricultura, abrangendo biossólidos, remineralizadores e tecnossolos. Participarão Eder Martins, da Embrapa, e Fabio Perlatti, da Agência Nacional de Mineração. O evento será gratuito.

Visita técnica do 4th EMECR

Para o dia 10, já concluída a Semana, a proposta é fazer uma visita técnica ao Centro Tecnológico de Pesquisa e Desenvolvimento da Tecnored, em Pindamonhangaba (SP). O ponto de partida é o Pro Magno Centro de Eventos, às 6h30, e o retorno está previsto para as 15h.

O centro abriga o Forno Tecnored, que permite a produção de ferro-gusa sem utilização de carvão metalúrgico, por meio de processo baseado no princípio da autorredução. Em um alto-forno convencional, os aglomerados de minério de ferro são reduzidos pelo gás CO. Já no Tecnored, o minério de ferro é reduzido dentro de um briquete autorredutor, composto por partículas finas de óxido de ferro e um redutor de carbono.

A tecnologia, desenvolvida pelo engenheiro Marcos Contrucci, elimina etapas do processo convencional, o que leva à emissão reduzida de carbono, e permite o uso de biomassa. Contrucci será um dos homenageados da 4th EMECR – International Conference on Energy and Material Efficiency and CO2 Reduction in the Steel Industry. A visita técnica faz parte da programação oficial do EMECR.

Para fazer sua inscrição para a 6ª edição ABM WEEK e ter mais informações sobre a programação, acesse a página do evento.

A 6ª edição da ABM WEEK tem a Gerdau como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Alkegen, Amepa GmbH, Aperam, Atomat Services, AutoForm, BM Group/Polytec, BRC, CBMM, Clariant, Danieli, Dassault Systèmes, DME Engenharia, Eirich, Enacom, Engineering, Evonik, Fosbel, GSI, Harsco, Hatch/CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme GmbH, Isra Vision Parsytec, John Cockerill Industry, Kuttner, Metso Outotec, Nalco Water/Ecolab, Nouryon, Primetals Technologies, PSI Metals, Reframax , RHI Magnesita, Saint-Gobain, SMS Group Paul Wurth/ Vetta, Spraying Systems, Suez, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, TopSolid, TRB, Unimetal, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, Wallonia.be (ADI – Industrial Services, John Cockerill Hydrogen, BorderSystem, Datanet International, Synthetis e PEPITe), White Martins, e Yellow Solution. Apoio especial: CNPq. Apoio institucional: Abal, Abendi, AIST, AIST Mena, Alacero, CBCA, Ibram, Instituto Aço Brasil, CIMM, Ind4.0.

Texto: Eduardo Campos Lima

Leia também:

Fórum de Líderes debaterá agenda ESG na 6ª edição da ABM WEEK

Cenário internacional será debatido em Plenária de Mineração e Siderurgia na ABM WEEK

Especialistas discutem tecnologias para neutralizar carbono na produção de aço durante a 4th EMECR

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.