ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Coordenador da ABM WEEK dá dicas de como elaborar um bom trabalho técnico-científico

Professor André Luiz Vasconcellos da Costa Silva, um dos coordenadores técnicos do evento, que acontece de 7 a 9 de junho de 2022, explica o que é necessário para ter um trabalho bem avaliado.

O professor da Universidade Federal Fluminense e um dos coordenadores técnico do evento, André Luiz Vasconcellos Costa e Silva, conversou com o Portal ABM  e deu algumas dicas preciosas sobre elaboração e apresentação de trabalhos técnico-científicos. Confira abaixo.

Objetividade 

Para o professor, em primeiro lugar, é fundamental que o conteúdo seja claro e objetivo. “O trabalho tem que ser descrito como uma história bem contada. Mas não pode ser de suspense. Ele deve identificar claramente qual lacuna de conhecimento técnico-científico foi estudada, porque este estudo se justifica, como foi feito e quais os resultados relevantes da pesquisa. A sequência de apresentação também deve ser clara e objetiva, sem surpresas guardadas para o final!”, orienta.

Coerência

A falta de coerência é um fator que pode impedir que um trabalho avance na seleção de um evento técnico-científico ou que seja mal avaliado, alerta o professor. Segundo ele, é um erro indicar um objetivo e perseguir outro ou concluir algo que não é relacionado ao objetivo e às evidências apresentadas.

“Karl Popper (filósofo austríaco do começo do século XX) dizia que o melhor método para demonstrar que uma tese não é correta é pesquisar. Uma única experiência que contrarie essa tese é suficiente para destruí-la. Ou seja: mesmo com dezenas de experimentos que a confirmem, se não forem realizados de forma correta e isenta, podem não ser suficientes para sustentá-la” , complementa.

Contribuição

Outro aspecto apontado pelo professor é a relevância do estudo. Para ele, quanto mais contribuições um trabalho trouxer para a prática, melhor avaliado ele será. “É muito importante que o estudo traga alguma contribuição significativa para a área. Geralmente, esse é o critério principal que faz com que um trabalho receba prêmios”, explica. 

Apresentação

Além dos cuidados com a redação e elaboração do trabalho, o participante da ABM WEEK deve caprichar na apresentação, seja ela oral ou pôster. De acordo com o professor Costa e Silva, uma boa apresentação é resultado de muita preparação. “Praticar, praticar e praticar.  Um colega sênior nos ensinava: treine sozinho, treine com seu cão ou com seu gato, treine com sua família, treine com seus colegas, mas nunca apresente algo sem treinar várias vezes antes. Pense de que forma você seria convencido de suas ideias se elas lhe fossem apresentadas por outra pessoa”.

Como a apresentação tem um tempo limite, independente de ser oral ou pôster, o professor novamente alerta para a objetividade. “Você nunca poderá contar todos os detalhes de seu trabalho. Concentre-se nos pontos mais importantes. E lembre-se: ninguém sabe o que você prentede dizer a cada slide. Se esquecer de alguma fala, vá em frente. As chances de não ser algo essencial e de ninguém notar, são enormes. Especialmente se você praticou. Ninguém conhece seu trabalho melhor do que você”, aconselha.

Oportunidades

Alguns profissionais do setor minerometalúrgico acreditam que eventos técnicos-científicos são relevantes apenas para aqueles têm carreira acadêmica. André explica que a participação nesse tipo de evento pode proporcionar ótimas oportunidades também para quem atua na indústria.

“O trabalho técnico-científico é a primeira forma de comunicação entre esses profissionais e acadêmicos. Incontáveis colaborações entre pesquisadores, professores, engenheiros e alunos começam por um estudo publicado. Eu mesmo tenho amigos que conheci por conta de seus artigos e que só encontrei pessoalmente anos depois de conversarmos e trocarmos muitas ideias baseadas em nossos trabalhos”, relembra.

Evento único

O professor Costa e Silva destaca a singularidade da ABM WEEK. Na visão dele, o evento desempenha um papel fundamental na promoção de um diálogo construtivo entre a indústria e a academia no Brasil.

“Na ABM WEEK temos a oportunidade de expor nossas ideias a um número muito grande de profissionais da nossa área, receber comentários, sugestões e encontrar sinergias. É um fórum de profissionais altamente qualificados, extremamente interessados nos temas técnicos discutidos e intimamente ligados à realidade da nossa indústria metalúrgica, de materiais e de mineração. Mas, muito mais do que isto, a ABM WEEK preserva um ambiente positivo, construtivo e de colaboração, com o qual convivo há mais de 40 anos, e que é extremamente estimulante”, finaliza ele.

Prazo

Para saber mais informações e enviar seu trabalho para ABM WEEK, acesse https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-6-edicao.
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.