ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Apresentar trabalho na ABM WEEK agrega valor ao currículo e pode render prêmios

​​​​​​​As contribuições apresentadas nos eventos que compõem a semana são publicadas no ABM Proceedings e indexadas às plataformas Crossref e Google Scholars.

A ABM WEEK é uma verdadeira vitrine para pesquisadores em diferentes níveis, já que é o maior evento técnico-científico nas áreas de metalurgia, materiais e mineração da América Latina. Para se ter uma ideia, na última edição, que aconteceu em outubro de 2019, foram apresentados 778 trabalhos em 157 sessões técnicas orais e pôsteres.

Todos os artigos autorizados pelos autores foram publicados no ABM Proceedings, plataforma online que, além de dar visibilidade aos trabalhos, amplifica a possibilidade de citações. A busca pelos trabalhos se dá pela atribuição de um DOI (Digital Object Identifier), sistema de identificação numérica para materiais digitais, que facilita a localização na web e ajuda a garantir os direitos autorais. Além disso, os proceedings são indexados às bases Crossref e Google Scholars.

Por isso, ter um trabalho publicado no ABM Proceedings é uma excelente forma de agregar valor ao currículo Lattes, por exemplo. É também um passo importante para conquistar espaço em periódicos de prestígio, como a Materials Research (Ibero-American Journal of Materials), TMM (Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração) e a JMR&T (Journal of Materials Research and Technology). As duas últimas reservam uma edição especial por ano para publicar artigos de autores participantes da ABM WEEK.

Com classificação A1 na Qualis, a JMR&T, publicada pela ABM em parceria com a Editora Elsevier, é atualmente a publicação científica com o maior Fator de Impacto (FI) do hemisfério Sul. O índice atesta o prestígio e a qualidade das revistas indexadas na base de dados do Institute for Scientific Information (ISI).

Como se não bastasse tudo isso, apresentar um trabalho no evento da ABM pode render a seus autores prêmios de reconhecimento instituídos pela Entidade. Os vencedores recebem certificado, uma série de benefícios, como anuidade grátis da ABM, entradas para a ABM WEEK subsequente e inscrições em cursos de ensino a distância. Além disso, algumas premiações são em dinheiro, patrocinadas por empresas do setor.

Como fazer?

Escolha uma das 13 áreas de conhecimento e o tema no qual seu trabalho se enquadra. Em seguida, faça o download do template que irá ajudá-lo a formatar a apresentação de acordo com as regras do evento.

Preencha o cadastro completo com dados sobre o conteúdo e seus autores. Por fim, faça o upload do trabalho. O autor de contato receberá a confirmação da inscrição por e-mail, incluindo o código do trabalho e uma senha para acessar a Área Restrita, onde poderá interagir com o avaliador.

Se precisar de mais informações, acesse a página do evento ou contate Margareth Nunes (margareth.nunes@abmbrasil.com.br).

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.