ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Presidente da Ternium Brasil recebe o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro

Além de Marcelo Chara, Fernanda Candeias, gerente de Relações com a Comunidade, também foi homenageada com a Medalha Chiquinha Gonzaga.

Marcelo Chara, presidente da Ternium Brasil, recebeu, na última terça-feira (02/03) o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro, concedido pelo Vereador licenciado William Coelho, atual secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, e aprovado pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O título reconhece o comprometimento de Marcelo Chara e da Ternium com o desenvolvimento da cidade.

Nascido na Argentina, Marcelo Chara está no Brasil há oito anos, e no Rio desde 2017, desde a chegada da Ternium à cidade. A empresa desenvolve mais de 10 projetos sociais, em Santa Cruz, com investimento anual de R$ 4 milhões. Desde o ano passado, a Ternium atua diretamente no combate à pandemia do novo coronavírus, apoiando a Prefeitura do Rio de Janeiro. A empresa doou R﹩ 5 milhões em equipamentos hospitalares e em itens de proteção individual para as equipes médicas da cidade. Neste mês, firmou mais uma importante parceria com a Prefeitura para doação de 10 mil testes de Covid-19 e fará a reforma da Clínica da Família Ernani de Paiva Ferreira Braga (Santa Cruz), com investimento de R﹩ 2,5 milhões.

"É um grande orgulho estar aqui representando os oito mil trabalhadores e trabalhadoras do centro industrial da Ternium em Santa Cruz. Me sinto honrado de receber o reconhecimento do trabalho feito pelos funcionários da Ternium. Devo confessar minha paixão pela cidade do Rio de Janeiro. É realmente uma cidade maravilhosa", disse Marcelo Chara em seu discurso.

O presidente da Ternium também destacou o compromisso que a empresa tem com a cidade e o desenvolvimento de projetos e ações para fortalecer a educação e saúde da população carioca. "Acreditamos que a educação transforma vidas e continuaremos como parceiro do poder público em Santa Cruz", complementou.

O Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, William Coelho, que é vereador eleito e indicou o nome do Marcelo para a homenagem, apontou o importante relacionamento que a empresa tem com a região de Santa Cruz. "Sou morador da região e acompanho de perto as ações da Ternium desde sua chegada. Os diversos projetos de responsabilidade social desenvolvidos pela empresa e atuação junto ao município no combate ao coronavírus nos credencia a prestar essa homenagem."

Para o presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado, a Ternium tem desenvolvido um importante papel na educação da região. "Sinto-me honrado em fazer essa homenagem. Conheço o trabalho social da Ternium e é um orgulho acompanhar o impacto positivo que a empresa tem em Santa Cruz. É muito importante que empresas e sociedade civil também estejam comprometidas com o desenvolvimento educacional e emocional de jovens e crianças."

A Ternium é a maior siderúrgica da América Latina e, desde 2017, opera o maior centro industrial na cidade do Rio de Janeiro, em Santa Cruz. A empresa é a maior exportadora da cidade e possui cerca de 8 mil funcionários, dos quais 60% são moradores da Zona Oeste do Rio. Com capacidade de produzir 5 milhões de toneladas de aço por ano, a Ternium investiu mais de R﹩ 11 bilhões no país, nos últimos anos. Além do Brasil, a empresa conta com outros 17 centros de produção espalhados por cinco países: México, Argentina, Colômbia, Guatemala e EUA.

Medalha Chiquinha Gonzaga

A gerente de Relações com a Comunidade, Fernanda Candeias, também foi homenageada na cerimônia. A gerente recebeu a medalha Chiquinha Gonzaga, honraria concedida a personalidades femininas que reconhecidamente se destacam em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais no âmbito de União, Estados e Municípios.

"Ganhar essa medalha representa uma luta de muitas mulheres. Me sinto honrada de ter aceito esse desafio e ter resultados que me permitam ser homenageada dessa forma. Essa medalha me dá ainda mais força para trabalhar todos os dias e fazer da Ternium uma empresa que a sociedade valorize ainda mais", discursou Fernanda.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ternium

Leia também:

Ternium e Prefeitura do Rio fazem parceria para reformar Clínica da Família

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.