ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Indústria do aço discute soluções inovadoras para construção civil na ABM WEEK

Painel da Construção Metálica irá reunir especialistas de destaque no cenário brasileiro e internacional para debater contribuições para que o setor da construção civil atinja patamares mais elevados de eficiência.

Após enfrentar dificuldades por alguns anos, a indústria da construção civil brasileira apresentou forte avanço em 2021, atingindo um crescimento de 9,7% em seu produto interno bruto. Para 2022, embora a expectativa de alta seja inferior – está prevista pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em 2,5% –, o setor se mantém otimista. 

Essas têm sido ótimas notícias para o segmento da construção metálica, cujas soluções podem contribuir de maneira decisiva para que a indústria da construção civil atinja patamares mais elevados de eficiência, potencializando seus ganhos e intensificando o desenvolvimento tecnológico da cadeia construtiva brasileira.

No Painel Construção Metálica: Soluções para infraestrutura e edificações, que será realizado em parceria com o Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA) com o apoio da CBMM no dia 8 de junho como parte da 6ª edição da ABM WEEK, profissionais de destaque no cenário brasileiro e internacional discutirão as atuais necessidades do setor e apresentarão soluções inovadoras envolvendo a construção em aço no Brasil e no exterior.

“Os participantes darão seus depoimentos de como a construção em aço pode ser competitiva tanto em obras de infraestrutura quanto de edificação de grande e pequeno porte,” explica Geraldo Iran S. L. Cardoso, diretor da Regional Centro Oeste da ABM. Cardoso é um dos coordenadores do painel, ao lado de Débora Oliveira, diretora de Comunicação e Relações Institucionais do Instituto Aço Brasil.

O encontro terá início com as boas-vindas de Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM, Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil e  Pedro Dias, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal. A seguir, os expositores abordarão o atual contexto da construção metálica brasileira, discutindo suas demandas e gargalos. 

Participam do debate Marino Garofani, vice-presidente de estruturas metálicas da ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica e presidente da Brafer Construções Metálicas; Eduardo Zanotti, diretor executivo do CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço; e Ricardo Fakury, pró-reitor de Administração da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Os debates são comandados pela ABCEM.

Na sessão seguinte, expoentes da indústria da construção metálica internacional apresentam diferentes possibilidades tecnológicas relacionadas aos usos e aplicações do aço em edificações. Estarão presentes Alejandro Wagner, diretor executivo da Alacero – Asociación Latinoamericana del Acero; Bassam Burgan, diretor da SCI – Steel Construction Institute (Reino Unido); Carlos Rebelo, professor da Universidade de Coimbra (Portugal) e do ISISE – Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering; e Luis Pupin, especialista em P&D da ArcelorMittal. Os debates serão coordenados por Luis Simões, diretor do ISISE e vice-reitor da Universidade de Coimbra.

Na última etapa do Painel, especialistas brasileiros tratam das abordagens inovadoras no emprego de soluções metálicas no contexto nacional. Os debatedores serão Tomás Vieira de Lima, diretor de estrutura metálica da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural; Gustavo Chodraui, engenheiro calculista sênior da Codeme; Alexandre Jordão, especialista em desenvolvimento de mercado da CBMM; e Luiz Henrique Ceotto, CEO da URBIC. A coordenação da conversa é da ABECE.

De acordo com Cardoso, os expositores do Painel não deixarão de tocar nos “gargalos que dificultam o uso da construção metálica mesmo quando os estudos de viabilidade a classificam como a solução mais competitiva”. 

“Além dos palestrantes, estará também presente no Painel uma audiência altamente qualificada que debaterá de forma bem objetiva as questões fundamentais para o desenvolvimento do setor, inclusive eventuais instabilidades logísticas e comerciais”, ele aponta.

Cardoso explica que, embora problemas estruturais estejam afetando alguns elos da cadeia da construção brasileira, a construção metálica não tem sofrido interferências significativas.

“No Brasil, temos fornecimento de aços de elevada qualidade, além de disponibilidade de tecnologias de ponta para fabricação, construção e montagem”, afirma. 

O que é necessário, ele destaca, é divulgar de maneira mais intensa as vantagens competitivas do uso do aço na construção civil, como a ausência de resíduos e desperdício, um dos resultados de sua eficiência tecnológica. “Ele permite o término das obras nos prazos planejados, tornando rara a necessidade de revisar orçamentos”, conclui. 

Para partcipar, os interessados devem se inscrever pelo www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-6-edicao. Aviso importante: Todos os participantes deverão obrigatoriamente apresentar o certificado de vacinação, o qual será verificado no momento do credenciamento, tanto no autoatendimento quanto na secretaria.

A 6ª edição da ABM WEEK tem a Gerdau como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Alkegen, Amepa GmbH, Aperam, ArcelorMittal, Atomat Services, AutoForm, BM Group/Polytec, BRC, BR Event Materials ,CBMM, Clariant, Danieli, Dassault Systèmes, DME Engenharia, Eirich, Enacom, Engineering, Evonik, Fosbel, GSI, Harsco, Hatch/CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme GmbH, Isra Vision Parsytec, John Cockerill Industry, Kuttner, Metso Outotec, Nalco Water/Ecolab, Nouryon, Primetals Technologies, PSI Metals, Reframax , RHI Magnesita, Saint-Gobain, SMS Group Paul Wurth/ Vetta, Spraying Systems, Suez, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Thermo Fischer, TopSolid, TRB, Unimetal, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, Wallonia.be (ADI – Industrial Services, John Cockerill Hydrogen, BorderSystem, Datanet International, Synthetis e PEPITe), White Martins, e Yellow Solution. Apoio especial: CNPq. Apoio institucional: Abal, Abendi, AIST, AIST Mena, Alacero, CBCA, Ibram, Instituto Aço Brasil, CIMM, Ind4.0.

Texto: Eduardo Campos Lima

Leia também:

Pré-evento da ABM WEEK terá cursos presenciais e workshop sobre economia circular

Fórum de Líderes debaterá agenda ESG na 6ª edição da ABM WEEK

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.