ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ArcelorMittal lança desafio para estudantes da USP

Projeto Ideathon USP e ArcelorMittal tem como objetivo estimular estudantes da universidade a proporem soluções inovadoras e sustentáveis para serem aplicadas pela produtora de aço.

A ArcelorMittal lançou um novo desafio com a Universidade de São Paulo (USP) para a participação efetiva dos estudantes na construção da estratégia de negócios da empresa. O objetivo do "Ideathon USP e ArcelorMittal" é estimular estudantes da universidade a proporem soluções inteligentes, inovadoras, sustentáveis e que tenham grande potencial de serem aplicadas. As inscrições estão abertas até o dia 23 de abril e são voltadas para alunos da graduação e da pós-graduação da instituição. O desafio terá a duração de quatro meses.

É a primeira vez que a produtora de aço permite que estudantes da graduação e pós-graduação de universidade no Brasil auxiliem no planejamento de seu modelo de negócio.

"O Ideathon USP e ArcelorMittal é uma oportunidade para os alunos da universidade participarem do movimento de inovação aberta da empresa. A nossa expectativa é que as ideias sugeridas sejam de alto nível e possam se tornar negócios no futuro, tendo em vista a excelência e o papel relevante da USP no cenário da inovação e do empreendedorismo brasileiro", disse Rodrigo Carazolli, gerente geral de Inovação, Novos Negócios e Açolab na ArcelorMittal Aços Longos LATAM.

As propostas apresentadas podem envolver temas ligados à sustentabilidade; economia circular; redução de emissão de CO2 na cadeia de aço; soluções envolvendo coprodutos da siderurgia e construções inteligentes utilizando aço e aplicando tecnologias da indústria 4.0 na construção civil. A participação pode ser individual ou em grupos de até três pessoas. A etapa de ideação (em que serão submetidas as ideias) contará com webinars sobre mapeamento de personas, como ter boas ideias e como priorizá-las.

Professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador da parceria, Vanderley John destaca que o Ideathon é a forma que a USP e a ArcelorMittal encontraram para engajar os alunos no processo de inovação.

"A única maneira do Brasil reduzir a pobreza e se desenvolver é com a inovação: criar produtos e serviços novos, que o mundo deseje e esteja disposto a pagar por isto". John esclarece que o ensino tradicional educa a aplicar soluções existentes a problemas conhecidos, e a inovação é a busca de uma nova solução, ou até mesmo identificação de um novo problema. "Esta habilidade não está nos nossos currículos de engenharia".

Um dos diferenciais do desafio será a capacitação dos estudantes por especialistas da USP e da ArcelorMittal para a elaboração das propostas. De acordo com Carazolli, os eixos temáticos selecionados estão alinhados às necessidades relevantes de mercado e têm também como meta gerar contribuições importantes para a sociedade. "É com esse entusiasmo que a ArcelorMittal e o Açolab - hub de inovação da empresa - estão encarando esse desafio", complementa.

Cooperação com a USP - A instituição paulista e a ArcelorMittal assinaram um convênio para desenvolvimento de pesquisas em conjunto e atração de talentos em 2019. O lançamento da cátedra "Construindo o Amanhã", voltada para a construção civil, foi o primeiro passo.

O convênio prevê ainda a construção do novo prédio do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) na Cidade Universitária. A iniciativa visa montar um espaço para demonstrar, testar e otimizar, em condições reais de uso, a eficácia de diferentes soluções construtivas antes que sejam introduzidas ao mercado. Com foco na inovação e sustentabilidade, o CICS testará os conceitos do futuro como internet das coisas, zero energy, e desmontagem e reuso aplicados em obras de todos os portes.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.