ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABM realiza webinar sobre metodologia FEL para projetos de mineração

Seminário online reuniu especialistas da área para falar sobre a metodologia que tem sido utilizada para implantação de grandes projetos pela indústria de mineração no Brasil.

Como parte do projeto Difusão Digital, a ABM realizou no dia 19 de abril o webinar Metodologia FEL para o desenvolvimento de projetos de mineração: Conceito gerais e análise crítica. O evento teve como objetivo apresentar conceitos gerais que embasam os processos de gestão e desenvolvimento de grandes projetos de mineração com foco na metodologia FEL (Front End Loading).

A abertura do seminário online foi feita pela Conselheira da ABM, Vânia Lucia de Lima Andrade, uma das organizadoras do webinar. Vânia fez uma breve introdução sobre o tema, ressaltando a relevância da metodologia FEL para a indústria de mineração.

Três especialistas aprofundaram o tema: Gisele Regina Hwang, engenheira master da Diretoria de Implantação de Projetos da Vale; Maria de Lourdes Fortes Álvares da Silva, diretora da ECM Projetos Industriais; e Jim Goepfert, Senior Principal da Hatch. Eles falaram sobre a importância da metodologia e como ela tem sido utilizada para a implantação de grandes projetos na área de mineração. 

Logo em seguida, os palestrantes responderam perguntas enviadas pelos participantes do seminário. A moderação ficou por conta de Douglas Mazzinghy, professor adjunto do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O presidente executivo da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho, fez o encerramento do evento, agradecendo aos presentes e elogiando a qualidade do conteúdo.

Na avaliação de Vânia, o webinar foi bem-sucedido, pois ajudou os profissionais da área de mineração a incrementar seus conhecimentos sobre o tema.

“A metodologia FEL já foi uma evolução no processo de gestão do desenvolvimento de grandes projetos de capital. Ela já vem sendo utilizada há pelo menos uma década aqui no Brasil e muitas lições aprendidas são importantes de serem debatidas e divulgadas. Com a realização desse webinar alcançamos o objetivo de apresentar uma análise crítica, com os pontos fortes e de atenção, além dos riscos da metodologia. Tivemos a honra de contar com profissionais de alto conhecimento sobre o tema, tanto no conceito quanto na prática. Foi um momento muito rico para todos. A ABM com eventos como este cumpre o seu papel de aprimorar o conhecimento dos profissionais do setor”, comemora Vânia.

 A  íntegra do webinar pode ser vista pelo ABM TV, canal do YouTube da Associação. Para se inscrever no canal e ter acesso a esse e outros conteúdos, basta clicar aqui. 
 

Leia também:

6ª ABM WEEK recebe mais de 800 trabalhos técnicos

Sustentabilidade e Indústria 4.0 estão entre os temas principais da 6ª edição da ABM WEEK

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.