ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABM realiza webinar para comemorar 50 anos do centro de pesquisa da Usiminas

Seminário online contou com a presença de Sergio Leite de Andrade, CEO da siderúrgica e presidente do Conselho de Administração da ABM.

A ABM realizou no dia 19 de outubro o webinar ‘50 anos do centro de pesquisa da Usiminas: conquistas e desafios’ para discutir a importância da pesquisa técnico-científica para o desenvolvimento da indústria brasileira. O evento online fez parte da celebração de cinco décadas do instituto.

Sergio Leite de Andrade, presidente do Conselho de Administração da ABM e CEO da Usiminas, fez a abertura do seminário, exaltando a parceria entre a Associação e a siderúrgica.

“É um momento extremamente importante, pois estamos celebrando meio século de existência do nosso centro de pesquisa. E Usiminas, centro de pesquisa e ABM estiveram sempre conectados, porque a ABM é uma instituição voltada para o conhecimento técnico e o grande foco do nosso centro de pesquisa é justamente a geração e a aplicação do conhecimento técnico”, comemorou Leite.

O CEO da Usiminas ainda destacou que o webinar acontecia em um dia muito especial para a empresa. “Hoje nós inauguramos oficialmente a nossa nova sede em Belo Horizonte. É uma alegria muito grande ver o pessoal de volta depois de quase 20 meses sem contato presencial”, disse.

Leite relembrou que sua carreira se iniciou como estagiário do centro de pesquisa da Usiminas e que a realização do webinar representava o início das comemorações de 60 anos da empresa.

Após a fala de Sergio Leite, o gerente geral do Centro de P&D, Carlos Salaroli, exibiu um vídeo institucional sobre o trabalho desenvolvido no instituto. O tema se estendeu para uma mesa redonda, com a participação de Luiz Claudio de Oliveira Meyer, gente geral da Usiminas, Túlio  Magno  Fuzessy, professor da Unilieste, e dos pesquisadores Fernando Souza e Costa e Marco Antônio Wolff.

Foram destacados o modo de atuação do instituto, as diretrizes estratégicas, áreas de expertise e principais recursos. Os palestrantes discutiram a importância das atividades de P&D para o crescimento técnico da empresa e para a criação de soluções para o mercado. Além disso, foram apresentados cases de desenvolvimento de novos aços de alto conteúdo tecnológico e de suporte técnico diferenciado a clientes dos setores automotivo, de autopeças e de implementos rodoviários.

Roberto Maia, diretor de Pesquisa e Tecnologia da Usiminas, fez o encerramento por parte da siderúrgica e Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM, encerrou o webinar enaltecendo os anos de parceria entre a Usiminas e a ABM.

Se você perdeu ou quer assistir novamente este ou outro webinar da ABM, acesse nosso canal no Youtube: ABM TV.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.