ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Uso sustentável de energia pela indústria é tema de debate na ABM WEEK

Painel realizado no dia 3 de outubro mostrará caminhos para maximizar a eficiência em processos de conformação.

Gargalo para o crescimento econômico do país, a oferta de energia elétrica é um tema sensível à indústria minerometalúrgica e de materiais, exigindo abordagens inovadoras que assegurem a racionalização do consumo e o maior aproveitamento de fontes renováveis nos processos produtivos.

O assunto estará no centro das discussões do painel ‘Eco eficiência energética em processos de conformação’, realizado no dia 3 de outubro, na ABM WEEK 2018. Em sua 4ª edição, a semana técnico-científica realizada pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM acontece em São Paulo, no Pro Magno Centro de Eventos, de 2 a 4 de outubro.

Eduardo Côrtes de Castro, gerente de cilindros de laminação da CSN e um dos coordenadores do painel, destaca entre os tópicos abordados na ocasião o desenvolvimento de novos materiais que permitam reduzir o consumo de combustíveis fósseis e a economia circular, que passa pela reciclagem e pela extensão da vida útil dos materiais.

A atividade contará com a participação de representantes da indústria, da academia e de entidades como a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). “Em um momento em que questões ambientais e econômicas costumam ser colocadas em lados opostos, buscaremos uma abordagem conciliadora, apresentando caminhos convergentes para melhorar o meio ambiente e suprir as necessidades das pessoas e das empresas”, diz Castro, que divide a coordenação do painel com Ayrton Filleti (Intelectus), Leandro Rodrigues Ramos e Luiz Enrique Sturião (ArcelorMittal Tubarão).

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.