Notícias

12 de Agosto de 2025

Sponsors’ Day: ABM recebe patrocinadores para apresentar o planejamento e a programação da 9ª ABM Week

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sponsors’ Day dá a largada para a agenda de eventos relacionados à ABM Week. Evento reforça o compromisso da Associação em criar sinergia e oportunidades para as empresas, profissionais e pesquisadores do setor de metalurgia, materiais e mineração

Fonte: Assessoria ABM


Na última quinta-feira, 7 de agosto, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) realizou um encontro exclusivo reunindo patrocinadores e expositores da ABM Week 2025, além de membros do Conselho de Administração e associados voluntários que atuam junto às regionais e comissões técnicas da ABM. O já conhecido Sponsors’ Day aconteceu na sede da ABM, localizada na zona sul da capital paulista, e teve como objetivo principal apresentar o planejamento e a programação detalhada da 9ª edição da ABM Week, prevista para ocorrer entre os dias 9 e 11 de setembro.

Durante a solenidade, o Presidente da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho, homenageou o ex-Presidente do Conselho de Administração da ABM, Sergio Leite de Andrade, falecido no último mês de julho. Em seguida, Leal destacou a importância e a história da ABM Week, além da programação da 9ª edição do maior evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado às áreas de metalurgia, materiais e mineração.

Após a palavra do presidente da ABM, o Coordenador-Geral da ABM Week, Albano Chagas Vieira, e o Presidente da Ternium Brasil, Titus Schaar, empresa anfitriã desta edição da ABM Week, agradeceram a oportunidade de estarem inseridos na estruturação desta edição do evento. “Quando eu cheguei aqui no Brasil, já ouvia falar dos eventos promovidos pela ABM; logo depois, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a Associação e fiquei surpreso. Hoje em dia, vejo estudantes fazendo esse mesmo percurso, indo aos eventos da ABM, e fico feliz em ver um movimento constante como esse fortalecendo o nosso mercado”, relembrou Schaar.


Em seguida, o Diretor de Operações da ABM, Valdomiro Roman, apresentou o planejamento do evento, com informações relevantes sobre inscrição e credenciamento, além das novidades e melhorias na planta, incluindo um miniauditório no estilo “auditório silencioso”, em que os participantes irão acompanhar as palestras através de fones de ouvido.


Outra novidade é o Espaço Business, patrocinado pela GERDAU, que abrigará salas de reuniões para os expositores, uma sala exclusiva para as Rodadas de Negócios e à uma área de Inovação e Tecnologia. Nesses locais, startups, laboratórios e empresas expositoras terão oportunidade de apresentar suas inovações, produtos e serviços aos maiores líderes do mercado. A área dos estandes também conta com ampliação, com 96 expositores, um aumento de 9% em relação ao ano anterior, além de uma área total 26% maior que a do ano anterior, atingindo 9.650 m².  E para atender às áreas de comunicação das empresas, o espaço contará com um estúdio para entrevistas e podcasts.


Como forma de incentivar e atrair os jovens para os segmentos de metalurgia, materiais e mineração, nesta edição a ABM levará 130 alunos de escolas de ensino técnico para conhecerem o evento e terem contato com as maiores empresas e especialistas do setor.


A programação técnica, por sua vez, contará com mais de mil trabalhos e cerca de 60 palestrantes e keynote speakers, que se apresentarão nos diversos fóruns de apresentações e debates. “Temos certeza de que essa vai ser a maior ABM Week de todas, não só em áreas e expositores, mas também em relação às oportunidades para nossos patrocinadores, associados e público”, relatou Valdomiro.


Para falar sobre a Casa de Metal, que terá mais uma vez espaço na ABM Week, o diretor da Quattro Projetos e do Instituto Cultural Quattro, Flávio Enninger, trouxe novidades como a conclusão da fase um do Memorial Mineração e da Metalurgia, a produção de vídeos e jogos educativos. A Casa de Metal faz parte de projetos de incentivo como a Lei Rouanet e o Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS) de fomento paulista, com isso, a casa é elegível a incentivos através do encaminhamento do ICMS. “Mais do que receber visitas escolares, queremos desenvolver o interesse de jovens de todas as idades sobre mineração e metalurgia”, comenta Flávio.


O presidente do Conselho de Administração da ABM e CEO da Usiminas, Marcelo Chara, encerrou o evento relembrando a carreira de seu antecessor, Sergio Leite, e exaltando a importância da ABM Week para o mercado metalúrgico e de mineração. “É interessante constatar na programação do evento que, dentre os diversos assuntos, muitos deles são temas nacionais de extrema relevância na área de metalurgia e minerais, apontando ainda para oportunidades recentes de avanços tecnológicos e de desenvolvimento. A ABM Week demonstra claramente o compromisso com o progresso do nosso setor”, disse Chara. Em sua fala, o executivo ainda ressaltou a importância para os jovens de um evento desse porte, que colabora com a formação técnica de novos profissionais e incentiva o setor a formar especialistas. 


Com maiores investimentos em estrutura e programação, a expectativa é que a 9ª edição da ABM Week tenha também números recordes, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimento, networking e descobertas científico-tecnológicas que impulsionam o progresso da metalurgia, materiais e mineração na América Latina. O evento reunirá executivos, profissionais, pesquisadores, estudantes, empresas, startups e laboratórios, em uma programação composta por sessões técnicas, fórum de líderes, plenária, painéis, mesas-redondas, premiações, homenagens, lançamentos de livros, coquetéis e outras atividades. Além disso, as empresas participantes poderão apresentar suas soluções e serviços na área de exposição e realizar contatos comerciais nas rodadas de negócios.


Com a realização do Sponsors’ Day, a associação visa reconhecer o apoio dos patrocinadores e reforçar seu compromisso em oferecer uma experiência enriquecedora e de impacto na ABM Week 2025.


Serviços:

ABM Week 9ª edição

Data: 9 a 11 de setembro de 2025

Local: Pro Magno Centro de Eventos, Avenida Professora Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Inscrições: https://abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/inscricoes


Sobre a 9ª ABM Week
A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), o evento reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stock Total, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, Densix, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace, GE Vernova, Gervasi, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, TMEIC, Termopellets, Utis, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia.