Notícias

15 de Outubro de 2025

Samarco apresenta seus novos diretores de Conformidade, Governança e Auditoria e de Comercial e Marketing

Alinhada ao planejamento estratégico e ao processo de retomada gradual, a Samarco anunciou, no final de setembro, a chegada de dois novos diretores

Alinhada ao planejamento estratégico e ao processo de retomada gradual, a Samarco anunciou, no final de setembro, a chegada de dois novos diretores. Akira Ano assume a diretoria de Conformidade, Governança e Auditoria, enquanto Paulo Schottz toma posse como o novo diretor Comercial e Marketing da empresa.

A diretoria de Conformidade, Governança e Auditoria foi criada com o objetivo de fortalecer a gestão corporativa, alinhando a Samarco às melhores práticas do mercado. O novo diretor se reportará diretamente ao Conselho de Administração, assegurando a autonomia necessária para promover transparência, integridade e segurança na condução dos processos.

Com mais de 20 anos de experiência profissional, tendo atuado em multinacionais como Ambev, BRF e Braskem, Akira Ano construiu carreira sólida na área jurídica e de compliance. Com expertise na implementação de programas de governança, liderou áreas jurídicas e de riscos no Brasil e no exterior, além de ter passado três anos no México, integrando comitês internos e externos de governança.

“Chego à Samarco para contribuir com os novos desafios que virão. Acredito que a governança e a conformidade são muito mais do que controles ou processos: são motores essenciais que nos impulsionam a viver de acordo com os valores de uma empresa mais íntegra e longeva”, destacou Akira Ano.

Paulo Schottz assume a diretoria Comercial e de Marketing, com a missão de fortalecer as relações estratégicas com clientes e parceiros no cenário de retomada e crescimento da empresa.

Com 25 anos de experiência na mineração, sendo 16 deles na CSN, onde trabalhou no escritório de Hong Kong e liderou a comercialização global de minério de ferro, Paulo também atuou em áreas como vendas, compras de minério, afretamento, inteligência de mercado e administração de vendas. O executivo possui ainda passagens por empresas como Mitsubishi Corporation, MBR, Cadam e Arthur Andersen.

Schottz está motivado para o novo desafio na Samarco. “Será ótimo participar desse projeto de retomada da capacidade de produção instalada, buscando contribuir ativamente para manter a relação de confiança com os clientes da empresa no mercado transoceânico”, afirma o executivo.