Notícias

10 de Setembro de 2025

Professor da Universidade de Salento aborda descarbonização da indústria siderúrgica europeia em seminário da ABM Week

Pasquale Cavaliere, professor de metalurgia, participa pela primeira vez no Brasil a convite da ABM como Keynote Speaker

Fonte: Assessoria ABM

No segundo dia da ABM Week, quarta-feira, 10, a tarde de programação foi aberta com as apresentações dos Keynote Speakers – especialistas que trazem visões estratégicas sobre o futuro das indústrias no Brasil e no mundo. Na sala de apresentações número 2, o professor de metalurgia da Universidade de Salento, Pasquale Cavaliere, ministrou a palestra Decarbonization of European Steel Industry: Research projects and techno-economic analyses (Descarbonização da Indústria Siderúrgica Europeia: projetos de pesquisa e análises técnico-econômicas).


A palestra integrou o 53º Seminário de Redução de Minérios e Matérias-Primas e reuniu mais de 70 pessoas, algumas em pé, reforçando a expectativa em torno do impacto que os estudos do docente podem gerar na indústria nos próximos anos.


Cavaliere destacou que, para alcançar a descarbonização plena, é necessário repensar o modelo de produção de energia, já que mais de 50% das emissões de carbono estão associadas à geração energética – cerca de 20 bilhões de toneladas anuais –, com destaque para China, Estados Unidos e Índia.


Em entrevista no estúdio da ABM, o professor afirmou que, embora não conheça em profundidade o potencial da energia eólica nas contas públicas brasileiras, vê no país uma oportunidade significativa devido aos diversos processos simultâneos de descarbonização em andamento. Ele ressaltou também a importância da biomassa como alternativa para processos ainda a serem explorados.


“Um país capaz de produzir energia para se sustentar e ainda vender, como o Brasil, tem um potencial gigante a ser explorado”, comentou durante a gravação.


Apesar das possibilidades, Cavaliere apontou que o custo da descarbonização tende a aumentar conforme o valor da energia em cada região. No mercado metalúrgico, tecnologias como o Forno Elétrico a Arco (EAF) e  a Redução Direta  (DRI) ainda dependem tanto de avanços tecnológicos quanto de condições políticas para se consolidarem. Atualmente, a produção global de DRI é concentrada em países com acesso facilitado ao gás natural, especialmente na Ásia e no Oriente Médio – o que encarece o processo para a Europa, em razão do transporte.


O professor enfatizou, ainda, que “são necessários inúmeros cálculos para avaliar o real custo da descarbonização, já que cada país possui um contexto distinto”. No entanto, com o avanço da tecnologia, da inteligência artificial e do machine learning, ele considera concretas as possibilidades de, em poucos anos, substituir o alto-forno por fornos elétricos, o que, por si só, reduziria de forma significativa as emissões de carbono da indústria siderúrgica.


Após a palestra, o professor ainda respondeu algumas perguntas, relacionadas ao investimento no setor e recebeu o público presente que fez questão de cumprimentá-lo, aproveitando para tirar dúvidas individuais e tecendo comentários sobre suas pesquisas.


Serviço: ABM Week

Data: 9, 10 e 11 de setembro de 2025

Local: Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Mais informações: https://abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/programacao

Sobre a 9ª ABM Week

A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CIT Senai, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stocktotal, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, DENSYX, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace Solutions, GE Vernova, GERVASI ITALIA SpA, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, Thermopellets, TMEIC, UTIS, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia.