ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Primetals fornece novos sistemas elétricos e de automação para Tata Steel

Novo sistema de controle atende aos requisitos da linha de recozimento pelos próximos 20 anos

A linha de recozimento contínua CA 12 da Tata Steel, na Holanda, foi modernizada pela Primetals Technologies com novos equipamentos elétricos e de automação. O objetivo do projeto de modernização consistiu em substituir o sistema de controle existente, incluindo as interfaces homem-máquina (IHM) e acionamentos, visando assegurar uma operação eficiente da linha de recozimento pelos próximos 20 anos. Esta linha responde por cerca de metade da capacidade de laminação a frio secundária e recozimento da Tata Steel.

O projeto foi executado em um prazo de 14 meses desde a colocação do pedido até os testes de desempenho. O escopo de fornecimento da Primetals Technologies compreendeu o sistema de controle de toda a linha integralmente automatizada, incluindo a seção de entrada, limpeza de tira, forno e laminador de encruamento de duas cadeiras com seis cilindros, além da seção de saída com transferência por correia magnética. Além disso, foram fornecidos 239 acionamentos e substituídos 153 moto-redutores. Foi instalado ainda um sistema de controle de segurança para substituir o sistema existente.

Um detalhado teste de aceitação final (TAF) foi realizado durante várias semanas para assegurar uma operação adequada dos novos equipamentos e sistemas e para validar a programação feita antes da parada. Os operadores foram treinados em uma plataforma de simulação de automação. Todo o equipamento foi instalado e testado durante uma parada de três semanas. Depois que a produção foi retomada, o nível de produção inicial foi alcançado num prazo de três semanas.

A operação de aços para embalagem da Tata Steel oferece um amplo portfólio de aços de alto desempenho para a fabricação de latas. O mix de produtos da Tata Steel inclui chapa estanhada, aços isentos de estanho, chapa preta e o aço laminado Protact, que ocupa uma posição de liderança no mercado, que, por sua vez, inclui aços para lata de alta pureza para estampagem e chapeamento, aços de alta resistência para tampas de fácil abertura e aços revestidos, ideais para alimentação em bobinas para a fabricação de latas. A linha CA 12 foi projetada para espessuras de 0,15 a 0,5 mm e velocidade de processamento de até 600 m/min. Protact é uma marca registrada da Tata.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Primetals

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.