Primeira reunião da Comissão Organizadora define data limite de 01/06/26 para submissão de trabalhos da ABM Week 10ª edição
Entre as informações apresentadas, estão as indicações de prazos, coordenadores, data do evento e confirmações de serviços
Na última terça-feira, 2 de dezembro, a Comissão Organizadora (COM) da ABM Week reuniu-se para discutir as principais propostas e alinhamentos da décima edição do evento. Durante o encontro, foram apresentadas sugestões de datas, diretrizes para submissão de trabalhos e outros marcos relevantes da programação. Um anúncio importante para a décima edição da ABM Week também foi feito: a comunicação sobre datas de abertura e prazo limite para a submissão de trabalhos para a próxima edição – de 02 de fevereiro de 2026 até 1º de junho de 2026.
O Presidente Executivo da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho, abriu a reunião agradecendo a presença dos participantes e anunciou a Gerdau como empresa anfitriã da próxima edição. Em seguida, passou a palavra ao novo coordenador geral do evento, Carlos Daroit, diretor industrial mini-mills da Gerdau, que se mostrou otimista com a edição de 2026. “Temos tudo para fazer, desta, a décima edição, uma edição histórica”, afirmou. Ao lado de Daroit, o Presidente do Conselho de Administração da ABM e CEO da Usiminas, Marcelo Chara, atuará como vice-coordenador geral, além dos professores André Costa e Silva e Antonio Vilela, que responderão pela coordenação técnica.
Dando continuidade, o Diretor de Operações da ABM, Valdomiro Roman da Silva, apresentou um vídeo com os melhores momentos da última edição, que será disponibilizado em breve nos canais oficiais. Antes de avançar para os temas de 2026, a equipe apresentou ainda dados estatísticos sobre o número de participantes por atividade na ABM Week 2025. Em média foi registrado um público de cerca de 600 pessoas que assistiam a cada rodada de trabalhos técnicos e mesas redondas, que ocorriam simultaneamente nas dezoito salas e três auditórios, atestando a força marcante da difusão de conhecimento proporcionada pelo evento.
ABM Week 2026
A próxima edição será realizada de 8 a 10 de setembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. As coordenadorias das comissões técnicas permanecerão praticamente inalteradas, com apenas mudanças pontuais. A COM deliberou por manter e expandir os serviços contratados na edição anterior. Assim, a agência de turismo Tristar seguirá responsável pelo atendimento aos participantes, e a praça de alimentação permanecerá no segundo andar do espaço.
Prazos para submissão de trabalhos
Para a 10ª edição, a Comissão Organizadora decidiu estender em uma semana tanto a avaliação dos trabalhos quanto a divulgação da grade de apresentadores. Desta maneira, a COM acredita aprimorar os fluxos junto aos avaliadores e ao público participante, que terão mais tempo para fases de aprovação e organização da apresentação. Contudo, os organizadores enfatizaram que, mais uma vez ao afirmar que não haverá prorrogação do prazo final de submissão.
Com isso, a submissão dos trabalhos acontece a partir do dia 2 de fevereiro e se encerra no dia 1º de junho. Em seguida, inicia-se o processo de avaliação, que deve ocorrer até, aproximadamente, 8 de julho. A divulgação da grade, tanto no site quanto no aplicativo, está programada para o dia 8 de agosto, pouco mais de um mês antes da ABM Week 10, porém os apresentadores de trabalhos serão informados até 24 de julho, e terão cerca de 45 dias para se planejarem.
Incentivo aos participantes do ENEMET
Em relação ao Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (ENEMET), o comitê reforçou a importância do apoio ao público acadêmico. Por decisão da COM, serão destinados R$ 10 mil a cada uma das universidades com maior participação no ENEMET, com o objetivo de custear a logística de transporte dos estudantes de graduação.
Outro benefício aprovado é a isenção do valor do ingresso para estudantes associados no momento da compra, válida para os três dias do evento. Além disso, no dia 10, último dia da programação, a ABM promoverá novamente a participação de alunos do ensino técnico, por meio de uma parceria a ser alinhada entre empresas mantenedoras, associadas e instituições de ensino. Soma-se o prêmio TMM Best Paper que, a partir da próxima edição, reconhecerá o melhor trabalho publicado na Revista TMM nas áreas de metalurgia, materiais e mineração.
Homenagens para Comissões Técnicas
Nesta edição, serão celebrados o 55º Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos, o 25º Seminário de Mineração e o 45º Seminário de Energia, Utilidades e Transição Energética, e as respectivas Comissões Técnicas deverão organizar uma programação especial com homenagens.
Por fim, foi apresentada a planta com o layout macro do espaço no Pro Magno, possibilitando que empresas mantenedoras e empresas associadas usufruam do benefício da prioridade na escolha da localização de seus estandes. A data do Sponsors’ Day, também foi definida: 6 de agosto, das 17h às 21h, na sede da ABM, quando será apresentada em primeira mão aos patrocinadores, toda a programação final da ABM Week 10ª edição. Em breve, retornaremos com mais informações.






