Presidente da Samarco participa de painel sobre governança de riscos
Rodrigo Vilela esteve em Belo Horizonte para o Encontro de Associados do Capítulo Minas Gerais do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)
Fonte: Samarco
O presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, participou nessa quinta-feira (4/12), em Belo Horizonte, do painel “A Governança de Riscos na Mesa do Conselho”, durante o Encontro de Associados do Capítulo Minas Gerais do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
O painel técnico foi mediado por Flávia Melo, executiva de Governança, Riscos e Compliance da Hect, e contou com a presença de Alberto Ono, presidente do Conselho da Usiminas, e de Luis Gustavo Miranda, coordenador-geral do IBGC-MG. A discussão abordou temas como cenário de riscos globais, governança e modelos de gestão e responsabilização de executivos.
Rodrigo destacou como a gestão de riscos está integrada à estratégia corporativa, à cultura da Samarco e ao processo decisório, com foco em integridade de ativos, segurança operacional e relacionamento com as comunidades. Ele reforçou a importância de uma atenção constante a riscos externos, como volatilidade de mercado, tensões geopolíticas e liquidez.
“Decisões estratégicas só se sustentam com controles robustos, transparência e alinhamento permanente entre Diretoria e Conselho. Mitigar riscos é preservar pessoas, reputação e o futuro do nosso negócio – o que orienta cada passo que damos na Samarco”, destacou Vilela.
O evento reuniu membros do instituto para apresentar o balanço das iniciativas realizadas em 2025, compartilhar perspectivas para 2026 e promover um momento de troca e integração entre os (as) participantes.






