Notícias

12 de Agosto de 2025

Os desafios e oportunidades do aço na ferrovia brasileira ganham foco na ABM Week 2025

Condições atuais de infraestrutura da malha ferroviária criam espaço para inserção da indústria siderúrgica com crescimento econômico tanto do setor quanto do país

Fonte: Assessoria ABM

Desde a década de 90, o transporte ferroviário ganha destaque em múltiplas dimensões devido às diversas vantagens que compõem este modal. Entre elas, um estudo da Confederação Nacional do Transporte apontou que melhorar a infraestrutura ferroviária reduz o tráfego pelas rodovias, melhora o estado de conservação de ruas e estradas e contribui com a redução da emissão de poluentes, além de aumentar a segurança no trânsito. 

Para debater caminhos práticos de investimentos, integração multimodal e perspectivas, a 9ª edição da ABM Week, maior encontro técnico-científico e empresarial da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, promove, no dia 10 de setembro, a mesa-redonda “Investimentos em ferrovias: desafios e oportunidades para a indústria do aço”, reunindo especialistas do setor público e privado como Transnordestina, VLI, MRS Logística e da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

Promovida pela Comissão Técnica de Logística, Suprimentos e PCP, coordenada por Vitor José Melo Soares; Diretor de Logística da Usiminas e Delmi Vicente de Carvalho; Coordenador do GT de Logística do CRAMG, a mesa-redonda será moderada por Ramon Victor Cesar, Presidente da BHTRANS e professor da Fundação Dom Cabral. O debate abordará estratégias de investimentos, privatizações e concessões, com um olhar na integração multimodal para otimização de processos com tecnologias adequadas, que resultem em perspectivas de aumento de competitividade e crescimento econômico.

"Na reunião de nivelamento com o grupo técnico, acordamos que o foco deve ser o cenário atual e as perspectivas futuras pensando em como melhorar a competitividade do setor.”, relatou Delmi, um dos coordenadores da mesa de debate. No campo técnico, ele complementou “Entre os temas técnicos, vamos abordar gargalos logísticos enfrentados atualmente, a intermodalidade e também o aperfeiçoamento regulatório em curso na ANTT e autorregulação, e como esses avanços podem potencializar os investimentos em ferrovias".

Participam como palestrantes:

- Guilherme Segalla de Mello; Presidente da MRS Logística;

- Alex Trevisan; Diretor Comercial e Terminais da Transnordestina;

- Fábio MarchioriCEO da VLI;

- Davi Barreto; Presidente da ANTF.

O debate considera o cenário atual em que as ferrovias representam apenas 15% da matriz do transporte de carga, enquanto em outros países com mesmas dimensões continentais, o modal ferroviário tem uma participação média de 48%, segundo os dados do BNDES,o que provocará discussões sobre formas de fomentar o crescimento técnico e econômico.

“Essa é uma ótima oportunidade de discutirmos as condições atuais da infraestrutura da malha ferroviária no contexto da indústria do aço, com o olhar de especialistas do setor para entendermos os desafios e oportunidades de crescimento sustentável no setor. As ferrovias têm um papel estratégico na logística de insumos e produtos, podendo reduzir custos, aumentar a eficiência e diminuir impactos ambientais. Esse debate vai contribuir para um olhar no desenvolvimento econômico e industrial do Brasil”, garantiu o coordenador.

O objetivo da mesa é também discutir objetivos que resultem em perspectivas de aumento de competitividade e crescimento econômico do país, abordando também os benefícios indiretos gerados por essa modalidade de transporte. 


Serviços

Mesa Redonda: Logística, Suprimentos e PCP / Tema: Investimentos em ferrovias: desafios e oportunidades para a indústria do aço

Data: 10/09/2025 

Horário: 11h05 – 12h45

Local: Auditorium Vale Inovação — no Pro Magno Centro de Eventos, Avenida Professora Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Programação completa do evento: https://abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/programacao

Inscrições: https://abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/inscricoes


Sobre a 9ª ABM Week
A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), o evento reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stock Total, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, Densix, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace, GE Vernova, Gervasi, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, TMEIC, Termopellets, Utis, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia.