ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Número expressivo de participantes e alto nível técnico marcam ABM WEEK 2017

Após quatro dias de múltiplas atividades, a 3ª edição da ABM WEEK chegou ao fim com balanço extremamente positivo, conforme destacaram os membros da coordenação do evento e o presidente executivo da entidade, Horacidio Leal Barbosa Filho.

“Estou feliz pelo excelente feedback que recebemos nessa semana. Tivemos boa organização e a qualidade do conteúdo foi excepcional”, comemorou Leal, durante cerimônia de encerramento, realizada na tarde de 5 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

O presidente ressaltou que, apesar da conjuntura política conturbada, o evento teve aumento no número de inscritos, que chegou a 1.449 esse ano. “Do Enemet (Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas), participaram 313 estudantes vindos de diversos estados brasileiros, como Ceará, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais”, completou. Os cursos organizados como parte da semana tiveram a participação de 97 pessoas.

Agradecendo estudantes, profissionais da indústria, palestrantes e os 57 patrocinadores do encontro, Leal afirmou que acredita em mais crescimento para a edição de 2018. “No ano que vem, com um momento político mais calmo, espero vê-los com o mesmo entusiasmo que demonstraram aqui – e que ultrapassemos 2 mil participantes”, concluiu.

Em uma apreciação final da ABM WEEK, o coordenador técnico do evento, Marcelo Breda Mourão, professor da Poli-USP, observou que os organizadores ficaram otimistas com a qualidade científica dos trabalhos apresentado. “Mas a análise quantitativa chama a atenção. Foram 11 eventos e 107 sessões técnicas, orais e pôsteres, todos eles bastante movimentados, com salas cheias. Também foi registrado recorde de inscrição de trabalhos – mais de 800. O no show foi inferior a 10%”, descreveu.

Segundo Mourão, houve uma participação intensa de trabalhos apresentados por profissionais da indústria, individualmente ou em parceria com acadêmicos. “As sessões possibilitaram perguntas e debates muito interessantes, que por vezes até tivemos de interromper, por falta de tempo”, lembrou.

A Semana também recebeu empresas que não tinham uma participação tradicional na ABM WEEK, de setores como os de compósitos e não metálicos. “O evento confirmou sua importância inclusive para o estreitamento de relações entre empresas e networking”, pontuou o professor.

Premiações

A cerimônia de encerramento da ABM WEEK foi marcada pela entrega de dez prêmios de reconhecimento técnico. Eles são conferidos anualmente aos associados ABM autores das melhores contribuições apresentadas em congressos da entidade no ano anterior. Dessa vez, foram premiados trabalhos apresentados na ABM WEEK 2016. Os prêmios, instituídos pela ABM, são patrocinados por empresas dos setores.

Foram realizadas, ainda, homenagens ao engenheiro metalurgista Delmar Barros Ribeiro (ArcelorMittal) e ao engenheiro mecânico Ronaldo Barbosa (UFMG), em função de suas contribuições para as comissões técnicas da ABM.

A solenidade cedeu espaço também ao Prêmio Industrial do Apdic, concedido à Tenaris. Criado em 1980 pela Alloy Phase Diagram International Commission, o prêmio internacional visa disseminar conhecimento nos campos da termodinâmica e diagrama de fases.

Patrocínio

A ABM WEEK 2017 contou com o patrocínio das empresas: Açokorte, Anglo American, Aperam, ArcelorMittal, Ardokum, Atomat, Beda, BNDES, BRC, CBMM, CISDI, Clariant, Danieli do Brasil, DDMX, Eisenwerk Sulzau, ESW, Fosbel, Gerdau, Hamon, iba, Ibar, Imerys, IMS GmbH, Kelk/PML, Kuttner, Lechler, Magnesita, MRS, NSK,  PML Petersen Matex, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHI, RIP, Russula, Saint-Gobain,Scantec, SESI, Scantech, SMS Group / Paul Wurth, Spraying Systems, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken do Brasil, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Veolia, Vesuvius, Villares Metals, Viridis e White Martins.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.