ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Gerdau Cartersville aumenta produtividade com modificação feita pela Primetals

Em janeiro, uma máquina de lingotamento contínuo modificada pela Primetals Technologies iniciou operação na usina da Gerdau em Cartersville (Geórgia – EUA). O objetivo do projeto, solicitado no final de 2016, era produzir mais um formato de blanks para vigas (BB4). Isto permite que a Gerdau lamine produtos acabados de maiores dimensões para aplicações na indústria de construção. 

A máquina de lingotamento contínuo de quatro veios foi instalada pela Primetals em 1998/99, tendo sido projetada para uma produção anual de 692.000 toneladas métricas. A planta possui um molde curvo, raio de máquina de oito metros e comprimento metalúrgico de 23 metros, sendo usada para a produção de aços baixo e médio carbono. Até então, era possível produzir dois formatos de tarugo, dois formatos de bloco e um formato de blank para vigas. Com a modificação introduzida pela Primetals Technologies é possível lingotar mais um formato de blank de dimensões maiores. 

A Primetals Technologies foi responsável pela engenharia básica e de detalhamento, bem como pela fabricação e fornecimento de novos moldes, segmentos, sistemas de barra falsa e unidade de extração. Além disso, foi instalado um novo sistema de resfriamento secundário adaptado às necessidades do novo formato de blank para vigas.

A Gerdau é líder na fabricação de aços longos nas Américas, com uma capacidade instalada de 25 milhões de toneladas de aço por ano. As usinas da Gerdau nos Estados Unidos e Canadá têm uma capacidade anual de cerca de 12,4 milhões de toneladas de produtos acabados, incluindo barras, SBQ (barras de qualidade especial) e vergalhões, aço estrutural, aços planos e fio máquina. A usina de Cartersville fabrica principalmente perfis de aço, tais como suportes, cantoneiras e vigas de abas largas.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Primetals Technologies

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.