ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Fórum discute novas tecnologias para coqueria, aglomeração e redução

Além da necessidade de buscar o menor custo para a produção de gusa e de atender o maior rigor das políticas ambientais, as siderúrgicas precisam lidar com outras situações desafiadoras, como a baixa qualidade de minérios e carvões, que exigem novos processos e tecnologias para sinterização e coquerias.

É nesse cenário que será realizado o fórum “Tecnologia na área de redução - Da história ao estado da arte”, no dia 5 de outubro. O evento faz parte da programação da ABM WEEK 2017, que acontece de 2 a 6 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

“O objetivo é levar aos participantes as informações mais atualizadas sobre os desenvolvimentos voltados às áreas de coqueria, aglomeração e redução”, comenta Beatriz Fausta Gandra, pesquisadora especialista de fabricação de gusa da Usiminas e coordenadora do Fórum da ABM.

Ela explica que, diante dos desafios impostos à indústria, as tendências apontam para a adequação dos processos às matérias-primas de menor qualidade e para a alteração no modo de operação (como o maior uso de pelotas, por exemplo). “Também há oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias mais disruptivas, como o uso de HBI em altos-fornos para obter maior eficiência em produção e consumo de combustível”, comenta Gandra.

A programação do Fórum conta com apresentação do professor o Fernando Landgraf, diretor-presidente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que falará sobre a evolução do perfil interno dos altos-fornos brasileiros do século 19. Também promete atrair a atenção do público a participação de Johannes L. Schenk, professor da Montanuniversitaet Leoben, da Áustria, que abordará desafios e oportunidades na área de redução na Europa.

Outros destaques do evento são as palestras de Helênio Silva (Paul Wurth) que apresentará os avanços tecnológicos para coquerias, e de Hamilton Pimenta (Vale), que abordará novos processos de aglomeração.

As inscrições para a ABM WEEK podem ser feitas pelo site do evento. Profissionais associados à ABM têm descontos especiais. Docentes, estudantes e funcionários de empresas mantenedoras e associadas à entidade também têm acesso a taxas reduzidas.

A ABM WEEK 2017 conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Anglo American, Aperam, ArcelorMittal, Ardokum, Atomat, Beda, BNDES, BRC, CBMM, CISDI, Clariant, Danieli do Brasil, DDMX,  Eisenwerk Sulzau, ESW, Fosbel, Gerdau, Hamon, iba, Ibar, Imerys, IMS GmbH, Kelk/PML, Kuttner, Lechler, Magnesita, MRS, NSK,  PML Petersen Matex, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHI, RIP, Russula, Saint-Gobain, Scantech, SMS Group / Paul Wurth, Spraying Systems, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken do Brasil, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Veolia, Vesuvius, Villares Metals, Viridis e White Martins.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.