Notícias

30 de Setembro de 2025

Cibersegurança Industrial ganha destaque na ABM Week 2025

Evento reuniu especialistas para debater riscos e soluções para proteger sistemas críticos e estratégicos, garantindo a proteção da indústria

Fonte: Assessoria ABM


A escalada dos ataques cibernéticos em ambientes industriais tem alertado empresas em todo o mundo. Por conta dessa preocupação, a discussão sobre segurança no ambiente digital foi um dos principais temas explorados na 9ª edição da ABM Week, maior encontro técnico-científico e empresarial da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração. 


O encontro aconteceu na mesa-redonda “Cibersegurança Industrial: Estratégias e Experiências Práticas”, e reuniu o Head of Information Security, IT Risks and Digital Compliance da Nexa Resources, Maurício Veloso; o Gerente de Segurança da Informação da Usiminas, Murilo Pereira Oliveira; o Engenheiro de Soluções de IoT Industrial – LATAM da Cisco, Julio Cesar Gouy; e o Engenheiro de Soluções Principal – LATAM da Claroty, Felipe Coelho Ribeiro.


Moderado por Symonsen Acorroni, coordenador do curso de pós-graduação em Segurança Cibernética Industrial da PUC, o encontro abordou o cenário da cibersegurança no Brasil, considerando estratégias de proteção para dados industriais, integração de ambientes, conformidade regulatória e mitigação de riscos em um cenário em que IoT, OT e TI convergem rapidamente, ampliando a superfície de exposição a ataques. 


“A indústria brasileira ainda está aprendendo que não existe transformação digital sem segurança cibernética. O avanço dos ataques, especialmente em ambientes industriais, escancarou o que já sabíamos: muitos projetos de modernização foram implementados sem considerar a cibersegurança desde a origem, sem o princípio do secure by design”, alerta Acorroni. “A maturidade é desigual — temos ilhas de excelência, mas no geral o setor ainda reage mais do que se antecipa. Se a digitalização seguir descolada da segurança, estaremos apenas criando uma nova superfície de ataque, mais ampla e mais crítica.”


Durante as conversas, Murilo destacou a importância dos investimentos em segurança cibernética e a necessidade de mostrar o retorno ao negócio. “Investimentos em cibersegurança são relevantes, o grande desafio é mostrar a geração de valor ao negócio”, ressaltou o profissional da Usiminas. 


Murilo Pereira Oliveira, Gerente de Segurança da Informação da Usiminas 


A iniciativa acompanha o fortalecimento da transformação digital no setor mínero-metalúrgico, em que tecnologias como IA, automação e IoT estão cada vez mais presentes. Como destacado nesta análise sobre tendências do setor em 2025, proteger sistemas industriais tornou-se prioridade diante da dependência crescente de soluções conectadas.


“Em um cenário onde a digitalização avança rapidamente, mesas-redondas como esta permitem discutir não só tendências, mas desafios concretos — como proteger sistemas industriais de indisponibilidades causadas por erro humano, falha de hardware e software, alinhar TI e OT e integrar segurança desde o projeto. É nesses fóruns que o setor define caminhos comuns, compartilha boas práticas e amplia a consciência coletiva de que inovação e segurança devem andar juntas”, concluiu o moderador.


Os integrantes da mesa também discutiram como normas e regulamentações mais rígidas podem contribuir para a resiliência operacional, preservando a continuidade dos negócios e a integridade da infraestrutura crítica frente ao aumento da complexidade digital.


Serviço: ABM Week

Data: 9, 10 e 11 de setembro de 2025

Local: Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/programacao

Sobre a 9ª ABM Week

A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina

voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CIT Senai, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stocktotal, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, DENSYX, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace Solutions, GE Vernova, GERVASI ITALIA SpA, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, Thermopellets, TMEIC, UTIS, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia