CBMM: Capacitação prepara time da ETEL para os novos desafios da produção de Óxidos de Nióbio
Treinamento realizado na CBMM Araxá reforça a preparação das equipes para novos processos de tratamento de efluentes e valorização de subprodutos industriais
Fonte: CBMM
A CBMM realizou, em julho, um treinamento técnico voltado ao aprimoramento das práticas no tratamento de efluentes na planta de Óxidos, em Araxá (MG).
A iniciativa reforça o compromisso da companhia com a capacitação contínua das equipes e com a adoção de soluções sustentáveis em seus processos industriais.
Durante o programa, foram revisados fundamentos físico-químicos essenciais ao tratamento de efluentes e apresentados novos projetos voltados à eficiência operacional e ambiental da unidade.
Um dos destaques é o novo sistema de pré-tratamento com Geocálcio, previsto para entrar em operação em 2025. A solução contribuirá para o controle de sulfatos nos efluentes, otimizando as etapas seguintes de tratamento e apoiando o reuso de água no processo produtivo.
Outra frente apresentada durante o treinamento foi a futura Unidade de Beneficiamento de Efluentes (UBE), com início de operação previsto para 2026. A estrutura será responsável por tratar os efluentes gerados na planta, promovendo o reuso de água e viabilizando a recuperação da Glaserita precipitada — subproduto com potencial de aplicação na agricultura.
Iniciativas integradas impulsionam inovação e sustentabilidade
Mais do que a atualização técnica, a capacitação também teve como objetivo integrar diferentes áreas envolvidas nos projetos, promovendo alinhamento estratégico e troca de conhecimento entre os times.
Essas iniciativas fazem parte da agenda da CBMM voltada à excelência operacional, inovação tecnológica e desenvolvimento de soluções alinhadas aos pilares ESG da companhia.
Para Marcos Alvarenga, da área de Desenvolvimento de Processos e Produtos, a iniciativa refletiu o comprometimento da equipe e a importância do aprendizado coletivo:
"O treinamento só foi possível devido ao comprometimento de um grupo muito dedicado, no qual cada um assumiu seu protagonismo para o sucesso. Foi uma oportunidade ímpar, pois buscamos correlacionar o conhecimento teórico com o conhecimento operacional."
Para Pedro Henrique Silva, da área de Águas, Efluentes e Utilidades, a iniciativa foi essencial para aprofundar o entendimento dos processo:
"Adorei o treinamento. O conteúdo foi muito claro, direto e ajudou a entender todo o processo. Achei excelente a forma como foi organizado e apresentado. Realmente agregou muito ao nosso aprendizado."
Os depoimentos evidenciam o protagonismo das equipes técnicas e o impacto positivo da capacitação sobre a operação e a cultura de inovação na CBMM. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento contínuo das pessoas e a busca por soluções cada vez mais sustentáveis e eficientes.






