Notícias

26 de Agosto de 2025

ArcelorMittal: Projeto leva saúde visual a cerca de 50 estudantes da rede pública de Sabará

A ação tem como principal objetivo garantir o bem-estar e contribuir para o desempenho escolar das crianças dentro e fora da sala de aula. Ao todo, 274 alunos da rede pública municipal participaram da triagem inicial, realizada por professores e educadores capacitados

Fonte: ArcelorMittal

Cuidar da visão é também cuidar do futuro. No último dia 14, 49 estudantes do 1º ano do ensino fundamental da rede pública de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, receberam óculos por meio do programa Ver e Viver, uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a prefeitura do município.

A ação tem como principal objetivo garantir o bem-estar e contribuir para o desempenho escolar das crianças dentro e fora da sala de aula. Ao todo, 274 alunos da rede pública municipal participaram da triagem inicial, realizada por professores e educadores capacitados. Desses, 147 foram encaminhados para consultas com o oftalmologista. Após o diagnóstico médico, 49 estudantes receberam indicação de correção visual e foram contemplados com óculos de grau, oferecidos gratuitamente pelo projeto.

“Acreditamos que enxergar bem é um passo fundamental para aprender melhor. Contribuir para a saúde visual dessas crianças é, acima de tudo, investir no desenvolvimento e no futuro delas. O Ver e Viver é uma forma concreta de apoiar a educação e promover igualdade de oportunidades desde os primeiros anos escolares”, destaca Thiago Salles, gerente de trefilaria da ArcelorMittal.

Realizado desde o ano 2000 nos municípios onde a empresa atua, o Ver e Viver busca promover a saúde visual de crianças em idade escolar, identificando precocemente possíveis dificuldades e oferecendo suporte adequado. A metodologia inclui testes de acuidade visual, consultas especializadas e, quando necessário, a doação dos óculos.