ArcelorMittal: Joinville recebe Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica e reforça tradição como polo da modalidade no Brasil
Competição organizada pela AGRDJ e Federação de Ginástica de Santa Catarina tem patrocínio da ArcelorMittal
Fonte: ArcelorMittal
De 14 a 17 de agosto, Joinville (SC) foi palco da ginástica rítmica catarinense, reunindo talentos do estado em um evento de destaque. O Ginásio Municipal Abel Schulz recebeu o Campeonato Estadual – Categoria Infantil, o Torneio Estadual – Infantil e a Copa Santa Catarina de Conjuntos – Juvenil, que contou com a participação de cerca de 200 atletas, entre 12 e 15 anos, de diferentes cidades catarinenses. Com entrada gratuita, as competições foram organizadas pela Associação de Ginástica Rítmica de Joinville (AGRDJ) e pela Federação de Ginástica de Santa Catarina, com patrocínio da ArcelorMittal.
As competições do Torneio Estadual ocorreram no dia 14 de agosto; e do Torneio e Campeonato Estadual nos dias 16 e 17 de agosto. Estiveram presentes no Campeonato Estadual meninas de 12 (nível 1) e 13 anos (nível 2) da elite do estado na modalidade. Entre elas, Eduarda Zimermann Menestrina, de Joinville; Campeã Estadual nos anos de 2022 e 2023 e vice-campeã em 2024; além de Isabelli Silva, de Florianópolis; e Maria Macedo, de Blumenau.
Para a AGDRJ, mais do que um evento esportivo, a realização do campeonato consolida Joinville como referência na modalidade, não apenas no estado mas também no Brasil, revelando talentos que representam o país em competições internacionais.
A Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal em Santa Catarina, Fernanda Valadares, empresa patrocinadora do evento, acredita que investir na ginástica rítmica é também investir em desenvolvimento humano. “O esporte transforma vidas, amplia oportunidades e fortalece comunidades. Estar ao lado de um projeto como o da AGRDJ reforça nosso compromisso com a cultura, a educação e o esporte”, destaca a gerente.
Para Deise Leticia Franceschi, presidente da AGRDJ, o patrocínio da ArcelorMittal ao Clube AGRDJ é essencial, pois os recursos permitem manter e fortalecer nossa equipe técnica. “Já o apoio direto ao campeonato é fundamental para que possamos realizar este evento com maestria, oferecendo aos atletas do estado um evento de qualidade, conforto e beleza, trazendo para Joinville um evento de grande porte que inspira as novas gerações”, explica.
ArcelorMittal
Maior produtora de aço no Brasil e líder mundial, a ArcelorMittal produz soluções em aço para variados segmentos industriais. Em Santa Catarina, possui duas Unidades, a Tuper, localizada em São Bento do Sul, que atua há 54 anos na transformação de aço para os segmentos industrial, automotivo, construção civil, agronegócio, óleo e gás, entre outros; e a Unidade Vega, localizada em São Francisco do Sul, que opera há 22 anos na produção de aços leves, flexíveis, fortes e resistentes que atendem os mercados automobilístico, de construção civil e de eletrodomésticos.
Os investimentos na área social também são significativos, apoio que é reforçado por meio do patrocínio a projetos desenvolvidos em prol da comunidade onde a empresa atua, seja através de capacitação, inclusão ou geração de renda para os beneficiados, nas seguintes linhas de atuação: cultura, esporte, educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento comunitário.
AGRDJ
Presente na cidade desde 1979, a Associação de Ginástica Rítmica de Joinville é reconhecida pela formação de atletas que chegaram à Seleção Brasileira, como Mariany Miyamoto — bicampeã brasileira, cinco vezes campeã sul-americana e participante de quatro Copas do Mundo — e a jovem Ana Luiza Souza, recentemente convocada para a equipe nacional e atualmente campeã na etapa da Copa do Mundo de Portimão (2025), além de inúmeras conquistas.
O clube treina suas ginastas no Ginásio Municipal de Ginástica Rítmica Perácio Bernardo, no bairro Boa Vista, considerado o maior centro de treinamento de ginástica rítmica do país, com três áreas oficiais de competição. O espaço também serve como um polo social: atende cerca de 100 crianças e adolescentes, trabalhando valores como disciplina, respeito, responsabilidade e trabalho em equipe. “Nosso objetivo é formar atletas-cidadãos, unindo alto rendimento e inclusão social. O campeonato é uma vitrine para que novas gerações se inspirem”, afirma a presidente da AGRDJ, Deise Leticia Franceschi.






