ABM Week 10 abre submissão de trabalhos com data limite 1º de junho
Avaliadores destacam pontos relevantes para uma produção técnico-científica qualificada. Apresentação de trabalhos no evento mantém o compromisso com a evolução do setor industrial e da ciência, fortalecendo a sinergia entre empresas e academia
Fonte: Assessoria ABM
Com a chegada do período de submissão de trabalhos técnicos se aproximando, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) conversou com os professores-avaliadores para informar aos autores como fazer uma submissão adequada e destacar os critérios do processo avaliativo. No período de 2 de fevereiro a 1 de junho, impreterivelmente, profissionais da indústria, estudantes, professores, pesquisadores e interessados poderão submeter seus trabalhos técnicos para a ABM Week 10, o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina para os setores de Metalurgia, Materiais e Mineração.
A apresentação de trabalhos técnicos é uma das etapas centrais da programação da ABM Week e representa a salvaguarda de um importante instrumento de difusão do conhecimento científico e tecnológico do setor, ano após ano. Vale lembrar que a ABM Week congrega, em uma única semana, os principais e mais tradicionais congressos, seminários e fóruns de debate do setor minero-metalúrgico no Brasil e na América Latina. Isso representa o permanente compromisso com a evolução de conhecimento nas mais importantes áreas da indústria e da academia. Para integrar esse ecossistema, os autores interessados devem submeter seus trabalhos exclusivamente pelo site oficial da ABM,respeitando as normas técnicas e diretrizes disponíveis no site, e o mais importante, o prazo limite de 1 de junho, sem prorrogação.
Segundo o professor, doutor e avaliador da ABM, Antônio Cezar Faria Vilela, um dos Coordenadores Técnicos do evento, a participação em congressos desempenha papel estratégico tanto para a academia quanto para a indústria. “A submissão de trabalhos técnicos de pesquisa em congressos e seminários é um passo importante para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico. Esses espaços permitem que os estudos sejam divulgados e avaliados criticamente por especialistas, o que contribui para o aprimoramento dos resultados e para futuras publicações em periódicos de alto impacto, refletindo ainda em inovações e aprimoramentos práticos no campo profissional”, afirma.
Etapas do processo de submissão
O preparo de um trabalho técnico começa com a definição clara do problema a ser analisado e dos objetivos da pesquisa. De acordo com Vilela, sempre que possível, esses objetivos devem ser quantificados por meio de metas bem estabelecidas. “Após a definição do tema, é fundamental apresentar uma revisão bibliográfica atualizada, que sirva de base para os fundamentos da pesquisa, seguida da descrição justificada da metodologia utilizada”, explica.
A metodologia deve detalhar os procedimentos de obtenção e análise dos dados, o local de realização do estudo e os recursos empregados. Na sequência, o trabalho deve apresentar os resultados obtidos, acompanhados de discussão à luz da literatura consultada, e, por fim, as conclusões, que devem ser objetivas e não interpretativas. “Um roteiro básico ajuda na organização do trabalho: introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências bibliográficas. Além disso, o texto precisa ser claro, com linguagem objetiva e impessoal”, reforça o professor.
Avaliação técnica e publicação
Todos os trabalhos submetidos à ABM Week 10 passam por avaliação das comissões técnicas da ABM, que analisam critérios como relevância do tema, consistência metodológica, originalidade e contribuição para o setor. Caso necessário, os autores podem ser contatados para realizar ajustes antes da aprovação final.
Somente os trabalhos aprovados e efetivamente apresentados durante o evento serão publicados no ABM Proceedings, com atribuição de DOI (Digital Object Identifier), o que amplia a visibilidade, a rastreabilidade e a possibilidade de citação por outros pesquisadores e profissionais.
Para o professor André Luiz da Costa e Silva, Coordenador Técnico da ABM Week e docente da Universidade Federal Fluminense, a submissão de trabalhos também fortalece o intercâmbio entre academia e indústria. Para ele, “além do fator acadêmico, ela continua a ser um momento de grandes possibilidades de contatos e networking, onde estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da indústria se encontram para trocar conhecimento e experiência. Essa troca ocorre não apenas através da apresentação de trabalhos e sua discussão, mas também nos contatos pessoais que ocorrem ao longo de todo o evento, ao longo dos encontros e apresentações, onde todos podem participar”, destaca.
O docente esclarece o processo de submissão de trabalhos por parte dos avaliadores, que apesar de oneroso, é recompensado pela qualificação das obras apresentadas no congresso. “Mesmo com cerca de mil trabalhos apresentados por ano, a ABM Week prima pela qualidade e atualidade das obras. Depois de submetidos, todos os trabalhos são avaliados tanto por professores quanto profissionais da área contemplada, a fim de garantir a qualidade e a pertinência dos temas e suas devidas abordagens. Em seguida, a submissão passa diretamente pela apresentação na íntegra do projeto, no formato de congresso feita diretamente no site dedicado da ABM. Assim, é eliminada a pré- avaliação dos abstracts [apresentação concisa de até dois parágrafos com o resumo da obra] tornando o processo mais dinâmico e eficaz”, explica.
Ambiente de troca e formação de parcerias Além da divulgação técnico-científica, a ABM Week é reconhecida como um ambiente propício para networking e formação de parcerias. Conforme observa Vilela, o contato direto entre autores e participantes de diferentes áreas favorece colaborações futuras. “Esses eventos criam oportunidades para parcerias em projetos de pesquisa, formação de recursos humanos e maior visibilidade das linhas de estudo, muitas vezes resultando em aplicações práticas no setor industrial e em contribuições estratégicas”, afirma.
Com a abertura da submissão de trabalhos para a ABM Week 10, a ABM reforça seu compromisso com a valorização da produção técnico-científica e com a promoção de um espaço qualificado para o debate e a inovação nas áreas de metalurgia, materiais e mineração.
Serviço | 10ª ABM Week
- Data: 8 a 10 de setembro de 2026;
- Local: Pro Magno Centro de Eventos – Av. Professora Ida Kolb, 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP;
- Informações: https://abmbrasil.com.br/evento/abm-week-10






