ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

15° MOLDES mostrará os rumos da indústria de ferramentas, moldes e matrizes

O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, em Sumaré, e reunirá ferramenteiros, projetistas, fabricantes, compradores e acadêmicos, além de profissionais de siderúrgicas e da indústria de alumínio.

Os desafios do mercado de aços ferramenta no Brasil, a transformações provocadas pela 4ª revolução industrial e os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos estarão no centro dos debates do 15º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes, o MOLDES ABM.

Realizado entre os dias 23 e 24 de novembro, na sede da Villares Metals, em Sumaré (SP), o evento reunirá ferramenteiros, projetistas, fabricantes, compradores e acadêmicos, além de profissionais de siderúrgicas e da indústria de alumínio. “Em um cenário de grandes desafios para as empresas, o encontro visa a difusão de conhecimento e a discussão dos caminhos possíveis rumo à excelência”, diz o coordenador do evento Paulo de Tarso Haddad, especialista de engenharia de aplicação e assessor técnico da Villares Metals.

Com inscrições limitadas, o MOLDES 2017 tem uma programação extensa e que inclui espaço para debater as profundas mudanças tecnológicas trazidas pela Indústria 4.0. Também contará com a participação de representantes de montadoras de veículos, que falarão sobre a produção de ferramentas no Brasil. Novas tecnologias para texturização de ferramentas e para a estampagem de peças para a indústria automobilística estarão em pauta.

Para o segundo dia de evento está prevista a realização de dois cursos rápidos: “Tratamento superficial de aço-ferramenta” e “Aços-ferramenta e tratamento térmico”. Também haverá visita técnica às instalações da Villares Metals com vagas restritas.

Realizado pela ABM há quinze anos, o MOLDES se tornou um fórum importante para o fortalecimento da cadeia de ferramentas, moldes e matrizes. Ao longo desse período, “outros fóruns surgiram e uma entidade de classe foi criada, a Associação Brasileira da Industria de Ferramentaria (Abinfer)”, comenta Haddad, lembrando que tais passos foram importantes para a sobrevivência da indústria em meio à crise econômica que atinge o país nos últimos anos.

Como já é tradição, a cada edição o MOLDES homenageia uma personalidade importante para o setor. Nesse ano, o agraciado será o professor Alceri Antonio Schlotefeldt, coordenador de negócios dos Institutos Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Laser e professor da Faculdade Cenecista em Joinville (SC).

Para inscrições e mais informações, acesse a página do evento.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.