ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Estamos em home office. O suporte pelo tel (11) 5534-4333 estará indisponível nesse período.

ONLINE | Fadiga de materiais e introdução à mecânica da fratura: conceitos, ensaios e previsões de integridade e vida útil

inscreva-se
Local: Microsoft Teams
Horário: 18h às 20h
Endereço: O link de acesso será enviado aos participantes após a confirmação da inscrição
Data: 20/09 a 01 de outubro de 2021
Carga Horária: 20 horas
Objetivo:

Fornecer aos participantes os conceitos sobre a degradação dos materiais metálicos e não metálicos por mecanismo de fadiga, com ênfase na avaliação, previsão e mitigação de iniciação de trincas, sua propagação e ocorrência de fratura final. O curso se inicia pela apresentação da fenomenologia envolvida com as falhas por fadiga e são então apresentados os métodos de projeto e previsão de vida dos componentes susceptíveis a falhas desta natureza. Na sequência do curso, são apresentadas as técnicas de ensaios experimentais utilizados para determinar as propriedades de fadiga dos materiais de engenharia. É também apresentada uma breve introdução à Mecânica da Fratura e como podem ser previstos eventos de fraturamento final de materiais após o dano de fadiga. Exercícios de aplicação e cases são propostos fora e dentro de aula, para ilustrar a previsão de ocorrência de fadiga, número de ciclos à falha e possibilidade de ocorrência de fratura final em componentes tomados como exemplo.

Público-alvo:

Profissionais de nível técnico ou superior envolvidos com o tema ou que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos. 

Estudantes de nível técnico ou superior que tenham conhecimentos básicos ou experiência no tema.

Requisitos:

Para participar é indispensável o uso de um equipamento com conexão à internet e sistema de áudio.

Observações gerais:

Regulamento:

-  A transmissão das aulas será ao vivo, com interatividade e a gravação disponibilizada por até 05 dias úteis após o término do curso;

- Para participar, é indispensável o uso de um equipamento com conexão de internet e áudio (headset, caixa de som, etc.);

- O acesso será enviado aos participantes por meio de link, após a confirmação do pagamento;

- O material didático será enviado por e-mail;

- O certificado de participação é emitido somente aos alunos que entregarem, no prazo, a avaliação de retenção de conhecimento, independente do resultado (nota) da avaliação.

- Atenção: A inscrição no curso não garante a sua realização e a ABM reserva-se ao direito de adiá-lo ou cancelá-lo, caso não haja quórum.

- A confirmação do curso é feita até 10 dias antes da data de realização, a depender do quórum. Sendo a confirmação ou o cancelamento do curso informados por e-mail e/ou contato telefônico.

 - O pagamento do curso poderá ser feito das seguintes formas: boleto bancário, cartão de crédito ou faturamento em nome da empresa.

- Após o pagamento da inscrição não serão aceitos cancelamentos. A inscrição é pessoal e intransferível, sendo aceita substituição de participante somente quando comunicada formalmente até 72 horas (3 dias) antes do início do curso e devidamente autorizada pela ABM. A troca só será autorizada se o participante pertencer a mesma categoria de taxa de inscrição.

Não será aceita a participação de pessoas não inscritas e não autorizadas. Participantes não autorizados terão acesso bloqueado.

 

Faturamento para empresa:

Dúvidas devem ser encaminhadas à financeiro@abmbrasil.com.br

 

WARNING - this course will be available only in portuguese.

 

Registration for foreigners:

Please send a message to cursos@abmbrasil.com.br, informing which course you want to register for.

Corpo Docente:

Prof. Dr. Gustavo Henrique Bolognesi Donato

Professor titular e pesquisador da FEI, Doutor em engenharia pela POLI-USP (2008), pós-graduado pela FGV-EAESP (2007) e Engenheiro Mecânico pela FEI (2004). Tem experiência nas áreas de comportamento mecânico de materiais e otimização de projetos envolvendo simulação estrutural focada em fadiga, mecânica da fratura e análise de integridade e vida útil de componentes e estruturas. Atua há 15 anos em pesquisas e projetos envolvendo os mais variados setores, do Automobilístico ao Agro, Equipamentos e à Indústria Petroquímica e de Óleo e Gás.

Programa:

1. Introdução e Motivação ao Estudo da Fadiga.

a. Histórico e a participação da fadiga nas falhas reais.

b. Abordagens total-life (vida total) e defect-tolerant (tolerância ao defeito).

 

2. Conceitos Fundamentais da Elasticidade e Plasticidade para entendimento da mecânica dos materiais sob dano.

a. Componentes de tensões e deformações.

b. Elasticidade linear e a lei de Hooke generalizada.

c. Critérios de escoamento e comentários sobre encruamento.

 

3. Fadiga – Mecanismos, Definições e Abordagens total-life.

a. Mecanismos de nucleação e propagação de trincas (foco em metais, com tópicos especiais em polímeros, compósitos e cerâmicos).

b. Superfícies típicas de fadiga para compreensão e análise de falhas.

c. Abordagem Tensão-Vida em fadiga (S-N).

d. Abordagem Deformação-Vida em fadiga (e-N).

e. Efeitos de variáveis de solicitação, além de comentários sobre fadiga multiaxial e contagem de ciclos em carregamentos variáveis e aleatórios.

 

4. Ensaios Experimentais para Caracterização de Propriedades de Fadiga. Fundamentos das normas aplicáveis, equipamentos e recomendações de procedimentos.

a. Ensaios controlados por tensão vs. ensaios controlados por deformação.

b. Metodologias, normas e tipos de ensaios e equipamentos.

 

5. Introdução à Mecânica da Fratura.

a. Mecânica da fratura elástica-linear: forças motrizes de trinca (K).

b. Superfícies típicas de fratura para compreensão e análise de falhas.

c. Comentários sobre a abordagem de crescimento de trinca por fadiga (da/dN vs. Delta_K). Limiar de propagação, propagação estável e propagação instável.

 

6. Exercícios de aplicação para previsão de vida à fadiga e previsão de fratura de componentes.

Taxa de Inscrição:
Categoria Valor
Associado ABM Júnior 440,00
Associado ABM 735,00
Empregado de  Empresa Mantenedora ABM 1.176,00
Empregado de  Empresa Associada ABM 1.323,00
Não Associado ABM 1.470,00