ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Submissão de trabalhos para a 8ª ABM Week: confira o passo a passo do processo

A edição de 2024 do evento traz novidades e destaca possibilidades para os autores

Fonte: Assessoria ABM

A 8ª edição da ABM Week, maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, ocorrerá entre os dias 03 e 05 de setembro de 2024 e deve reunir centenas de executivos, profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores interessados nas temáticas abordadas ao longo da programação. O evento contará com mesas redondas, rodadas de negócio, painéis, fórum de líderes, plenária e sessões técnicas para apresentação de trabalhos, que já estão sendo aceitos no processo de submissão, com prazo até 15 de maio.

Os autores interessados em submeter artigos técnico-científicos à 8ª ABM Week devem realizar o processo online pelo site: https://www.abmbrasil.com.br/por/trabalhos/abm-week-8-edicao. Os trabalhos submetidos passam por um processo de avaliação de especialistas e, caso sejam aceitos, os autores deverão realizar as apresentações nas sessões técnicas dos 13  eventos que compõem a ABM Week, podendo optar por autorizar ou não a publicação do artigo nos anais do evento  — o que, em caso de não autorização, preserva sua originalidade para submissões posteriores em outras publicações científicas.

Acompanhe o passo a passo do processo de submissão de trabalhos:

 

  1. Escolha da Área de Conhecimento e o Tema 

As sessões técnicas da ABM Week se dividem em 14 áreas do conhecimento, cada qual com seus respectivos temas. Para realizar o processo de submissão de um trabalho técnico-científico, o primeiro passo é identificar qual área de conhecimento está mais alinhado a ele, dentre as opções:

  • Iniciação Científico-Tecnológica (exclusivo para trabalhos de estudantes de graduação)

  •  Automação e TI

  •  Energia e Utilidades

  •  Logística, Suprimentos e PCP

  •  Mineração

  •  Aglomeração de Minérios

  •  Redução de Minérios e Matérias-Primas

  •  Fusão, Refino e Solidificação

  •  Conformação e Produtos Metálicos

  •  Economia Circular e Sustentabilidade

  •  Manutenção e Engenharia de Projetos

  •  Moldes, Matrizes e Ferramentas

  •  Fundamentos e Processos Metalúrgicos

  •  Materiais Cerâmicos, Compósitos e Poliméricos

Uma vez escolhida a área de conhecimento, selecione o tema onde melhor se enquadra o seu trabalho, e já identifique para qual evento ele será direcionado. 

 

  1. Adequação do material ao template da ABM Week e às regras de submissão

Após a escolha da Área de Conhecimento e do Tema de enquadramento do trabalho, o próximo passo é realizar o download do template padrão do evento direcionado, disponível na tela de submissão. 

Todos os trabalhos devem seguir as Normas de Envio de Trabalho, que preveem especificações como o limite de 12 páginas e a estruturação em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Os trabalhos devem ser enviados em formato Word (.doc ou .docx) e o arquivo submetido não pode ultrapassar 10Mb.

Os autores que desejam enviar trabalhos devem seguir os passos e preencher todos os campos do sistema de submissão, com especial atenção aos dados sobre os autores, indicação do apresentador e campo do CPF, que é de inserção obrigatória a todos os autores brasileiros.

 

  1. Avaliação e aprovação de trabalhos

Após o dia 15 de maio, o prazo de submissões estará encerrado e dará lugar à etapa de avaliação dos trabalhos recebidos. Todos os trabalhos serão avaliados por especialistas das Comissões Técnicas, recebendo uma pontuação com base em critérios pré-estabelecidos, disponíveis para consulta em: https://www.abmbrasil.com.br/avaliar-trabalhos/download/14. Esta pontuação é a base para seleção de trabalhos candidatos aos prêmios oferecidos por empresas patrocinadoras, com regras estabelecidas.

Os autores serão notificados sobre a aceitação ou não do trabalho submetido assim que o processo estiver concluído. 

 

  1. Apresentação de trabalhos e publicação em proceedings

Os trabalhos técnico-científicos aprovados pelas comissões de avaliação deverão ser apresentados nas sessões técnicas realizadas ao longo dos dias 03, 04 e 05 de setembro, durante a 8ª edição da ABM Week que ocorrerá no centro de eventos PRO MAGNO, localizado na cidade de São Paulo - SP. 

A apresentação dos artigos poderá ser em formato oral ou pôster; nos idiomas português, inglês ou espanhol, mas é recomendável que pelo menos a introdução e as conclusões sejam feitas em inglês. Para todos os eventos, a apresentação em formato oral deve ser enviada antecipadamente à ABM em formato .ppt, seguindo orientações que serão previamente divulgadas. Os slides da apresentação deverão estar obrigatoriamente em inglês.

Cabe destaque ao fato de que todos os trabalhos apresentados em sessões técnicas, e com autorização prévia dos autores, receberão registro DOI (Digital Object Identifier) e serão publicados no ABM Proceedings (https://abmproceedings.com.br/).

Os trabalhos cujos apresentadores não estiverem presentes no horário e local definido, serão considerados como não apresentados (no show) e, portanto, não serão publicados e não receberão certificado de apresentação.

 

Benefícios da submissão de trabalhos à ABM Week

Além de compartilhar o conhecimento com grandes nomes dos setores de mineração, metalurgia e materiais, os autores de trabalhos aprovados terão a oportunidade de ampliar seu networking e se integrar a tendências inovadoras da indústria e da Academia. 

Soma-se às potencialidades do ambiente de troca que o evento proporciona, a possibilidade de premiação dos trabalhos que obtiverem as melhores pontuações nas avaliações dos especialistas, de acordo com o regulamento da Associação.

 

Novidades da edição de 2024

Em sua 8ª edição, a ABM Week traz algumas novidades aos autores interessados na submissão de trabalhos. Entre elas está o lançamento de dois novos eventos, o 1º Seminário de Economia Circular e Sustentabilidade, e o 1º Seminário de Manutenção e Engenharia de Projetos em Metalurgia e Mineração , ampliando a gama de temas oferecidos.

Destaque também para a obrigatoriedade de submissão de íntegras em inglês para os seminários "Laminação, Conformação de Metais e Produtos” e "Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos".

Outra importante mudança na submissão de trabalhos para a 8ª edição da ABM Week é a obrigatoriedade de informação de CPF válido para todos os autores brasileiros.  É essencial que o autor responsável pela submissão preencha todos os dados solicitados de todos os autores envolvidos no trabalho. Haverá apenas uma etapa posterior, que será informada pela ABM, na qual os autores responsáveis poderão realizar inclusões, alterações ou correções nos nomes e dados dos co-autores. Importante destacar que após esta última etapa, os nomes e ordem finais dos autores informados no sistema de submissão é que constarão na programação do evento e na publicação posterior do trabalho no ABM Proceedings. 

Sobre a 8ª ABM Week

A 8ª edição da ABM Week tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gecal, Primetals, Shinagawa, White Martins, Calderys, Ibar, Vesuvius, Danieli, Reframax, BRC, Clariant, Cordstrap, D&M, IMS, Küttner, Nalco, Phoenix Global, Polytec, RiP, TecnoSulfur, Yellow Solutions, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Eirich, ESW, Evonik, Fosbel, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Köppern, Lumar Metals, Serthi Hidráulica, Solenis, Spraying Systems, SunCoke Energy, Vika Controls e ZwickRoell.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.