ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Latas de alumínio tornam-se mais sustentáveis   

Uma nova infraestrutura de abastecimento de água, com arrojado perfil técnico, será instalada e operada pela Opersan, em Cabreúva (SP), onde opera uma das seis filiais da Crown Embalagens. Trata-se de uma das maiores fabricantes de latas de alumínio, presente no País desde 1996, e que pretende tornar sua produção mais sustentável, reutilizando 50% da água de processo. 

O projeto apoia-se em uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que reciclará a água destinada ao reúso. O tratamento ocorrerá por meio de osmose reversa, uma das tecnologias mais avançadas do mercado, informa Diogo Taranto, diretor de desenvolvimento de negócios da Opersan. 

Um dos principais desafios da fornecedora será abastecer a fábrica da Crown que produz cerca de três bilhões/ano de latas de bebidas, seguindo rigorosos padrões de qualidade. A unidade demanda 290.000 m³/ano, equivalente ao consumo diário de uma cidade com 160 mil pessoas, estima o executivo.  

De acordo com o fluxo da operação, os efluentes industriais continuarão sendo reciclados via processo físico-químico convencional, cobrindo uma vazão média de 22 m³/h. Esse processo é composto por coagulação, floculação, decantação e filtração. Na sequência, o material segue para tratamento final na unidade de reúso, cujo tanque de membranas (MBR) ocupará uma área de aproximadamente 450 m².

O efluente tratado, denominado permeado, será armazenado e encaminhado para o processo terciário de produção de água de reúso ou água industrial. O novo sistema reduz a captação em 24 m³/h ou 17.280 m³/mês.

Legenda da foto: A unidade demanda 290.000 m³/ano de água

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.