ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Empresas apresentam cases de sucesso sobre segurança e saúde ocupacional no WSSO

Painel mostrou projetos inovadores implantados no setor minerometalúrgico. 

“Cases de Sucesso” foi o tema do quarto painel, realizado na última quinta-feira (6), em Ipatinga (MG), durante o 11º WSSO.cO médico Hebert Wilson Santos Cabral, do Serviços Médicos Educacionais Especializados (SME), iniciou falando sobre os "Desafios na predição de risco e inovações tecnológicas". 

Durante sua exposição, o profissional falou sobre como aplica sua metodologia da prontidão, que é um método de pesquisa na busca da predição de acidentes, que é a primeira oportunidade de retirar o empregado do risco antes de iniciar as atividades diárias.  "Aprender com as experiências é a melhor forma de crescer na predição de acidentes", afirmou Helder. 

Já o engenheiro de Operação e Infraestrutura de Minas da Vale, Fernando Leite de Alvarenga,demonstrou a tecnologia de automação que está sendo implantada na mineradora, com o uso de equipamentos teleoperados na mineração". Ele apresentou o projeto de implementação da cabine remota para trator esteira, que está localizado na Mina de Brucutu (SGRA), e que opera em turnos ininterruptos de serviço. "A cabine remota minimiza a exposição do operador ao risco e ambiente da mina, além de reduzir a fadiga física e melhorar a ergonomia de trabalho", garante Fernando. 

Terceiro a palestrar, Nelson Lucas Alves, engenheiro de Segurança do Trabalho da Aperam, falou sobre "Energia residual", que é toda a energia armazenada e que pode se apresentar  após o desligamento da fonte de alimentação e como agir de forma a prevenir acidentes, usando cases reais aplicados na empresa.  

O Projeto Liderar da Usiminas foi o tema da palestra do  diretor corporativo de Manutenção e Serviços Industriais da Usiminas José Luís Llanos.  "Podemos afirmar, sem medo de errar, que 97% dos acidentes e perdas tem como origem alguma forma de falha administrativa", contou. 

Segundo José Luís, o Projeto Liderar visa estabelecer um novo perfil nos supervisores da Usiminas, e tem como objetivo aumentar a eficiência operacional, ampliar a capacidade de influenciar a entrega das equipes melhorando a produtividade, garantir o correto planejamento das tarefas para um trabalho seguro e reduzir a dependência de seus gestores para o gerenciamento da rotina. 

E o encerramento do painel ficou por conta de Ricardo Aloysio e Silva, gerente da Educação para Indústria da Fiemg/Senai, que apresentou a palestra "Indústria 4.0: o futuro da produção e o futuro do trabalho".
Em sua apresentação, Ricardo esclareceu que a Industria 4.0 é a quarta revolução industrial e está baseada em sistemas ciber-físicos de produção.

"A Indústria 4.0 é a revolução do T.I (tecnologia da informação) e não está focada em máquinas ou automação, mas em dados. Tomada de decisão em tempo real. Essa é a Indústria 4.0", afirmou. 

O 11º WSSO tem o patrocínio da Usiminas, Gerdau, Aperam, Vale, Sodexo, Artvisão Soluções Industriais, Dupont, Libus Feel Safe, Marluvas Calçados Profissionais, Metrominas Soluções em metrologia, MRC LOC, Provest Uniformes, Safetline, SESI FIEMG, Fundação São Francisco Xavier, Sankyu S/A, Cenibra, HR Oficce e PH, e com os apoios do CREA-MG e Daido Quimíca do Brasil.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.