Vale assina acordos de longo prazo para a nova geração de navios Guaibamax
Contratos de afretamento incorporam resultados do programa Ecoshipping à frota
Contratos de afretamento incorporam resultados do programa Ecoshipping à frota, com design inovador de velas de rotor instaladas e navios movidos a metanol.
A Vale assinou contratos de 25 anos de afretamento com a Shandong Shipping Corporation para 10 novas embarcações Guaibamax, como parte de um projeto inovador para aumentar a flexibilidade de sua frota e promover soluções para a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE). A segunda geração dessas embarcações, que devem ser entregues a partir de 2027, incorpora as mais eficientes tecnologias testadas no Ecoshipping, programa de pesquisa de desenvolvimento criado pela Vale para apoiar o desafio da empresa de reduzir suas emissões de carbono, em linha com o que vem sendo discutido no âmbito da Organização Marítima Internacional (IMO).
As novas embarcações Guaibamax, com 340 metros de comprimento e capacidade para 325 mil toneladas, serão equipadas com cinco velas rotativas, motores mais eficientes, dispositivos hidrodinâmicos de economia de energia, geradores de eixo, inversores de frequência variável e tinta de silicone avançada, entre outras melhorias de eficiência energética. Essas embarcações também serão bicombustíveis, permitindo o uso de metanol como alternativa ao bunker, e serão projetadas para possível retrofit de tanques para transportar GNL e amônia, como parte de uma estratégia multicombustível e preparada para o futuro. O conjunto de tecnologias de eficiência energética aplicado têm o potencial de reduzir cerca de 15% das emissões de GEE* em comparação com a geração atual do Guaibamax.
"Desde os primeiros navios Valemax (entregues em 2011) até os pilotos do Ecoshipping, o transporte marítimo da Vale tem um histórico de inovação e se posicionou como uma força motriz no frete global. Temos trabalhado em estreita colaboração com os armadores e firmado diversas parcerias que fomentam a inovação no setor, visando maior eficiência e redução das emissões de carbono", afirma Rodrigo Bermelho, diretor de Navegação da Vale.
A Vale vem investindo fortemente para incorporar eficiência de ponta e inovação ambiental na área de navegação. Em 2021, o Guaibamax Sea Zhoushan foi o primeiro grande transportador de minério do mundo equipado com velas rotativas incorporado à frota de navios que atendem a Vale. Em 2024, a empresa instalou velas rotativas em um Valemax, o maior transportador de minério do mundo, com 362 metros de comprimento e capacidade para transportar até 400 mil toneladas de carga. A empresa também apoiou outros 5 projetos semelhantes em andamento financiados por armadores contratados para instalar a tecnologia de propulsão eólica em VLOCs (Very Large Ore Carriers).
A Vale opera navios Valemax de primeira geração desde 2011, os Valemax de segunda geração desde 2018 e, desde 2019, a primeira geração de Guaibamax. Essas embarcações estão entre as mais eficientes do mundo e podem reduzir as emissões equivalentes de CO2 em até 41% em comparação com um navio capesize padrão.
Meta de carbono
A Vale anunciou investimentos de até US$ 6 bilhões desde 2020 para reduzir suas emissões de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030. A empresa também se comprometeu com uma redução de 15% nas emissões do Escopo 3 até 2035, relacionadas à cadeia de valor, da qual faz parte a maior parte das emissões do transporte marítimo, dependendo do tipo de contrato.
* Redução de emissões estimada com base nas informações preliminares do projeto e considerando a abordagem tank to propeller.






