Sessão Especial do 53º Seminário de Redução de Minérios e Matérias-Primas tem participação internacional e reconhecimento a profissional da área
Durante o evento, os palestrantes compartilharam seus estudos sobre tecnologias para redução do impacto ambiental na indústria siderúrgica
Fonte: Assessoria ABM
O terceiro e último dia da ABM Week 2025 contou com uma sessão especial durante o seminário de Redução de Minérios e Matérias-Primas. O encontro também foi palco do 11º simpósio Brasil-Japão, reunindo especialistas dos dois países para apresentar as suas pesquisas em relação à redução de emissão de gases de efeito estufa na siderurgia.
A abertura do evento foi conduzida pelo presidente-executivo da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho, acompanhado do Coordenador da Comissão Técnica de Redução de Minérios e Matérias-Primas, Helênio Resende, e do Coordenador do 11º Simpósio Brasil-Japão, José Adilson de Castro. Após a abertura, Jorge Guimarães Caldeira Filho, Sócio Gerente da Coalbiz, foi agraciado com o prêmio de reconhecimento da comissão técnica de redução de minérios e matérias-primas. A premiação é feita aos profissionais que contribuem com a competitividade e sustentabilidade da área no Brasil, e também ao empenho e comprometimento como colaborador nas atividades da ABM.
Com o tema “Some technologies to be used in ironmaking and steelmaking to reduce GHG” ou em português, “Algumas tecnologias a serem utilizadas na produção de ferro e aço para reduzir os GEE”, o professor titular da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Paulo Santos Assis, apresentou o seu trabalho para redução da pegada de carbono na produção de ferro. As tecnologias apresentadas pelo especialista mostram que é possível a substituição de carvão por biomassa em alto-forno como material de injeção. Segundo o professor, com esse processo, a redução de emissão de gases é relevante. “É possível atingir cerca de 95% das emissões de GEE na indústria siderúrgica”, atesta Paulo.
O palestrante ainda explica que o uso de biomassa pode ser feito misturado com 10% de carvão, sem grandes efeitos na qualidade do coque, combustível sólido e poroso de alto teor de carbono, produzido a partir da carbonização de carvão mineral. “É muito importante ter a pirólise de resíduos de biomassa para inseri-los na mistura de carvão para a produção do coque”, conclui o pesquisador.
Na sequência, como parte das atividades do 11º simpósio Brasil-Japão, foi a vez do professor Hiroshi Nogami da Tohoku University trazer suas contribuições sobre as pesquisas e avanços do Japão em relação à neutralidade de carbono na produção de aço. O convidado iniciou a sua exposição abordando o compromisso do Japão em atingir a meta global de neutralidade de carbono até 2050. Para isso, o governo japonês estabeleceu investimento de cerca de 12,5 bilhões de dólares.
No decorrer da palestra, o professor apresentou o projeto GREINS, Green Innovation in Steelmaking ou Inovação verde na produção de aço. O projeto é uma iniciativa do Hydrogen Steelmaking Consortium, composto pela Nippon Steel Corporation, JFE Steel Corporation, KOBELCO e JRCM. O projeto possibilita o desenvolvimento de diversos novos processos de aço nos quais o minério de ferro de baixa qualidade é reduzido por hidrogênio verde para descarbonizar a indústria siderúrgica.
Segundo o professor, o processo de fabricação de ferro deve se adaptar à nova realidade. “ “Como a disponibilidade de minério de alta qualidade para redução direta de ferro é limitada, o uso de minério de baixa qualidade será essencial no futuro”, prevê Nogami.
Ao final das apresentações, a plateia interagiu com os palestrantes tirando dúvidas e compartilhando experiências. O simpósio Brasil-Japão também conta com a participação dos Keynote Speakers: José Carlos D'Abreu, professor emérito da PUC Rio, com o tema ” A Brazilian proposal for ironmaking desfossilization pathway”; e Taichi Murakami; Prof. da Universidade Tohoku - Japão, com o tema: True Carbon Recycling Ironmaking Process using Vapor-deposited Carbon and Iron Oxide Composite.
Serviço: ABM Week
Data: 9, 10 e 11 de setembro de 2025
Local: Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP
Mais informações: https://abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/programacao
Sobre a 9ª ABM Week
A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.
A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CIT Senai, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stocktotal, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, DENSYX, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace Solutions, GE Vernova, GERVASI ITALIA SpA, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, Thermopellets, TMEIC, UTIS, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia.






