ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Laminador a frio reversível da Primetals produz primeira bobina, no México

O novo laminador a frio reversível fornecido pela Primetals Technologies para a siderúrgica mexicana TA 2000, S.A. de C.V. (Tyasa), entrou em operação em janeiro e laminou sua primeira bobina na usina da Tyasa, em Ixtaczoquitlan. O equipamento faz parte da estratégia da Tyasa de ampliar seu portfólio, incluindo também aços planos. 

O laminador tem uma capacidade de produção de 200.000 toneladas por ano de aços baixo carbono e de alta resistência, tendo sido projetado como um laminador quádruo de cadeira única para o processamento de uma ampla gama de produtos finais, sendo especialmente apropriado para a produção de pequenos lotes de produto. 

Os pacotes tecnológicos e equipamentos de processo não apenas asseguram excelentes tolerâncias de planicidade e espessura, mas também garantem uma boa qualidade superficial. O projeto compacto minimiza a proporção de tiras fora da especificação dimensional. A planta foi concluída em 21 meses, de acordo com o cronograma.

A Primetals Technologies forneceu todo o equipamento de processo e sistemas elétricos e de automação a partir de uma única fonte, tendo sido também responsável pela supervisão da instalação e início de operação da planta. 

O laminador a frio foi projetado para uma produção anual de 200.000 toneladas de aços baixo carbono e de alta resistência. A força separadora máxima dos cilindros é de 18.000 kilonewtons e permite a produção de tiras com uma espessura de entrada variando de 0,7 a 2,0 mm e espessura de saída entre 0,3 e 1,0 mm. A largura da tira varia de 900 a 1.650 mm e o peso máximo de bobina é de 32 toneladas métricas.

O escopo de fornecimento da Primetals Technologies incluiu os cilindros de laminação – com transdutores de posição de alta resolução integrados, vedação de baixo atrito e conjunto de haste de guia – que constituem o elemento central para a obtenção de um controle de espessura preciso. Os cilindros e outros componentes essenciais foram fabricados nas próprias oficinas da empresa e detalhadamente testados antes da entrega. 

A produção de tiras com planicidade extrema é assegurada pela avançada curvatura dos cilindros de trabalho, resfriamento de múltiplas zonas dos cilindros de trabalho e sistema de medição contínua de planicidade, combinado com pacotes tecnológicos especiais, como o controle automático de planicidade. Para a limpeza da tira é utilizado um dispositivo de sopro por bocais de ar especiais. 

O projeto assegura um sopro eficiente em qualquer velocidade de laminação, o que contribui para a alta qualidade superficial da tira laminada. O nível da qualidade superficial é ainda melhor devido ao uso de um modelo de Compensação de Excentricidade de Bobina (CECO). Este sistema estabiliza a tensão da tira e assegura uma espessura de tira consistente mediante a compensação de qualquer excentricidade na bobina que possa ter sido causada pela junção das pontas das tiras.

 

Fonte: Primetals Technologies

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.