Digitalização e inteligência artificial marcam debates sobre o futuro da siderurgia, na ABM Week
Especialistas internacionais e nacionais destacaram como a digitalização, a análise de dados e a inteligência artificial estão redefinindo os rumos da indústria minero-metalúrgica
Fonte: Assessoria ABM
O segundo dia da ABM Week 2025 contou com a Plenária Mineração e Metalurgia – Transformação digital como estratégia para inovação, sustentabilidade e competitividade, realizada no Auditorium Ternium-Usiminas. O encontro reuniu executivos internacionais e brasileiros para debater tendências tecnológicas e os cenários futuros que desafiam a mineração e a siderurgia diante de uma corrida por eficiência, redução de custos e ganhos ambientais.
A sessão foi moderada por Wilson Alexandre Messias Rodrigues, Gerente Geral de Performance Industrial na Gerdau, que destacou a urgência da digitalização. Segundo ele, a transformação digital já está alterando profundamente a lógica de operação do setor. “A tecnologia está direcionando a um ambiente ainda mais competitivo, tanto do ponto de vista construtivo quanto ambiental. Isso exige maior eficiência do aço e das cadeias produtivas, apesar dos custos elevados para integrar novas soluções digitais”, ressaltou.
Abrindo as apresentações, Enrico Plazzogna, Vice-Presidente da Danieli Automation, chamou atenção para o potencial da automação industrial. “A transformação digital pode ser algo incrível para enfrentar as dificuldades do setor. Temos na Europa os mesmos problemas que existem aqui e em todo o mundo”, afirmou. O executivo enfatizou que, além de aumentar a automação de fábricas e usinas, será preciso investir em robótica, sistemas de comando e softwares de suporte à operação. “Assim como nossos carros hoje dependem de softwares, a siderurgia também já depende. A digitalização é o caminho para reduzir custos operacionais e otimizar as plantas industriais”, disse.
Enrico Plazzogna, Vice-Presidente da Danieli Automation
Na sequência, Kurt Herzog, Head Global de Indústria 4.0 da Primetals, reforçou a centralidade da análise de dados para o futuro da indústria. “Muitos dizem que os dados são o novo petróleo. Eu diria que eles só têm valor se forem transformados em ação. Dados e informações sem aplicação são inúteis”, destacou. O especialista defendeu que a coleta e o tratamento inteligente das informações, obtidas diretamente das máquinas e processos, são fundamentais para elevar a eficiência operacional e reduzir riscos. “A tecnologia ajuda a eliminar o fator humano em situações de risco e a lidar com a imprevisibilidade. Mas é importante lembrar: a inteligência humana nunca será substituída”, completou.
Encerrando a rodada, Thiago Maia, Vice-Presidente de Solutions X da SMS group, apontou o papel crescente da inteligência artificial nos próximos anos. Segundo ele, novos modelos de IA, inclusive generativa, já começam a moldar a realidade das operações. “Grande parte do trabalho operacional está sendo substituído pela tecnologia da informação. A inteligência artificial está transformando tarefas, otimizando processos e mudando a forma como o mundo do aço e dos metais opera”, explicou.
Thiago Maia, vice-presidente de solutions X da SMS group
O debate mostrou que a transformação digital é mais do que uma tendência: é uma estratégia de sobrevivência e crescimento para o setor mínero-metalúrgico. Entre os principais pontos levantados estiveram: a necessidade de ampliar a automação, utilizar dados como insumo estratégico, integrar novas soluções de IA e reduzir a dependência de processos manuais em prol da eficiência e da sustentabilidade.
Com diferentes visões e experiências, os participantes convergiram na ideia de que a digitalização já não é opcional, mas essencial para que a indústria acompanhe as mudanças globais e garanta competitividade em um cenário cada vez mais exigente e desafiador.
Serviço: ABM Week
Data: 9, 10 e 11 de setembro de 2025
Local: Pro Magno – Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP
Mais informações: https://abmbrasil.com.br/evento/abm-week-9/programacao
Sobre a 9ª ABM Week
A ABM Week é o principal evento técnico-científico e empresarial da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.
A 9ª edição tem a Ternium e Usiminas como anfitriãs e conta com o patrocínio de empresas como ArcelorMittal, DME Engenharia, Gerdau, Primetals, SMS group/Vetta, Vale, White Martins, CBMM, GECAL, Shinagawa, Acre, Aperam, Bruker, Carboox, Danieli, HWI – a Member of Calderys, Ibar, PSI Metals, Reframax, RHI Magnesita, Vesuvius, Aplan, Autron, AVB, Beda/Lechler, BRC, Clariant, CIT Senai, CNBM, EnergyTech, GMI, Harsco, IMS Messsysteme GmbH, Jenike & Johanson, KAEFER RIP Serviços Industriais, Kuttner, Lhoist, Nalco/Ecolab, Phoenix, Polytec, QINGDAO NPA, Rimac, Russula, Stocktotal, Tecnosulfur, TSR Mill Rolls, UMECC, Vika Controls, ABB, Açokorte, Advent Silica, Atomat, CEMI, CISDI, Cordstrap, Data Engenharia, Densit, DENSYX, Direxa, Delta Ducon, Durag Group, E-Crane, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Furnace Solutions, GE Vernova, GERVASI ITALIA SpA, Grupo DR1, Hastec Group, Heraeus Electro-Nite, Instron, Intelbras, JT&Partners, KMD, Koppern Group, Lumar Metals, Magna, Nouryon, Nstech, Rijeza, SNF, Solenis, Spraying Systems, Suncoke Energy, Thermopellets, TMEIC, UTIS, Vamtec Group, Vixteam, Weir, Yellow Engenharia.






