Com atuação marcante na ABM e no setor siderúrgico, Sergio Leite de Andrade deixa um legado de liderança, ética e valorização das pessoas
Ex-presidente do Conselho de Administração da ABM e coordenador geral das edições 7ª, 8ª e 9ª da ABM Week, Sergio sempre destacou sua conexão com a entidade desde a infância. Executivo faleceu nesta segunda-feira, 14 de julho
Fonte: Assessoria ABM
Engenheiro metalurgista com quase cinco décadas dedicadas ao setor, Sergio Leite de Andrade faleceu nesta segunda-feira (14), aos 72 anos, em Belo Horizonte (MG). Com quase 50 anos de carreira na Usiminas, ocupou, sucessivamente, 15 posições executivas, atuando, desde 2008, em postos de alta liderança, incluindo o cargo de presidente-executivo da companhia entre 2016 e 2022, Leite também construiu uma sólida história dentro da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).
Foi diretor da associação por dois mandatos (1993/1995 e 1998/1999), vice-presidente de 2019 a 2021 e presidiu o Conselho de Administração da ABM por dois biênios consecutivos (2021–2023 e 2023–2025). Entre as contribuições mais recentes, atuou como coordenador geral da ABM Week nas 7ª, 8ª e 9ª edições, em 2023, 2024 e 2025, respectivamente, liderando os trabalhos da principal semana técnico-científica e empresarial da indústria da metalurgia, materiais e mineração da América Latina.
A relação de Sergio com a ABM nasceu antes mesmo de seu nascimento, como ele próprio relembrou em diversas ocasiões. Em entrevista recente, afirmou: “Minha relação com a ABM vem de muito antes de eu nascer. Meu pai já era sócio desde os anos 1940 e, em casa, sempre se falava da entidade”. Em uma de suas últimas publicações nas redes sociais, reafirmou essa conexão afetiva e profissional ao relembrar a trajetória do pai, Elesbão Bastos de Andrade, engenheiro metalurgista e associado da ABM: “Essa convicção familiar plantou em mim uma semente que floresceu em mais de meio século de dedicação à Associação”.
Sergio também expressou, em tom de gratidão, o orgulho por ter concluído dois mandatos à frente do Conselho da ABM, tornando-se um dos líderes mais longevos da história da instituição, ao lado de Edmundo de Macedo Soares, seu primeiro presidente. “Foram tempos de intenso trabalho e aprendizado contínuo”, escreveu, reconhecendo a parceria da equipe da ABM e desejando sucesso à nova liderança do Conselho.
A notícia do falecimento de Sergio causou profunda comoção na ABM. “Essa notícia nos pega de surpresa e realmente machuca. Sergio sempre foi uma personalidade marcante, cheia de energia, planos e objetivos. Sua oratória impecável, presente em tantos momentos que compartilhamos na ABM, era uma de suas marcas registradas. Ele costumava dizer que a ABM estava no sangue dele, que a relação vinha desde o pai. E, de fato, a sua participação na Associação foi um privilégio para os dois lados. Talvez por isso suas gestões tenham sido tão produtivas e inspiradoras. Para ele, a integração e a troca de conhecimento entre a indústria e a sociedade sempre foram princípios inegociáveis, e essa bandeira continuará sendo nossa também. Sergio Leite foi, sem dúvida, uma das maiores lideranças com as quais a ABM teve o privilégio de conviver e trabalhar. Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros sentimentos e solidariedade neste momento tão difícil”, declarou Horacidio Leal Barbosa Filho, Presidente Executivo da ABM.
Trajetória e legado
Além de sua atuação na ABM e na Usiminas, Sergio Leite também foi presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABM, membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e participou do Comitê de Tecnologia do International Iron and Steel Institute (IISI). Acumulava mais de 60 trabalhos técnicos publicados e proferiu mais de 100 palestras ao longo da carreira, abordando temas como liderança, ética, P&D e qualidade.
Sua dedicação ao setor foi reconhecida com a Grande Medalha da Inconfidência, a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais. Em maio de 2025, escreveu: “Essa distinção valida uma vida de trabalho, na qual sempre acreditei que o progresso da indústria se alicerça, essencialmente, no desenvolvimento das pessoas”.
Pai de dois filhos, Sergio também celebrava o caminho trilhado pela nova geração. Em mensagem recente na rede Linkedin manifestou o orgulho de ver o filho lançar a SLA Consulting, empresa dedicada a consultoria e treinamentos em gestão, reafirmando sua crença na formação de lideranças para o futuro do setor.






