ABM realiza debate sobre terras raras para impulsionar desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil
Associação promoverá evento no Rio de Janeiro em parceria com o CETEM para discutir oportunidades do setor
Responsável por quase um quarto das reservas mundiais de terras raras, o Brasil responde por apenas 1% da produção global desses elementos, segundo a edição de 2025 do U.S. Mineral Commodity Summaries. Com base nessa oportunidade lacunar no país, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) realizará ainda este ano o evento Terras Raras: Desafios e Oportunidades para o Brasil, promovido pela ABM Regional Rio de Janeiro em parceria com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM).
Para a diretora da ABM Regional Rio de Janeiro, Iêda Caminha, a associação contribui com um papel estratégico no desenvolvimento do setor mínero-metalúrgico. “Anualmente, nós realizamos eventos com temas fundamentais para o desenvolvimento da área, contribuindo para disseminar o conhecimento técnico-científico do setor. Este ano, nós escolhemos o tema devido a sua importância mundial, uma vez que o Brasil possui a segunda maior reserva de terras raras do planeta e passa por desafios tecnológicos para processar esses minérios. Esperamos que o evento contribua com avanços tecnológicos e traga novos conhecimentos para os associados e comunidade científica em geral”, explicou.
A programação contará com apresentações dos pesquisadores Fernando Lins e Ysrael Marrero, com moderação de Silvia Cristina Alves França, diretora do CETEM. O encontro terá início às 14h, com fala do presidente executivo da ABM, Horacidio Leal, seguida da participação da diretora regional da ABM no Rio de Janeiro, Iêda Caminha e das apresentações dos palestrantes convidados. O encerramento está previsto para às 16h, após a sessão de perguntas e respostas conduzida por Silvia.
A diretora da CETEM e moderadora do encontro, Silvia Cristina, reforça a importância da integração do setor. “Este evento é uma oportunidade de aproximar ciência, setor produtivo e instituições públicas em torno de um tema que pode redefinir nossa competitividade internacional. A cadeia das terras raras exige conhecimento técnico sofisticado, e somente com colaboração conseguiremos transformar nosso potencial mineral em inovação, empregos e desenvolvimento industrial”, afirmou.
Convidados
Silvia Cristina Alves França
Diretora do CETEM, é engenheira química com doutorado em sistemas particulados pelo Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ. Atua no centro desde 2000, com ênfase em operações de desaguamento em processamento mineral. Está à frente da diretoria do CETEM desde setembro de 2020 e integra a ABM Regional RJ.
Fernando Lins
Engenheiro metalurgista pela PUC-Rio, mestre e doutor pela Coppe/UFRJ. É pesquisador titular do CETEM/MCTI, onde atuou como diretor do Centro e como diretor de Tecnologia e Transformação Mineral da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME). Foi conselheiro do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Observatório Nacional (MCTI) e do Serviço Geológico Brasileiro (MME). Atualmente, integra o Conselho Consultivo da revista Brasil Mineral.
Ysrael Marrero Vera
Pesquisador do CETEM/MCTI desde 2013, é bacharel em Química pela Universidade de Havana, mestre em Engenharia Química pela UERJ e doutor em Ciências dos Materiais e Engenharia Metalúrgica pela PUC-Rio. Possui publicações em periódicos como REM, Minerals Engineering e Separation & Purification Technology. Integra os projetos INCT-MATERIA, REGINA e MagBras, com foco no desenvolvimento de rotas de separação de Terras Raras por extração por solvente. É especialista em hidrometalurgia e titular da patente de processo contínuo para separação de Terras Raras leves (La/Didímio).
Participação
O evento será realizado em formato híbrido, no Centro de Tecnologia Mineral, e tem inscrição para participação remota por videoconferência. Todos os participantes poderão interagir e enviar perguntas durante o debate moderado por Silvia Alves, tanto presencialmente quanto online.
Reuniões como esta promovem o intercâmbio técnico e a troca de experiências entre especialistas, contribuindo para a identificação de oportunidades de melhoria nos processos e para o fortalecimento de uma cultura de inovação e segurança nas operações de extração e industriais. Ao aprofundar a discussão sobre os desafios e as oportunidades estratégicas das terras raras, a ABM busca estimular o desenvolvimento técnico e científico para oportunidades em novas áreas da mineração, siderurgia e indústria.
Serviço – Terras Raras: Desafios e Oportunidades para o Brasil
Data: 3 de dezembro de 2025;
Horário: Das 14h às 16h;
Local: Centro de Tecnologia Mineral – CETEM, Avenida Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária, Rio de Janeiro;
Evento híbrido: presencial e/ou por meio de link;
Organização: CETEM e ABM Regional RJ
Inscrição gratuita: https://www.abmbrasil.com.br/evento/terras-raras-desafios-e-oportunidades-para-o-brasil






