Difusão Digital

Como Identificar e Prospectar Tecnologias e Tendências Tecnológicas

OBJETIVO

Apresentar aos participantes meios de prospectar novas tecnologias e suas tendências para alinhar sua implantação aos objetivos estratégicos da empresa.

 

PALESTRANTE: Mauricio Henrique Benedetti

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2011), mestre em Administração de Empresas (2002) e graduado em Engenharia Mecânica (1992) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência profissional na área de produção de embalagens, planejamento e gestão de projetos de processos produtivos inovadores. É conselheiro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Foi Coordenador de Desenvolvimento e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atualmente é professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Pesquisa temas relacionados com inovação tecnológica, a interação universidade-empresa em busca de inovações e a criação de novos empreendimentos.

 

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/PmWJcuZ1R30

Industria 4.0 - Oportunidades e Desafios

OBJETIVO

O Seminário sobre “Indústria 4.0 – Oportunidades e Desafios” abordará as politicas Europeias para acelerar a implementação de fábrico aditivo na indústria e os resultados obtidos em alguns dos projetos Europeus de investigação e desenvolvimento neste campo, em particular no fábrico aditivo de peças em metal.

 

PALESTRANTE: Maria Luísa Coutinho Gomes de Almeida

Engenheira mecânica formada pelo Instituto técnico de Lisboa; Doutorado (PhD) pela Cranfield University na área de soldagem; Pós-graduação em empreendedorismo no Instituto de Soldadura e Qualidade; Pós-graduação "Management of Technology" no “MIT-Massachusets Institute of Technology”, EUA.  Professora Catedrática na Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico no Departamento de Engenharia Mecânica; Pesquisadora do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), Pólo do Instituto Superior Técnico. Integrante do Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA); Diretora Executiva do EWF-European Federation of Welding, Joining and Cutting; “Visiting Professor” da  Cranfield University, UK,

 

LINK DA PALESTRA : https://youtu.be/BvNn5DJ_6oM

Inteligência empresarial - Criando e mantendo a organização inovadora

OBJETIVO

  • Propiciar uma visão ampla sobre os tipos e utilização das várias formas de  inteligência empresarial, de maneira a fomentar sua aplicação, visando à criação de valor por meio da transformação e manutenção da empresa em uma organização inovadora.

 

  • PALESTRANTE: Lilian Aparecida Pasquini Miguel
  •  
  • Experiência profissional em empresas multinacionais, como executiva em Vendas e Marketing, mercados nacional e internacional, Planejamento Estratégico, nível nacional e internacional, com ampla atuação nas áreas de Administração, com ênfase em desenvolvimento de mercados, planejamento mercadológico e estratégico em mercados nacionais e internacionais. Doutora em Administração de Empresas (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faz parte, atualmente, do núcleo permanente do Mestrado Profissional em Administração de Desenvolvimento do Negócio, do Mackenzie, com atuação na linha de Desenvolvimento de Mercados e Negócios, e do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

 

LINK PALESTRANTE: https://youtu.be/pc2d3aLPd10

Criando Valor ao Cliente por Meio de Tecnologias.

OBJETIVO

Propiciar uma visão ampla sobre o que vem a ser criação de valor e do processo de criação de valor ao mercado por meio da utilização da inovação tecnológica.

 

PALESTRANTE: Lilian Aparecida Pasquini Miguel

Experiência profissional em empresas multinacionais, como executiva em Vendas e Marketing, mercados nacional e internacional, Planejamento Estratégico, nível nacional e internacional, com ampla atuação nas áreas de Administração, com ênfase em desenvolvimento de mercados, planejamento mercadológico e estratégico em mercados nacionais e internacionais. Doutora em Administração de Empresas (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faz parte, atualmente, do núcleo permanente do Mestrado Profissional em Administração de Desenvolvimento do Negócio, do Mackenzie, com atuação na linha de Desenvolvimento de Mercados e Negócios, e do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/LwOcQ9gu2tU

 

Recursos Financeiros para Inovação: Oportunidades para o Setor de Mineração, Metalurgia e Materiais

OBJETIVO

Disseminar as oportunidades de recursos financeiros para inovação voltados para o setor de mineração, metalurgia e materiais e como as empresas podem se estruturar para utilizá-los de forma estratégica, segura e otimizada.

 

PALESTRANTE: Tiara Bicalho

Possui experiência de mais de 10 anos em Gestão da Inovação e Gestão Estratégica de Recursos Financeiros para Inovação na ABGI. Atuou em projetos relacionados a: incentivos fiscais e captação de recursos para inovação tecnológica; estruturação de processos e capacitação para gestão dos recursos financeiros à inovação; estruturação de centros de P,D&I; parceria ICT- empresa - startups; gestão de portfólio e de projetos de P,D&I para grandes empresas de diferentes setores, tais como automotivo, mineração, siderurgia, óleo e gás, papel e celulose, cimento, automação e TICs. Atuou na estruturação de processos e ferramentas para seleção de projetos de P,D&I do setor de energia. Possui várias publicações em temas relacionados à gestão da inovação, sendo autora do livro “Transformações empreendedoras no sistema universitário brasileiro: estudo de caso da UFMG” e co- autora dos livros “Fomento à Inovação: da ideia ao recurso” e "Lei do Bem: Como alavancar a inovação com a utilização dos incentivos fiscais". Representa a ABGI no Comitê de Fomento à Inovação organizado pela Anpei, tendo coordenado um grupo de trabalho de instrumentos de fomento à inovação. Atua junto a CNI na atualização do MEI Tools, ferramenta que traz os principais instrumentos de fomento à inovação existentes no país. É corresponsável pela elaboração e coordenação da Plataforma de Cursos Itinerantes de Fomento à Inovação (Wifi) da ABGI.

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/SlUEhUghRDk

 

Onde buscar recursos para financiar seus projetos de inovação?

OBJETIVO

Auxiliar o empresário a identificar fontes de financiamento públicos (bancos de desenvolvimento e agências de fomento) e bancos privados, condições de acesso, taxas de juros, prazos e carências, garantias e oportunidades de alavancar projetos de inovação em condições favoráveis.

PALESTRANTE: Alexandre Nabil Ghobril

Engenheiro Naval graduado pela Escola Politécnica da USP, Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas –EAESP-FGV, com programa sanduiche/MBA da University of Michigan – USA, Doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-Doutorado pelo Illinois Institute of Technology – Chicago- USA. Desenvolveu carreira docente, atuando há 20 anos como professor de graduação e pós-graduação em diversas escolas como Universidade Federal de Uberlândia, Instituto Mauá de Tecnologia e Universidade Presbiteriana Mackenzie Como pesquisador, atua nas áreas de inovação, empreendedorismo e cooperação universidade-empresa. É sócio da Infoworld Informática e Assessoria Empresarial e consultor associado na DBM/LHH - Lee Hetch Harriso.

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/PnySNxm8yb8

 

 

Competências Comportamentais para a Diversidade

OBJETIVO

Fornecer conteúdos que facilitem o conhecimento do ambiente corporativo, com foco no dia a dia das organizações, identificar e superar desafios que obstruam a comunicação e o relacionamento com culturas diferentes, transformando conflitos e tensões em alavancagem para inovação.  

PALESTRANTE: Maroni João da Silva

É sócio-diretor da Textocon, Comunicação & Cultura Organizacional (www.textocon.com), mestre e doutor em Antropologia pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, onde especializou-se em cultura das organizações. É autor do livro Magazine Luiza Negócio & Cultura, lançado em 2014, pela Editora Olho D´Água, colaborador da revista Gestão RH e professor convidado das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), no curso de pós-graduação lato sensu de Comunicação Organizacional e de Comunicação e Marketing, onde leciona Teoria Organizacional e Gestão da Comunicação Corporativa. Como jornalista, trabalhou em grandes veículos nacionais, inclusive a Folha de São Paulo, como editor-assistente de economia, repórter de economia e política do Jornal da Tarde e colaborador também na área de economia da Agência Estado. Foi correspondente no Brasil da empresa inglesa Steel Business Briefing e professor de Jornalismo Econômico da Faculdade Cásper Líbero, editou a Revista ABM (www.abmbrasil.com.br) por mais de dez anos, e atualmente também coordenador editorial da Revista Digital ABM http://www.banca.maven.com.br/pub/revistaabm/

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/v9XkbddkvmI

 

Principais Rotas de Manufatura Aditiva para a Produção de Cerâmicas.

OBJETIVO

Apresentar o estado da técnica da produção de cerâmicas via Manufatura Aditiva.

PALESTRANTE: Jamil Duailibi Fh.

  • Eng. de Materiais pela UFScar (1976), Mestre pela COPPE (1982) e Doutor pelo IPEN/USP(1994);
  • Iniciou a carreira profissional como engenheiro na Klabin Cerâmica (1977- 1980);
  • Atuou no Instituto Nacional de Tecnologia (INT) como pesquisador, gerente de projetos e
  • gestor, tendo implantado a Área de Energia (1983), o Programa de Cerâmicas Especiais
  • (1986) e a Coordenação Geral de Tecnologia de Materiais (1990);
  • Autor de dezenas de trabalhos técnicos e de 4 pedidos de patente; Orientou vários mestrados e doutorados;
  • Criou em 2000 empresa de base tecnológica, responsável pela colocação no mercado de produto patenteado hoje utilizado em mais de 3000 cerâmicas e pelo desenvolvimento de produtos e equipamentos inovadores, como impressora 3D para cerâmica;
  • Participou de diversos órgãos colegiados. Atualmente ocupa a Presidência da Associação Nacional dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para a Indústria Cerâmica - ANFAMEC.

 

LINK DA PALESTRA : https://youtu.be/tPdQyNlJzhQ