Estamos em home office. O suporte pelo tel (11) 5534-4333 estará indisponível nesse período.

Difusão Digital

WEBINARS GRATUITOS!

Acesse o link abaixo e veja os Webinars programados para abril e maio:

https://www.abmbrasil.com.br/por/cursos/categoria/difusao-digital

Como identificar e prospectar tecnologias e tendências tecnológicas

OBJETIVO: Apresentar aos participantes meios de prospectar novas tecnologias e suas tendências para alinhar sua implantação aos objetivos estratégicos da empresa.

PALESTRANTE: Mauricio Henrique Benedetti

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2011), mestre em Administração de Empresas (2002) e graduado em Engenharia Mecânica (1992) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência profissional na área de produção de embalagens, planejamento e gestão de projetos de processos produtivos inovadores. É conselheiro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Foi Coordenador de Desenvolvimento e Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atualmente é professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Pesquisa temas relacionados com inovação tecnológica, a interação universidade-empresa em busca de inovações e a criação de novos empreendimentos.

DATA DE REALIZAÇÃO: 3 de maio de 2018

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/PmWJcuZ1R30

Industria 4.0 - Oportunidades e desafios

OBJETIVO: O Seminário sobre “Indústria 4.0 – Oportunidades e Desafios” abordará as politicas Europeias para acelerar a implementação de fábrico aditivo na indústria e os resultados obtidos em alguns dos projetos Europeus de investigação e desenvolvimento neste campo, em particular no fábrico aditivo de peças em metal.

PALESTRANTE: Maria Luísa Coutinho Gomes de Almeida

Engenheira mecânica formada pelo Instituto técnico de Lisboa; Doutorado (PhD) pela Cranfield University na área de soldagem; Pós-graduação em empreendedorismo no Instituto de Soldadura e Qualidade; Pós-graduação "Management of Technology" no “MIT-Massachusets Institute of Technology”, EUA.  Professora Catedrática na Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico no Departamento de Engenharia Mecânica; Pesquisadora do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), Pólo do Instituto Superior Técnico. Integrante do Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA); Diretora Executiva do EWF-European Federation of Welding, Joining and Cutting; “Visiting Professor” da  Cranfield University, UK,

DATA DE REALIZAÇÃO: 7 de março de 2018

LINK DA PALESTRA : https://youtu.be/BvNn5DJ_6oM

Inteligência empresarial - Criando e mantendo a organização inovadora

OBJETIVO: Propiciar uma visão ampla sobre os tipos e utilização das várias formas de  inteligência empresarial, de maneira a fomentar sua aplicação, visando à criação de valor por meio da transformação e manutenção da empresa em uma organização inovadora.

PALESTRANTE: Lilian Aparecida Pasquini Miguel

Experiência profissional em empresas multinacionais, como executiva em Vendas e Marketing, mercados nacional e internacional, Planejamento Estratégico, nível nacional e internacional, com ampla atuação nas áreas de Administração, com ênfase em desenvolvimento de mercados, planejamento mercadológico e estratégico em mercados nacionais e internacionais. Doutora em Administração de Empresas (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faz parte, atualmente, do núcleo permanente do Mestrado Profissional em Administração de Desenvolvimento do Negócio, do Mackenzie, com atuação na linha de Desenvolvimento de Mercados e Negócios, e do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

DATA DE REALIZAÇÃO: 22 de maio de 2018

LINK PALESTRANTE: https://youtu.be/pc2d3aLPd10

Criando valor ao cliente por meio de tecnologias

OBJETIVO: Propiciar uma visão ampla sobre o que vem a ser criação de valor e do processo de criação de valor ao mercado por meio da utilização da inovação tecnológica.

PALESTRANTE: Lilian Aparecida Pasquini Miguel

Experiência profissional em empresas multinacionais, como executiva em Vendas e Marketing, mercados nacional e internacional, Planejamento Estratégico, nível nacional e internacional, com ampla atuação nas áreas de Administração, com ênfase em desenvolvimento de mercados, planejamento mercadológico e estratégico em mercados nacionais e internacionais. Doutora em Administração de Empresas (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faz parte, atualmente, do núcleo permanente do Mestrado Profissional em Administração de Desenvolvimento do Negócio, do Mackenzie, com atuação na linha de Desenvolvimento de Mercados e Negócios, e do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

DATA DA REALIZAÇÃO: 31 de julho de 2018

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/LwOcQ9gu2tU

 

Recursos financeiros para inovação: Oportunidades para o setor de Mineração, Metalurgia e Materiais

OBJETIVO: Disseminar as oportunidades de recursos financeiros para inovação voltados para o setor de mineração, metalurgia e materiais e como as empresas podem se estruturar para utilizá-los de forma estratégica, segura e otimizada.

PALESTRANTE: Tiara Bicalho

Possui experiência de mais de 10 anos em Gestão da Inovação e Gestão Estratégica de Recursos Financeiros para Inovação na ABGI. Atuou em projetos relacionados a: incentivos fiscais e captação de recursos para inovação tecnológica; estruturação de processos e capacitação para gestão dos recursos financeiros à inovação; estruturação de centros de P,D&I; parceria ICT- empresa - startups; gestão de portfólio e de projetos de P,D&I para grandes empresas de diferentes setores, tais como automotivo, mineração, siderurgia, óleo e gás, papel e celulose, cimento, automação e TICs. Atuou na estruturação de processos e ferramentas para seleção de projetos de P,D&I do setor de energia. Possui várias publicações em temas relacionados à gestão da inovação, sendo autora do livro “Transformações empreendedoras no sistema universitário brasileiro: estudo de caso da UFMG” e co- autora dos livros “Fomento à Inovação: da ideia ao recurso” e "Lei do Bem: Como alavancar a inovação com a utilização dos incentivos fiscais". Representa a ABGI no Comitê de Fomento à Inovação organizado pela Anpei, tendo coordenado um grupo de trabalho de instrumentos de fomento à inovação. Atua junto a CNI na atualização do MEI Tools, ferramenta que traz os principais instrumentos de fomento à inovação existentes no país. É corresponsável pela elaboração e coordenação da Plataforma de Cursos Itinerantes de Fomento à Inovação (Wifi) da ABGI.

DATA DE REALIZAÇÃO: 20 de agosto de 2018

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/SlUEhUghRDk

 

Onde buscar recursos para financiar seus projetos de inovação?

OBJETIVO: Auxiliar o empresário a identificar fontes de financiamento públicos (bancos de desenvolvimento e agências de fomento) e bancos privados, condições de acesso, taxas de juros, prazos e carências, garantias e oportunidades de alavancar projetos de inovação em condições favoráveis.

PALESTRANTE: Alexandre Nabil Ghobril

Engenheiro Naval graduado pela Escola Politécnica da USP, Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas –EAESP-FGV, com programa sanduiche/MBA da University of Michigan – USA, Doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-Doutorado pelo Illinois Institute of Technology – Chicago- USA. Desenvolveu carreira docente, atuando há 20 anos como professor de graduação e pós-graduação em diversas escolas como Universidade Federal de Uberlândia, Instituto Mauá de Tecnologia e Universidade Presbiteriana Mackenzie Como pesquisador, atua nas áreas de inovação, empreendedorismo e cooperação universidade-empresa. É sócio da Infoworld Informática e Assessoria Empresarial e consultor associado na DBM/LHH - Lee Hetch Harriso.

DATA DE REALIZAÇÃO: 21 de agosto de 2018

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/PnySNxm8yb8

 

 

Competências comportamentais para a diversidade

OBJETIVO: Fornecer conteúdos que facilitem o conhecimento do ambiente corporativo, com foco no dia a dia das organizações, identificar e superar desafios que obstruam a comunicação e o relacionamento com culturas diferentes, transformando conflitos e tensões em alavancagem para inovação.  

PALESTRANTE: Maroni João da Silva

É sócio-diretor da Textocon, Comunicação & Cultura Organizacional (www.textocon.com), mestre e doutor em Antropologia pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, onde especializou-se em cultura das organizações. É autor do livro Magazine Luiza Negócio & Cultura, lançado em 2014, pela Editora Olho D´Água, colaborador da revista Gestão RH e professor convidado das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), no curso de pós-graduação lato sensu de Comunicação Organizacional e de Comunicação e Marketing, onde leciona Teoria Organizacional e Gestão da Comunicação Corporativa. Como jornalista, trabalhou em grandes veículos nacionais, inclusive a Folha de São Paulo, como editor-assistente de economia, repórter de economia e política do Jornal da Tarde e colaborador também na área de economia da Agência Estado. Foi correspondente no Brasil da empresa inglesa Steel Business Briefing e professor de Jornalismo Econômico da Faculdade Cásper Líbero, editou a Revista ABM (www.abmbrasil.com.br) por mais de dez anos, e atualmente também coordenador editorial da Revista ABM https://revistaabmdigital.com.br/edicoes/655/

DATA DE REALIZAÇÃO: 21 de setembro de 2018

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/v9XkbddkvmI

 

Principais rotas de manufatura aditiva para a produção de cerâmicas

OBJETIVO: Apresentar o estado da técnica da produção de cerâmicas via Manufatura Aditiva.

PALESTRANTE: Jamil Duailibi Fh.

Eng. de Materiais pela UFScar (1976), Mestre pela COPPE (1982) e Doutor pelo IPEN/USP(1994); iniciou a carreira profissional como engenheiro na Klabin Cerâmica (1977- 1980); atuou no Instituto Nacional de Tecnologia (INT) como pesquisador, gerente de projetos e gestor, tendo implantado a Área de Energia (1983), o Programa de Cerâmicas Especiais (1986) e a Coordenação Geral de Tecnologia de Materiais (1990); autor de dezenas de trabalhos técnicos e de 4 pedidos de patente; orientou vários mestrados e doutorados; criou em 2000 empresa de base tecnológica, responsável pela colocação no mercado de produto patenteado hoje utilizado em mais de 3000 cerâmicas e pelo desenvolvimento de produtos e equipamentos inovadores, como impressora 3D para cerâmica; participou de diversos órgãos colegiados. Atualmente ocupa a Presidência da Associação Nacional dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para a Indústria Cerâmica - ANFAMEC.

DATA DE REALIZAÇÃO: 1 de novembro de 2018

LINK DA PALESTRA : https://youtu.be/tPdQyNlJzhQ

 

Webinar - Uso do ensaio de tração para descrever o comportamento plástico dos metais

OBJETIVO:  “USO DE ENSAIOS DE TRAÇÃO NA CARACTERIZAÇÃO PLÁSTICA DOS METAIS: equacionando o comportamento plástico e quantificando o efeito do encruamento”, visa apresentar, sucintamente, ao público-alvo informações de referência sobre as características dos dados gerados em um ensaio de tração e sua correta correlação com as características reais de deformação plástica dos materiais, particularmente para os metais, e a possibilidade de uso destes dados no modelamento e descrição dos fenômenos de deformação plástica dos metais.

A palestra abordará os assuntos descritos com balizamento em material didático (apresentações) e ferramentas de análise (planilhas) desenvolvidos pelo Professor propositor do evento e que são empregados nas suas atividades profissionais e acadêmicas, assim como nos cursos “Falhas Estruturais - Avaliação e Resolução” e, especialmente, “Ensaios dos Materiais”.

PALESTRANTRE: Prof. Eng. Willy Ank de Morais

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0496551078974258

DATA DA REALIZAÇÃO: 15 de abril de 2020

LINK DA PALESTRA: https://www.youtube.com/watch?v=V29YOItKMSU

Webinar - Funções da lança de oxigênio no refino primário dos aços

OBJETIVO: Apresentar a importância da lança de sopro de oxigênio para execução de outras atividades no processo de produção de aço.

PALESTRANTE: Breno Totti

Possui mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Extrativa. Tem experiência industrial em Aciarias a oxigênio nas áreas de Refino Primário, Refino Secundário e Lingotamento Continuo. Tem experiência em Altos-Fornos a carvão vegetal de na área técnica e administrativa. Desenvolveu e implantou Sistema de Gestão para Terceiro Setor em creche para crianças de 03 a 12 anos, tornando-a auto-sustentável.

DATA DA REALIZAÇÃO: 16 de abril de 2020

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/aOnvvFdXYjg

Webinar - Utilização de ultra-finos em processo de sinterização de minérios de ferro

OBJETIVO: Apresentar o estudo de desenvolvimento de uma rota tecnológica conceitual, considerando concepções operacionais, layouts e tecnologias de mistura e nodulização que propiciem a utilização de finos (% <0,150mm) na mistura de minérios em patamares acima dos 40%, consolidados industrialmente pela tecnologia HPS.

PALESTRANTE: Fernando Campos

“Graduado em Engenharia Metalúrgica, 16 anos de experiência na área de matérias-primas e redução de minério de ferro redução de minério de ferro, sólida experiência em processos de aglomeração de minério de ferro (Sinterização e Pelotização). Desenvolveu atividades de controle e desenvolvimento de processos, acompanhamento de projetos, startups, testes de garantia de performance no âmbito nacional e internacional. Performou atividades de cunho técnico dentro das equipes de P&D e controle de qualidade, com desenvolvimentos de trabalhos utilizando metodologia 6 sigma como também a utilização dos conceitos de Lean. Participou de adequação estrutural e documental para certificação ISO 9001. Liderou equipes mutidiciplinares em desenvolvimento de projetos e resolução de problemas utilizando conceito LEAN. Atualmente é o responsável pelo suporte técnico ao time de vendas e serviços na área de aglomeração da Paul Wurth do Brasil.”

DATA DA REALIZAÇÃO: 23 de abril de 2020

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/xRLzyeh9MHY

Webinar - Visão panorâmica da indústria do alumínio

OBJETIVO: Mostrar a importância do alumínio no cenário brasileiro, focando nas aplicações mais importantes e aspectos de sua reciclagem dentro do conceito de economia circular.

PALESTRANTE: Ayrton Filleti

- Engenheiro Metalurgista, graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – 1962;

- Cursos de extensão universitária: Alumínio e suas ligas pela Escola Politécnica da USP;

- Consultor Sênior da Intelectus Aluminum Consultant;

- 36 anos de experiência na Industria do Alumínio como Gerente Corporativo de Tecnologia e Meio Ambiente da Alcan Alumínio do Brasil.

DATA DA REALIZAÇÃO: 05 de maio de 2020

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/tTH1A6mv9Hg

 

Webinar - Procedimentos de hibernação para sistemas de geração de vapor / energia

OBJETIVO: Processos de manutenção de equipamentos em períodos sem operação geram condições de corrosão em superfícies metálicas, que podem se manifestar rapidamente ou fragilizam a metalurgia e criam pontos iniciais para processos corrosivos que se agravam futuramente quando esses equipamentos voltam ao serviço. Cuidados específicos com condições de manutenção dos equipamentos nesses períodos de parada são determinados de procedimentos de hibernação. A forma de realização de hibernação pode variar com o tempo de parada, necessidade do equipamento ser mantido em prontidão para entrada rápida em operação, tipo de equipamento, etc.

Nessa palestra serão abordadas as técnicas de hibernação para caldeiras, incluindo todos sistemas complementares como super aquecedores, economizadores, DESAERADORES, turbinas, condensadores de superfície se sistemas correlatos como sistemas de desmineralização por troca iônica, osmose reversa e sistemas fechados de refrigeração.

A base das orientações e procedimentos é norma da ASME específica para essa finalidade.

PALESTRANTE: Rogerio Dutcosky

  • Função: Líder de Aplicação de Produtos Sistemas de Geração de Vapor para América Latina LAM
  • Experiencia: 34 anos
  • Empresas: Aquatec, Grace; BetzDearborn; Hércules; GE-Water y Suez.
  • Especialidades: Sistemas de geração de vapor e energia em vários segmentos, sistemas de produção de água pura por troca iônica e osmose reversa  
  • Experiencia em mercados de P&P, F&B, Power, Petroquímico, Siderurgia e Metais, Refinarias, S&E e outros mercados na América Latina.

 

DATA DA REALIZAÇÃO: 07 de maio de 2020

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/adO0urx15Ug

Webinar - Manufatura aditiva de ligas metálicas: o caso das tecnologias de “Fusão em cama de pó”

OBJETIVO: Apresentar aos interessados os novos processos, suas potencialidades e limitações, sob a óptica da microestrutura.

PALESTRANTE: Fernando Landgraf

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Centro Universitário da FEI (1976), mestrado (1987), doutorado (1992) e Livre Docência (2007) em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; é professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Trabalhou por 29 anos como pesquisador, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, até 2005. Assumiu a Diretoria de Inovação do instituto (julho 2009 a agosto 2012), e foi Diretor Presidente do IPT entre 2012 e 2018. Focalizou o Planejamento Estratégico da instituição no aumento da receita associada com inovação. Como pesquisador e professor, atua na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase na relação entre a microestrutura e o comportamento magnético dos materiais de engenharia e no processamento de partículas, por metalurgia do pó e por manufatura aditiva (impressão 3D) . Desde 2010 investiga também a história da metalurgia no Brasil, com ênfase na análise microestrutural arqueológica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4577368078511565

DATA DA REALIZAÇÃO: 12 de maio de 2020

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/VhRMclEEZ0o

Webinar: Tratamento térmico dos aços ferramenta

OBJETIVO: Fornecer informações básicas para o entendimento dos princípios de tratamento térmico das diferentes famílias de aços ferramenta.

PALESTRANTE: Carlos Eduardo Pinedo – PhD

Diretor Técnico - Heat Tech Ltda & HTS Tecnologia em Revestimentos Ltda.

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Mestre em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), Doutor em Engenharia de Materiais pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/USP e Pós-Doutor pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EPUSP. Tem experiência na área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, com ênfase em Tratamentos Térmicos e Fenômenos de Superfície, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de tratamento térmico, nitretação sob plasma, revestimento, desgaste, microestrutura de aços inoxidáveis e ferramenta. Coordenador da Comissão Técnica de Processos Metalúrgicos da ABM.

DATA DA REALIZAÇÃO: 14 de maio de 2020

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/VY9jP3wXUhw

Webinar - Gestão industrial - Uma visão integrada

OBJETIVO: Ao final do webinar, o profissional terá uma visão global e entenderá os objetivos e necessidades dos vários programas de gestão existentes em sua empresa.

PALESTRANTE: José Roberto Bolota

Engenheiro Metalurgista, 1984. Consultor em gestão e processos industriais. 33 anos de experiência nas áreas de processos siderúrgicos, produção e projetos em empresas siderúrgicas.

DATA DA REALIZAÇÃO: 19 de maio de 2020

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/Iln4P4gr7RA

Webinar - Ferramentas da indústria 4.0 aplicadas a processos na siderurgia

OBJETIVO: Ao final do webinar, o profissional terá conceitos de ferramentas de indústria 4.0 e como elas podem se aplicar a sua rotina de trabalho em desenvolvimento de processos siderúrgicos.

PALESTRANTE: Marcelo Carboneri Carboni

Engenheiro Metalurgista e Mestre em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. MBA com ênfase em gestão pela Fundação Getúlio Vargas.

Trabalha há vinte anos na cadeia da siderurgia, na área de desenvolvimento de processos produtivos de aciaria e em engenharia, desenvolvimento e aplicação de produtos. Durante este período atuou na Aços Villares, Grupo Sidenor, Grupo Gerdau, CBMM e como consultor independente junto a Unidade EMBRAPII Tecnogreen POLI/USP. Seu trabalho sempre esteve relacionado ao atendimento das cadeias automotiva, de óleo e gás e infraestrutura, por meio da aplicação de aços de alta qualidade.

Atualmente é Gerente Técnico de Aciarias na Gerdau Aços Especiais Brasil e coordena projetos de desenvolvimento e aplicação de novos materiais focados na otimização de utilização de recursos, desenvolvendo materiais que permitam a redução das emissões de CO2 desde sua produção, percorrendo a fase de utilização na forma de produtos e sua reciclagem ao fim da vida útil. Seus trabalhos técnicos cobrem as áreas de dissolução e rendimento de adições de ferro-ligas em aço, modelamento termodinâmico de processos de refino, lingotamento contínuo, conformação mecânica e soldabilidade de aços microligados de alta resistência.

DATA DA REALIZAÇÃO: 20 de maio de 2020

LINK DA PALESTRA: https://youtu.be/Lioo0KlGRp8