ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Brasil ao Cubo ergue 1º prédio multipavimento modular off-site da América Latina

Construído pela construtech em 100 dias e com 500 toneladas de aço fornecido pela Gerdau, novo projeto é um marco da construção civil no país.

A Brasil ao Cubo (BR3), construtech na qual a Gerdau possui participação, concluiu a construção do primeiro prédio multipavimento modular off-site da América Latina. O novo edifício comercial de 8 pavimentos, localizado na região central de Tubarão, em Santa Catarina, tem cerca de 3,3 mil m² e foi fabricado e instalado em apenas 100 dias.

Tamanha agilidade na entrega só foi possível graças ao modelo construtivo utilizado pela BR3: uma construção modular off-site, ou seja, fora do canteiro de obras. Isso significa que quase 100% da edificação foi feita no parque fabril da Brasil ao Cubo, transportada em "fatias" para o local de destino, onde ocorre a acoplagem dessas partes (módulos) sobre a fundação. Entre as principais características que diferenciam a construção off-site de uma tradicional está o curto prazo, pois acelera, em média, quatro vezes o processo de entrega.

Segundo Ricardo Mateus, CEO e fundador da Brasil ao Cubo, todo o processo de fabricação e instalação é inovador e esta nova edificação será um marco para a construção civil. "Estruturamos toda a obra em apenas 100 dias, sendo 20 deles dedicados exclusivamente à acoplagem. Considerando as suas dimensões e prazos, podemos afirmar que este é um projeto único na América Latina".

Todas as estruturas foram fabricadas em aço fornecido pela Gerdau, que, em outubro de 2020, anunciou seu investimento na participação de 33% na Brasil ao Cubo, como mais um passo da Gerdau Next, seu braço de em novos negócios. Foram utilizadas 500 toneladas de aço, o equivalente a 25% do volume de materiais, para a construção do edifício comercial em tempo recorde. "Além do aço estar entre os materiais mais recicláveis do mundo, a Brasil ao Cubo aponta uma outra vantagem do método construtivo usado nessa obra: a redução expressiva do desperdício de materiais. Em uma obra off-site como esta, a BR3 pode reduzir em até 10 vezes o descarte de materiais se comparado a uma obra tradicional em concreto armado", afirma Mateus.

"Com a participação na construtech, a Gerdau avança em sua tese de inovação do futuro da construção, no qual a companhia propõe contribuir com a redução de uma lacuna relevante de produtividade na indústria da construção, por meio da adoção de novos métodos e tecnologias", diz Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau e responsável pela Gerdau Next.

O edifício conceitual com arquitetura assinada pelo escritório ATO9 tem como premissa um projeto com ar de "leveza" para a edificação e conta com um grande átrio projetado que se eleva para todos os andares. No pavimento térreo haverá um hall de entrada e uma área de convivência, além da conveniência do posto de combustíveis da Rede de Postos Premier, que é o investidor do empreendimento. Dois andares irão funcionar como coworking, outros dois andares serão ocupados como escritório da própria Brasil ao Cubo gerando 80 postos de trabalho e os demais pisos poderão ser alugados para outras empresas.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um marco nesse projeto. A água, por exemplo, quase não foi utilizada durante o processo de fabricação. Além disso, o novo empreendimento contemplou a captação e o armazenamento de água da chuva por meio de cisternas, painéis fotovoltaicos que convertem a energia solar em energia elétrica, pintura intumescente - para proteção das estruturas contra o fogo; além de um rooftop. O edifício tem sistema de ventilação cruzada, brises modulares e vidros laminados que reduzem a necessidade do uso de ar-condicionado e melhoram o conforto térmico interno.

Construção modular e parcerias estratégicas

Essa e as demais edificações da BR3 contaram com o inovador sistema Plug and Play que facilita ainda mais a execução dos projetos. Graças a ele os sistemas elétricos e hidráulicos e demais etapas já saem prontos de fábrica, enquanto a infraestrutura é preparada no local de instalação para a chegada dos módulos que são facilmente acoplados em poucas horas. Mateus complementa ainda que para transformar processos e gerar valor através de uma construção que utiliza tecnologia, ter uma relação com bons parceiros é essencial. "Sem bons fornecedores e parceiros, como a Gerdau, não seria viável gerir obras de forma rápida e tão eficiente. O aço foi essencial neste processo pois contribui com uma precisão dimensional de encaixe exato, além de ser leve, excluindo a necessidade de grandes equipamentos para sua manipulação", afirma o CEO da Brasil ao Cubo.

"Fomos mentores da Brasil ao Cubo em um programa interno de aceleração de startups em 2018, investimos na empresa e agora temos como resultados desta parceria de sucesso a inauguração desse edifício comercial em Tubarão", complementa Prado.

Além de Santa Catarina, a Brasil ao Cubo já entregou obras em outros 14 estados brasileiros. Em parceria com a Gerdau, a construtech atuou em parceria com a Gerdau e outras empresas na construção, a partir da técnica modular off-site, de três novos Centros de Tratamento para o combate à Covid-19 nos municípios de São Paulo e Porto Alegre.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Gerdau 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.