Vale amplia atuação social em regiões do Maranhão para atender mais de 6 mil famílias
O programa está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe erradicar a pobreza em todas as suas formas e lugares até 2030
Fonte: Vale
No Maranhão, o programa Juntos Contra a Pobreza, mais de 6 mil famílias — o equivalente a cerca de 22 mil pessoas — já estão sendo acompanhadas no estado, em uma iniciativa que busca alcançar 500 mil brasileiros até 2030. Para a implementação dos 06 testes conceitos no estado, a Vale conta com uma rede de parcerias com o poder público, organizações da sociedade civil e outras empresas e instituições que colaboram com a ampliação da escuta e melhor capacidade de resposta.
O programa está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe erradicar a pobreza em todas as suas formas e lugares até 2030. A iniciativa entende que pobreza não é só falta de renda, mas também dificuldade de acesso a saúde, educação, alimentação, moradia e outros direitos. Por isso, acompanhamos de perto cada família e ajudamos a conectá-las a serviços públicos que podem fazer a diferença no dia a dia.
Os projetos estão em andamento e são construídos com a participação ativa das comunidades, organizações sociais, academia e instituições públicas e privadas.
Conheça os projetos que já estão em curso no Maranhão:
- Rede Prosperidade Familiar (São Luís): apoia 4 mil famílias na região do Itaqui-Bacanga, por meio do fortalecimento de 40 organizações locais, ajudando no acesso a direitos, fortalecimento da rede de apoio comunitário e a articulação e encaminhamentos das famílias para políticas públicas socioassistenciais.
- Voa Maracanã (São Luís): apoia 700 famílias em comunidades rurais da região do Maracanã (bairro da zona rural de São Luís – MA) e adjacências, buscando autonomia alimentar, com a implantação de sistemas rurais (hortas, galinheiros, piscicultura) da EMBRAPA, além do desenvolvimento de ações que visam melhorar a vida da população de forma integral nas áreas de educação, saúde, renda, nutrição, cultura e lazer.
- Núcleo de Apoio à Família (Arari e Vitória do Mearim): acompanha 140 famílias na zona rural dos municípios com orientações em saúde, educação, formação para a geração de renda e fortalecimento dos vínculos familiares.
- Conexão Família Arari: oferece oficinas de educação Financeira e formações para o trabalho e geração de renda; além da execução de Campanhas de Cidadania com ações para cultura, educação e saúde, atendendo 460 famílias.
- Conexão Família Itapecuru Mirim: atua com 500 famílias em comunidades quilombolas e rurais, com o trabalho voltado para o desenvolvimento rural sustentável e estratégias de educação, cultura e cursos de geração de renda.
- Projeto Quebradeiras (EFC): apoia o desenvolvimento social de 450 famílias de quebradeiras de coco babaçu, a partir empreendedorismo comunitário, acompanhamento social e melhoria das condições de moradia e qualidade de vida em 7 municípios.
"A atuação da Vale no Maranhão, por meio do programa Juntos Contra a Pobreza, representa um avanço significativo na abordagem multidimensional da pobreza. Ao integrar diferentes frentes — como geração de renda, segurança alimentar, acesso à educação e fortalecimento comunitário — a iniciativa demonstra um compromisso concreto com o desenvolvimento sustentável e com a promoção da dignidade das famílias atendidas. O envolvimento direto das comunidades e a articulação com diversos atores sociais reforçam a legitimidade e a eficácia das ações implementadas.", afirma Vitor Libanio, Gerente de Combate a Pobreza da Vale.
A definição dos territórios considera os desafios sociais presentes em cada região, onde muitas famílias ainda têm acesso limitado a serviços públicos e direitos básicos. Por isso, a atuação é realizada de forma conjunta com as comunidades, por meio do diálogo e da articulação com parceiros locais. As iniciativas estão andamento, mas os resultados iniciais já indicam avanços importantes na melhoria das condições de vida das famílias envolvidas.