ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Prêmio de Reconhecimento Técnico "Temático" - destinado ao melhor trabalho relacionado ao tema escolhido pelo patrocinador

Prêmio AÇO VERDE DO BRASIL: "Sustentabilidade"

Instituído pela Aço Verde do Brasil em 2023, destina-se a premiar trabalhos que contribuam para a sustentabilidade na cadeia mínero-metalúrgica e de materiais.

 

 

Prêmio GERDAU: "Aço Digital"

Instituído pela Gerdau em 2019, destina-se a premiar trabalhos sobre transformação digital na siderurgia que otimizam processos e melhoram a tomada de decisão, utilizando tecnologias da indústria 4.0, tais como: Machine Learning/Realidade Aumentada/ IOT/ Big data-Analytic/Robotização.

Prêmio ARCELORMITTAL BRASIL: "Aciaria"

Instituído em 1998 pela Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), atual ArcelorMittal, destina-se a premiar trabalhos na área de aciaria.

Prêmio ARCELORMITTAL BRASIL: "Qualidade e Produtividade"

Instituído em 2000 pela Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), atual ArcelorMittal, destina-se a premiar trabalhos nas áreas de qualidade e produtividade.

Prêmio CBMM: "Aços com Nióbio"

Instituído em 2013 pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), destina-se a premiar trabalhos que apresentem os benefícios da utilização do nióbio em aços microligados, aços inoxidáveis e superligas.

Prêmio HENRI MEYERS: "Laminação, Conformação de Metais e Produtos"

instituído em 2017 pela Família Meyers (Marc André Meyers,), destina-se a premiar trabalhos na área de laminação e conformação de metais.

Prêmio JEAN-PIERRE MEYERS: "Redução de Minérios e Matérias-Primas"

Instituído em 2017 pela Família Meyers (Pedro Paulo Meyers), destina-se a premiar trabalhos na área de redução de minérios.

Prêmio PRIMETALS: "Automação"

Instituído em 1998 pela Siemens VAI Metals Technologies (atual Primetals Technologies), destina-se a premiar trabalhos na área de automação.

Prêmio USIMINAS: "Inovação"

Instituído pela Usiminas em 2014, destina-se a premiar trabalhos que tratem do desenvolvimento de novas tecnologias e otimização de processos, focados na melhoria da produtividade e rentabilidade nas usinas. Substituiu os prêmios Intendente Câmara e Usina José Bonifácio de Andrada e Silva, por decisão da patrocinadora Usiminas.

Prêmio VALE: "Aglomeração de Minérios"

Instituído em 1996 pela Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale), destina-se a premiar trabalhos na área de preparação dos minérios de ferro para redução.

Prêmio VILLARES METALS: "Aços Especiais - Bronze"

Instituído pela Villares Metals em 2017, destina-se a premiar o 3º melhor trabalho na categoria iniciação científico-tecnológica na área de aços especiais de alta liga, incluindo aços ferramenta, aços rápidos, aços para válvulas de motores e ligas resistentes à corrosão.

Prêmio VILLARES METALS: "Aços Especiais - Prata"

Instituído pela Villares Metals em 2017, destina-se a premiar o 2º melhor trabalho na categoria de iniciação científico-tecnológica na área de aços especiais de alta liga, incluindo aços ferramenta, aços rápidos, aços para válvulas de motores e ligas resistentes à corrosão.

Prêmio WAELZHOLZ BRASMETAL LAMINAÇÃO: "ENEMET"

Instituído pela Waelzholz Brasmetal em 2010, na categoria incentivo à iniciação científica, tem por objetivo premiar o melhor trabalho de estudantes de Metalurgia, Materiais e Mineração apresentado no ENEMET – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas.

Prêmio RHI MAGNESITA: "Antonio Mourão Guimarães" - Refratários

Instituído em 1973 pela Magnesita Refratários (atual RHI Magnesita), o Prêmio RHI Magnesita Antonio Mourão Guimarães destina-se a premiar trabalhos que tratem da fabricação e uso de materiais refratários.

Prêmio APERAM SOUTH AMERICA: "Aços Inoxidáveis"

Instituído em 1993 pela Acesita, Aços Especiais Itabira (atual Aperam South America), destina-se a premiar trabalhos sobre produção e utilização de aço inoxidável.