ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Ternium começa utilizar gás biometano para produzir aço 

Gás de origem renovável é proveniente de aterro sanitário.

O aterro sanitário de Seropédica, cidade do estado do Rio de Janeiro, passa a ser um gerador de combustível renovável para a indústria local e a Ternium Brasil é o primeiro cliente da empreitada. A siderúrgica passará a receber um volume de até 72 mil Nm3 por dia de biometano, isso significa a substituição de mais de 30% do consumo de gás natural fóssil da Ternium por uma fonte mais sustentável.

O biometano será para uso térmico no processo de produção de aço, injetado na tubulação de gás de baixa pressão do complexo industrial, atendendo às áreas do alto forno, aciaria, coqueria e de sinterização. A substituição contribui localmente para a redução das emissões de gases do efeito estufa no Estado do Rio de Janeiro, uma vez que o aterro sanitário deixa de queimar os gases e passa a produzir combustível renovável.

"Com essa operação nós vamos passar a usar gás de energia renovável para produzir aço, com um projeto inovador que utiliza o gás gerado pelo lixo do aterro sanitário. É o tipo de serviço em que todos ganham: as empresas, a sociedade e o meio ambiente", destaca Pedro Teixeira.

O aterro de Seropédica, o maior da América Latina, atende cerca de 10 milhões de pessoas e recebe por dia 10 mil toneladas de lixo do Rio de Janeiro, Seropédica e Itaguaí. O biogás, proveniente da degradação da matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos, é purificado na usina construída no local por meio da remoção completa de CO2, retirada de enxofre e outros contaminantes, e redução de nitrogênio. O biometano é o biocombustível gasoso obtido a partir desse processo e pode ser aproveitado como combustível veicular ou para geração de calor – que é o caso da Ternium.

 

Fonte : Assessoria de Imprensa  da Ternium 
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.