ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Seminário de Redução de Minérios e Matérias-Primas chega a sua 50ª edição

Soluções tecnológicas para otimizar produção e diminuir emissão de carbono devem se destacar nas discussões do evento que faz parte da programação da 6ª edição da ABM WEEK.

Um dos mais tradicionais eventos da ABM, o Seminário de Redução de Minérios e Matérias-Primas chega a sua 50ª edição este ano. O evento faz parte da programação da 6ª edição da ABM WEEK deste ano.

O encontro, que tem reunido profissionais da indústria, pesquisadores da academia e técnicos das empresas de tecnologia desde a década de 1970, será realizado no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, como parte da programação da 6ª edição da ABM WEEK.

“Para nós é uma importante vitória chegar a 50 edições em 2022, após enfrentarmos tantas crises, a exemplo da pandemia”, celebra Helênio Resende Silva Júnior, consultor sênior de Sales & Process Department na Paul Wurth/SMS Group e coordenador da Comissão Técnica de Redução e Aglomeração de Minérios da ABM.

Silva Júnior explica que o seminário busca em todas as edições apresentar as mais recentes pesquisas e abordagens experimentais das universidades e relacioná-las com as aplicações concretas pela indústria.

“Também damos espaço para que companhias com foco em tecnologia demonstrem as soluções inovadoras que têm desenvolvido ano a ano”, ele explica.

Neste ano, o Seminário de Redução abordará tópicos como otimização da produção, redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, aprimoramento tecnológico na indústria e métodos, sistemas e tecnologias que proporcionem ganhos de produtividade.  

O evento será aberto com uma breve introdução de Silva Júnior e de Leonardo Caputo, gerente de Engenharia Metálicos e gerente de Engenharia Siderúrgica da Vale, que é a empresa anfitriã do Seminário. Depois disso, serão conferidas homenagens aos profissionais de destaque da atual edição: Hamilton Pimenta, gerente de Product Development & Supply Planning Manager na Vale, e o próprio Helênio Resende Silva Júnior.

“Fico extremamente honrado por ter sido lembrado pela ABM para a homenagem, embora não me sinta merecedor. Agradeço o reconhecimento de quase 40 anos como engenheiro metalúrgico”, afirma.

Ele conta que desde que se graduou na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1984, e ingressou como engenheiro na Usiminas, associou-se à ABM.

“Sempre estive ligado ao Seminário de Redução, além de ter acompanhado seguidamente o Congresso da ABM. Não perdi uma única edição”, comemora.

O consultor considera o encontro uma das grandes oportunidades de intercâmbio técnico e profissional do segmento e espera que o seminário ainda se estenda por muitas décadas.

“No fim da carreira, tudo que fazemos é pensando em nosso legado e nas futuras gerações. Espero que elas também tenham o mesmo carinho que sempre tivemos pela ABM”, conclui.

A 6ª edição da ABM WEEK tem a Gerdau como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Air Liquede, Alkegen, Amepa GmbH, Aperam, ArcelorMittal, Atomat Services, AutoForm, BM Group/Polytec, BRC, Braincube, CBMM, Combustol, Clariant, Danieli, Dassault Systèmes, DME Engenharia, Eirich, Enacom, Engineering, Evonik, Fosbel, GSI, Harsco, Hatch/CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme GmbH, Isra Vision Parsytec, John Cockerill Industry, Kuttner, Metso Outotec, Nalco Water/Ecolab, Nouryon, Primetals Technologies, PSI Metals, Reframax , RHI Magnesita, Saint-Gobain, SMS Group Paul Wurth/ Vetta, Spraying Systems, Suez, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Thermo Fischer, TopSolid, TRB, Unimetal, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, Wallonia.be (ADI – Industrial Services, John Cockerill Hydrogen, BorderSystem, Datanet International, Synthetis e PEPITe), White Martins, e Yellow Solution. Apoio especial: CNPq. Apoio institucional: Abal, Abendi, AIST, AIST Mena, Alacero, CBCA, Ibram, Instituto Aço Brasil, CIMM, Ind4.0.

Texto: Eduardo Campos Lima

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.