ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Seleção para o Programa Mineração e Desenvolvimento está com inscrições abertas

O objetivo é selecionar projetos no sentido de promover e apoiar o desenvolvimento de PD&I, soluções tecnológicas e processos inovadores das empresas da cadeia de mineração.

EDITAL

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos - Finep tornam pública a Seleção MCTI/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação 10/2022 - Programa Mineração e Desenvolvimento, cujo objetivo é selecionar projetos no sentido de promover e apoiar desenvolvimento de PD&I, soluções tecnológicas e processos inovadores das empresas da cadeia de mineração, bem como a estreita colaboração com clientes, parceiros e a comunidade científica.

Esta Seleção Pública objetiva conceder recursos de subvenção econômica para o desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores dentro do escopo das seguintes linhas temáticas:

a) Minerais estratégicos: Desenvolvimento das cadeias produtivas de Minerais para utilização em Tecnologias Avançadas e na Transição Energética (cobalto, cobre, estanho, grafita, minerais do grupo da platina, lítio, nióbio, níquel, silício, tálio, tântalo, terras raras, titânio, tungstênio, urânio e vanádio). 

b) Minerais estratégicos: Agrominerais fontes de fósforo (P) e potássio (K) e remineralizadores de solos.  

c) Desenvolvimento de tecnologias para aproveitamento de fontes secundárias (mineração urbana) e mitigação de impactos ambientais com o aproveitamento de resíduos/rejeitos, contemplando o uso de ferramentas como Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Avaliação do Ciclo de Vida Social (ACVS) e a Economia Circular (EC). 

d) Tecnologias para aproveitamento de resíduos, rejeitos e reuso de água de barragens, para descomissionamento de minas e barragens de rejeito.

e) Indústria 4.0 na Mineração e Transformação Mineral – novas tecnologias na exploração mineral, na lavra, no processamento e na transformação mineral.

f) Desenvolvimento de tecnologias na exploração mineral, lavra, processamento mineral e transformação mineral.

Informações Importantes:

Prazo para envio eletrônico de Propostas: até 26/08/2022

Detalhes da Seleção estão disponíveis em: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/688

Em caso de dúvidas e orientações sobre o edital, por gentileza, enviar e-mail para Equipe DRIN: drin@finep.gov.br

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.