ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Produção de minério de ferro da Vale cresce 18,1% no terceiro trimestre de 2021

Apesar do aumento da produção, resultado foi impactado pela forte queda nos preços da matéria-prima no mercado internacional, aponta relatório divulgado pela mineradora.

A Vale registrou aumento da produção de minério de ferro e carvão no terceiro trimestre de 2021, segundo relatório divulgado pela mineradora nesta terça-feira (19/10). Apesar da alta na produção, os resultados do período sofreram impacto da queda nos preços do minério de ferro no mercado internacional 

A produção de finos de minério de ferro da Vale totalizou 89,4 Mt no trimestre, 18,1% acima do segundo trimestre. De acordo com a empresa, a estratégia de produção e vendas é baseada nas condições de mercado, priorizando o “value over volume”, com foco na maximização de margem. Como consequência, no quarto trimestre deste ano, a Vale deve reduzir sua oferta de produtos de alta sílica e baixa margem em cerca de 4 Mt, uma vez que a demanda por esse tipo de produto tem sido mais fraca. Esse movimento não altera guidance de produção para o ano, de 315-335 Mt,. Se esse cenário persistir,  haverá redução na oferta de produtos de baixa margem em 2022 em cerca de 12-15 Mt. O nível de compra de minérios de terceiros também pode ser ajustado, diz o relatório.

Os volumes de vendas de finos e pelotas de minério de ferro totalizaram 75,9 Mt no terceiro trimestre, em linha com o segundo trimestre .A diferença de aproximadamente 13 Mt entre produção e vendas no terceiro trimestre foi devido a estratégia de “value over volume” da Vale, ao reduzir as vendas de produtos de minério de ferro de alta sílica em setembro devido ao nível de preços de mercado e os estoques em trânsito ao longo da cadeia, que devem reverter no quarto trimestre de 2021, dependendo das condições de mercado. 

O preço pago pelo minério de ferro foi de US$ 6,6/t2, US$ 1,8/t inferior ao segundo trimestre, devido aos menores preços pagos a minérios de baixo teor de alumina, como BRBF e IOCJ e menor contribuição do negócio de pelotas, uma vez que o spread entre os índices 65/62% de Fe diminuiu; que foram parcialmente compensados por maiores prêmios de teor de Fe, apesar do menor índice de referência, como resultado da menor venda de produtos de minério de ferro com alto teor de sílica e maiores prêmios contratuais de pelotas. 

Níquel

A produção de níquel acabado foi de 30,2 kt no terceiro trimestre, 27,2% inferior ao segundo trimestre, principalmente devido à paralisação dos funcionários em Sudbury, que interromperam as operações por 70 dias, dos quais 40 dias no terceiro trimestre, com um impacto de 11kt na produção de níquel acabado no período. 

Cobre

A produção de cobre atingiu 69,2 kt no terceiro trimestre, 5,7% menor em comparação com o segundo trimestre. A queda também se deve à paralisação dos trabalhadores em Sudbury, que afetou a produção total de cobre em 16kt no trimestre. Isto foi parcialmente compensado por um desempenho mais robusto em Sossego, uma vez que a disponibilidade da planta aumentou no trimestre após a conclusão da manutenção programada no segundo trimestre.

Em outubro, um incêndio afetou parcialmente a correia transportadora na mina de Salobo, sem feridos e sem danos ambientais. A atividade de concentração de cobre em Salobo encontra-se atualmente parada, mas espera-se que seja retomada até o final de outubro. 

A mineradora espera produzir 45-50 kt de níquel e 75-80 kt de cobre no último trimestre do ano, resultando em uma produção de aproximadamente 165-170 kt de níquel e 295-300 kt de cobre para o ano de 2021.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.