ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Produção de aço bruto no Brasil cresce 2,3% em janeiro

De acordo com do Instituto do Aço, foram produzidas 2,9 milhões de toneladas de aço.

Em Janeiro de 2019, a produção de aço bruto foi de 2,9 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 2,3% frente ao mesmo mês de 2018. A produção de laminados foi de 1,8 milhão de toneladas, apresentando uma queda de 3,1% na mesma base de comparação. A produção de semiacabados para vendas totalizou 729 mil toneladas, com queda de 9,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior .

As vendas internas recuaram 3,7% frente a janeiro de 2018, atingindo 1,4 milhão de toneladas. O consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 1,5 milhão de toneladas, o que representa um recuo de 5,6% frente ao apurado no mesmo mês do ano anterior. 

As importações de janeiro de 2019 alcançaram 177 mil toneladas e US$ 212 milhões, resultando em uma queda de 18,4% em quantum e de 12,0% em valor na comparação com janeiro de 2018. 

Quanto às exportações, a SECEX/MDIC mudou a metodologia de coleta dos dados do Portal Único de Comércio Exterior, o que poderá gerar alterações e revisões significativas nos resultados de janeiro, assim como ocorreu entre agosto e dezembro. Até que o sistema esteja homologado, de forma a dar continuidade à tendência original dos dados, o Instituto Aço Brasil optou por não publicar, temporariamente, os indicadores de exportação.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto do Aço Brasil

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.