ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Nexa Resources suspende operação no Peru

Empresa decidiu interromper atividades por causa da quarentena no país.

A Nexa Resources S.A. informa que o Governo peruano decidiu estender o período de quarentena da população para conter o avanço e controlar o surto do novo coronavírus no país. Com a nova medida, o período de quarentena deve ser durar até o dia 26 de abril de 2020, no mínimo.
Diante disso, a Nexa anuncia que a produção das minas de Cerro Lindo, Atacocha e El Porvenir permanecem suspensas e só deverão ser retomadas quando o período de quarentena terminar, conforme definido pelo Governo peruano. Algumas atividades essenciais continuam com uma equipe mínima de trabalho a fim de garantir a manutenção e a segurança adequada de cada mina. A expectativa é de que a fundição de Cajamarquilla siga operando em operação reduzida.

Unidades no Brasil seguem em operação

No Brasil, as operações de mineração e fundição nos municípios de municípios de Juiz de Fora, Três Marias, Paracacu e Vazante, em Minas Gerais, seguem as medidas adotadas pela companhia para mitigar e reduzir os potenciais impactos do surto global em suas operações, cadeia de suprimentos e situação financeira. Em relação ao projeto de Aripuanã, devido aos procedimentos de segurança adotados pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil, a Nexa está restringindo o número de profissionais que estão atuando no local.

Durante o segundo trimestre de 2020, será divulgado um plano atualizado do projeto, incluindo um novo cronograma e a revisão da capex. Além disso, a companhia segue implementando procedimentos adicionais de segurança em todas as suas operações para garantir saúde e segurança aos seus colaboradores, terceirizados e comunidades.
À frente deste cenário adverso, a Nexa administrou proativamente sua posição de liquidez, adicionando US﹩ 650 milhões ao seu saldo de caixa por meio da assunção de US﹩ 350 milhões de dívida adicional em março. Além disso, a empresa solicitou o desembolso completo de sua linha de crédito rotativo, no valor de US$ 300 milhões em milhões em abril, conforme anunciado anteriormente.

A Nexa também está tomando outras medidas para melhorar seu fluxo de caixa, como redução de custos e adiamento de desembolsos de caixa, gastos de capital, desenvolvimento de projetos e investimentos em exploração. Por fim, a Nexa reforça seu compromisso com a saúde e segurança de seus funcionários, empreiteiros e comunidades, e manterá o mercado informado sobre qualquer nova medida adotada.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Nexa Resources
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.