ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Estamos em home office. O suporte pelo tel (11) 5534-4333 estará indisponível nesse período.

Fundação ArcelorMittal adota novas tecnologias em conceito 4.0

Instituição se reinventou para garantir continuidade dos projetos de educação, cultura e esporte durante o período de distanciamento social causado pela pandemia de coronavírus.

Importantes transformações marcaram a Fundação ArcelorMittal este ano. A organização estreou em 2020 seu conceito de ‘Fundação 4.0’ para guiar os projetos com crianças e adolescentes, realizados em 56 municípios. Este posicionamento se fez essencial para tornar efetiva sua atuação junto às comunidades na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo ante às bruscas mudanças impostas pela pandemia.

O primeiro grande desafio foi reinventar o modelo de apresentação das peças teatrais do programa Diversão em Cena, de teatro infantil, encenadas todos os domingos. Para isso, a equipe da Fundação prontamente desenhou um formato online, o que permitiu que seu alcance fosse ampliado das cidades atendidas para todo o país. Em seguida, as iniciativas patrocinadas na área do esporte migraram para o formato de aulas virtuais.

A instituição lançou também o projeto ‘Antenados’ para apoiar famílias na pandemia. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ArcelorMittal ofereceu dicas e atividades para pais e mães ajudarem seus filhos a compreenderem seus sentimentos e desenvolverem habilidades socioemocionais nesta fase de isolamento social.

Atenta às necessidades de escolas e professores, que tiveram que se reinventar com a suspensão das aulas presenciais, a Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Sincroniza Educação, realizou em julho o projeto de Ensino Remoto de Emergência, que capacitou os educadores para o uso de ferramentas digitais simples e gratuitas. Agora, já se preparando para os desafios do retorno às aulas presenciais, chega o "Ensino Híbrido na Prática", iniciativa para capacitar professores a utilizarem os recursos do ambiente virtual mesmo com o retorno do funcionamento das escolas.

Já o Jornada do Aço, projeto que une conceitos aprendidos em sala de aula e das etapas de produção do aço, por meio da realidade virtual, está sendo adaptado para uma versão game e estará disponível em dezembro para acesso pelo computador ou celular. Em cada fase do jogo, as crianças terão contato com os processos de produção e entenderão como a ciência faz parte deles.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.

Publicações